Feminista ou pró-feminista?

Sobre o termo “pró-feminismo” (ou poderia ser qualquer outra coisa, como pró-transfeminismo). Eu não vejo nenhuma “utilidade” política relevante no uso desse termo. Ao contrário, eu vejo o uso desse termo como algo sintomático sobre a forma como lidamos com os movimentos sociais, em especial, os feminismo e os “sujeitos políticos”.

Texto de Bia Pagliarini, no Blogueiras Feministas

Primeiro, cabe aqui uma observação sobre a linguagem. A escolha de um termo, dada a identificação do sujeito com um discurso, não revela uma verdade escondida atrás das palavras, nem uma posição fixa e inequívoca. Não é porque algum homem se diz “pró-feminista” que necessariamente eu concordo com a forma como este homem entende o feminismo (incluindo aqui a questão do protagonismo). Não é porque um homem se identifica como “pró-feminista” que ele vai ser um “cara legal pro feminismo”. Não existe segurança ou verdade primordial na escolha de palavras. As escolhas de palavras indicam — frise bem a palavra — algo, não são meramente algo em si.

Então, aqui a gente teria que começar a discutir os sentidos que circulam sobre esse prefixo “pró”. Muita gente põe como necessário a questão do distanciamento dos homens do feminismo pela questão do protagonismo. Mas a questão que me vêm: protagonismo de um grupo exige a construção de uma exterioridade? Do meu ponto de vista, não. Falar sobre mulheres e pessoas trans* implica falar, sim, de um Outro privilegiado, sim. Mas não significa dizer que a exterioridade implicada no nosso discurso que constrói esse Nós seja de uma coerência mecânica, tampouco o Outro possui essa coerência. Senão estaríamos limitando o feminismo e a tomada de posição política a um sociologismo e um empirismo que não irá nos ajudar. É sobre deslocar as fronteiras doEu e do Nós que o feminismo também deve atuar.

Logo, eu vejo, ao contrário, como esse prefixo “pró” pode significar uma domesticação e amortecimento da própria luta feminista. Se você se diz “pró” alguma coisa, ao invés da própria coisa, você se põe numa posição de exterioridade. Você pode lavar suas mãos. Eu não quero que homens e pessoas cis continuem lavando suas mãos e tendo o privilégio de manterem suas posições, suas identidades, até mesmo suas ontologias inalteradas. Se dizer “pró” é poder não se colocar de forma realmente afetada por aquilo que você julga “apoiar”. Meu transfeminismo não é feito para que homens e pessoas cis fiquem nestes mesmos lugares cômodos. É preciso construir deslocamentos. E isso significa questionar a identidade e a unicidade do Eu do sujeito cartesiano e racional.

Autora

Bia Pagliarini é estudante de letras, interessada na relação entre discurso e gênero. Transfeminista, revoltada contra o cistema. Esse texto foi publicado em seu perfil pessoal do Facebook em 28/11/2014.

+ sobre o tema

Mas eu não sou machista!

Uma novidade: não é porque você deixou de ser...

Os autossexuais: ‘Me sinto mais atraída por mim mesma do que por qualquer outra pessoa’

A protagnista deste relato preferiu permanecer anônima. Assim ela...

Fundo ELAS lança XX Concurso com inovação.

O Concurso “Gestão Escolar para Equidade: Elas nas Exatas”,...

O que falta em uma mulher com deficiência?

O ‘diferente’ sempre assusta porque incomoda e toca na...

para lembrar

Sobre Justiça e Liberdade: E a Liberdade finalmente encontrou a Justiça

Pode ter sido apenas um sonho, pensei ao acordar. Me...

Emma Watson lança clipe sobre empoderamento feminino: ‘Ninguém pode nos parar’

Em parceria com a organização Global Citizen, a atriz...

Clara Charf, gigante da história, faz 90 anos

Clara Charf, uma das mulheres mais fascinantes do Brasil,...

11 coisas que toda menina deveria saber, mas que a ‘Escola de Princesas’ não ensina

Uma instituição de ensino ~peculiar~ tem chamado a atenção...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=