Fenômeno, Áurea multiplica votos e é eleita deputada: ‘Estamos enfrentando o fascismo’

Socióloga foi a mulher com mais votos para o cargo em Minas Gerais

“Isso traduz a nossa capacidade de construir lutas no cotidiano. Lutas feministas, anti-racistas, populares. Isso mostra que, mesmo com poucos recursos e enfrentando essas campanhas endinheiradas, a gente tem um potencial muito grande. A minha votação ter se multiplicado tanto é uma confirmação disso. Não estamos simplesmente chegando como novidade”, disse Áurea ao Estado de Minas.

Socióloga e cientista política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a futura deputada tem 34 anos e apostou as fichas em uma campanha na rua, apoiada na luta feminista e anti-discriminatória. O combate ao racismo é uma das principais plataformas de campanha de Áurea.

“Nesse cenário de muita angústia, de avanço de forças fundamentalistas, de ódio, é uma vitória muito expressiva, muito significativa ter duas mulheres negras eleitas pela frente ‘Minas Socialista’: Andreia de Jesus, para a Assembleia de Minas, e eu chegando para a Câmara dos Deputados”, disse.

‘Aquilombar’ as instituições

Áurea comemorou as vitórias individual e coletiva. O PSOL teve Andreia de Jesus eleita ao cargo de deputada estadual. “A gente está muito feliz de eleger pela primeira vez na Assembléia de Minas uma mulher negra: Andreia de Jesus, que vem da Região Metropolitana de BH, de Ribeirão das Neves. Nós já estamos aquilombadas fora das instituições. Agora, vamos chegar aquilombando dentro dos espaços de poder”, bradou.

A nova deputada é crítica às ideias da direita, as quais prometeu combater no segundo turno das eleições presidenciais. Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) disputam a presidência. “Nesse segundo turno, estaremos alinhadas com o campo da resistência democrática, em defesa dos direitos sociais, em defesa da vida e da integridade de todas as pessoas, independentemente de raça, gênero, orientação sexual, religião, lugar de origem. Nós estamos irmanadas como uma grande comunidade que acredita no amor”, completou.

Veja a declaração completa de Áurea Carolina ao EM:

Nesse cenário de muita angústia, de avanço de forças fundamentalistas, de ódio, é uma vitória muito expressiva, muito significativa ter duas mulheres negras eleitas pela frente ‘Minas Socialista’: Andreia de Jesus, para a Assembleia de Minas, e eu chegando para a Câmara dos Deputados. Isso traduz a nossa capacidade de construir lutas no cotidiano. Lutas feministas, anti-racistas, populares. Isso mostra que, mesmo com poucos recursos e enfrentando essas campanhas endinheiradas, a gente tem um potencial muito grande. A minha votação ter se multiplicado tanto é uma confirmação disso. Não estamos simplesmente chegando como novidade. A gente está mostrando para a sociedade a nossa grande capacidade de mobilização e de refazer o campo democrático no Brasil. Nós estamos enfrentando o golpe, nós estamos enfrentando o fascismo. Nesse segundo turno, estaremos alinhadas com o campo da resistência democrática, em defesa dos direitos sociais, em defesa da vida e da integridade de todas as pessoas, independentemente de raça, gênero, orientação sexual, religião, lugar de origem. Nós estamos irmanadas como uma grande comunidade que acredita no amor. Esse foi o lema da nossa campanha. Nós vencemos no amor. O amor é uma chave democrática, é também a única coisa que pode nos salvar nestes tempos de ódio. Nós não vamos sucumbir às provocações, a toda essa avalanche de discursos que tentam nos diminuir ou mesmo de agressões físicas que têm acontecido. Nós vamos, ao contrário, mostrar que as saídas estão na cooperação, na solidariedade, na convivência efetivamente. A gente fala muito da convivência. A gente está muito feliz de eleger pela primeira vez na Assembléia de Minas uma mulher negra: Andreia de Jesus, que vem da Região Metropolitana de BH, de Ribeirão das Neves. É uma advogada popular, que foi formada com muito custo na sua família. Uma das primeiras da sua família a chegar a ter um título acadêmico. Foi cotista e é também uma lutadora do povo e que está construindo, com as brigadas populares e vários movimentos sociais, toda essa nossa resistência cotidiana. Estou muito feliz, muito honrada. E também comemorando vitória de parceiras desse nosso campo, como a Talíria Petrone, lá no Rio de Janeiro, o Douglas Belchior, em São Paulo. E de outras candidatas estaduais que foram eleitas, como as ‘Juntas’, em Pernambuco, as três mulheres negras que saíram da mandata da Marielle no Rio, que são a Mônica, a Renata e a Dani. Em São Paulo, a Erica Malunguinho foi eleita deputada estadual. Então, é um grande quilombo se refazendo. Nós já estamos aquilombadas fora das instituições. Agora, vamos chegar aquilombando dentro dos espaços de poder.

+ sobre o tema

Racismo científico, definindo humanidade de negras e negros

Esse artigo foi pensado para iniciar um diálogo sobre...

“Pérola Negra: Ruth de Souza” traça panorama da carreira da atriz

Mostra que entra em cartaz no CCBB traz 25...

Mylene Pereira Ramos: a juíza que defende maior diversidade na magistratura

“Em nossa sociedade, fatores como raça e condição social,...

para lembrar

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=