Marielle, semente! Mulheres negras eleitas provam que luta da vereadora não foi em vão

Enviado por / FonteDo Hypeness

Apesar da eleição de deputados defensores do porte de armas, da redução da maioridade penal e com histórico de posturas machistas, representantes do povo preto nas esferas estaduais e federais acendem um fio esperança nos corações dos que acreditam em um futuro melhor para o Brasil.

Isso mostra que a luta de Marielle Franco: mulher negra e a quinta vereadora mais votada no Rio de Janeiro, não foi em vão. Marielle foi assassinada há mais de 200 dias e até hoje não se sabe quem foi o responsável. A ineficiência do Estado é enorme, mas isso não impede que sementes plantadas por Marielle germinem e deem frutos.

Em São Paulo, Erica Malunguinho se tornou a primeira mulher trans a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa paulista. Antes mesmo de assumir o cargo, a agitadora cultural se tornou um símbolo da luta pela diversidade. Malunguinho é administradora do quilombo negro Aparelha Luzia.

Vamos para o Rio de Janeiro, terra de Marielle Franco. Lá, Talíria Petrone, vereadora com trabalho destacado em Niterói, vai representar mulheres negras no Congresso Nacional. A professora, militante dos direitos LGBT, foi eleita a nona deputada federal mais votada no Rio.

Dando um pulo em Minas Gerais, a notícia de que Áurea Carolina vai ser outra voz combativa em Brasília, enche de orgulho. A socióloga foi a mulher com o maior número de votos entre candidatos mineiros.

Bôra Bahia, minha porra! No estado mais negro da nação, Olívia Santana fez história ao se tornar a primeira mulher negra eleita deputada estadual. A pedagoga formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi vereadora durante 10 anos em Salvador. Santana recebeu  mais de 55 mil votos.

Erika Hilton, mulher negra formada em gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos, foi eleita como membra da bancada ativista do PSOL em São Paulo. Ao lado de nove pessoas, ela vai fiscalizar e propor novos rumos para a política paulista, especialmente contra o preconceito de gênero.

Leci Brandão é carioca, mas adotou São Paulo. A sambista está novamente garantida como deputada estadual. Com trabalho reconhecido em prol das mulheres negras e em especial de defesa do povo de Candomblé, Leci é filiada ao PCdoB.

Benedita da Silva chegou  ser agredida por simpatizantes de Jair Bolsonaro durante a campanha, mas foi eleita. A ex-governadora do Rio de Janeiro segue em Brasília com deputada federal, reforçando a representatividade de mulheres negras.

A notícia mais bonita fica para o final. Renata Souza e Mônica Francisco, ex-chefe de gabinete e assessora de Marielle Franco, respectivamente, se elegeram deputadas estaduais no Rio de Janeiro.

Agora, o Congresso Nacional vai ter 74 mulheres entre os 513 parlamentares eleitos. Em 2014, eram apenas 51. Os números ainda são baixos, mas a presença de mulheres negra nos âmbitos federais e estaduais, reafirmam o compromisso da luta de Marielle Franco.

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Dois anos depois de uma vitória histórica, estamos aqui de novo. Com a força das 12 candidatas das @as_muitas, de toda Frente Minas Socialista e quase 400 mil votos, elegemos duas mulheres negras! Fui eleita deputada federal, e @andreiadejesus50130, deputada estadual. Vamos lutar para honrar essa construção coletiva. Vamos defender nossas pautas sem arredar pé nem um milímetro daquilo que a gente acredita. Vencemos no amor e é com amor que vamos seguir construindo esse projeto. E seguiremos juntas, com a força desse coletivo maravilhoso, com a força de cada uma que acredita e constrói com a gente outra política possível! Alegria sem fim: vai ter Gabinetona na Assembleia de Minas e na Câmara dos Deputados. Temos agora quatro parlamentares: viva Cida Falabella e Bella Gonçalves, que seguem firmes na CMBH! Viva Andreia de Jesus! Viva MUITAS! #EleNão #ElasSim #MarielleVive 📷 @imatheusalves / Midia ninja

Uma publicação compartilhada por Áurea Carolina 5018 (@aureacarolina) em

 

Foto em destaque: Reprodução/ Hypeness

+ sobre o tema

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Campeã absoluta, Mangueira exalta Brasil que não te ensinaram na escola

Marielle, vive! Aceita. Dói menos. Pouco mais de uma semana...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...
spot_imgspot_img

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle Franco e Anderson Borges, parece estar chegando a um final, pelo menos em relação aos...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...
-+=