Festival Existe Amor em SP quer engajamento político na cidade

Um evento que reúne música, dança, teatro, lazer e política. É o que promete o “Festival Existe Amor em SP”, que acontece na capital paulista, no domingo (21). A ideia é resgatar o debate sobre os problemas da cidade à maneira dos gregos, como faziam na ágora – praça pública principal da Grécia antiga. Artistas como Criolo, Emicida e Gaby Amarantos já confirmaram presença. O ato acontece uma semana antes do segundo turno das eleições municipais, onde dois projetos distintos estão na disputa.

Um projeto é representado pelo candidato tucano José Serra, que defende a continuidade da atual gestão Kassab, que implantou uma política higienista e de segregação. O outro é o da mudança, representado por Fernando Haddad (PT), que está na frente da disputa, segundo pesquisas de intenção de voto.

Da mesma forma como ocorriam as assembleias na ágora, o movimento que surgiu nas redes sociais da internet também esperam promover o debate sobre os assuntos ligados à vida da cidade. Trata-se de uma nova versão do Festival Amor Sim, Russomanno Não, que reuniu cinco mil pessoas na praça Roosevelt, mesmo debaixo de uma forte chuva, no centro da cidade, dois dias antes do primeiro turno da eleição 2012.

“Estamos estabelecendo um diálogo bastante aberto, os debates preparatórios estão sendo muito interessantes. Mas é algo que ainda está sendo construído, não dá para a gente ter uma definição exata. Está acontecendo. Mas o mais importante é que a gente não está em busca de votos, mas sim da consciência política de cada um, da importância da ampliação do debate político, indepentende de partidos”, explicou Bruno Torturra, que faz parte da organização do evento, promovido por coletivos e movimentos sociais como Fora do Eixo e Matilha Cultural.

Trabalhadores, intelectuais, jornalistas, ciclistas e artistas. Todos estão envolvidos para fazer do evento ainda maior que o anterior. Da mesma forma como no primeiro evento, reafirmam o caráter apartidário.

“Eu declaro meu voto no PT, como outros integrantes. Não há problema ou restrição. Mas queremos que eleitores do Serra também apareçam dispostos ao debate político”, completou Torturra.

Para ele, o papel desempenhado pelo movimento não é o de atrair votos para o PT, mas deixar claro o que o paulistano está esperando da próxima gestão.

“O nosso papel não é fazer ele[Haddad] ganhar. É fazer ele entender que existe uma demanda popular por um tipo de ação política muito mais progressista”, enfatizou Bruno Torturra.

Reunião

Praticamente todas as noites desta semana estão ocorrendo reuniões abertas a todos para definir os detalhes do evento. Nesta quinta, será a partir das 20 horas na própria Roosevelt.

Outros artistas que confirmaram presença são Karina Buhr, Thiago Pethit e Lurdes da Luz. Uma das festas mais badaladas atualmente da cidade, a Santo Forte, também estará presente, com o DJ Tutu Moraes. Os organizadores também planejam atividades para crianças e cachorros.

” São pedestres, ciclistas, trabalhadores, desempregados, artistas, ativistas, cidadãos de todos os bairros que estão se encontrando, articulando e descobrindo que, juntos, podem ocupar a rua em nome de uma cidade mais pública, humana, inclusiva e gentil. Uma cidade mais Rosa Choque! Uma cidade com mais amor!”, convida o evento sugerindo novamente que os presentes usem alguma peça de roupa ou acessório rosa choque. Em sua página do Facebook, já são mais de cinco mil confirmações de presença.

“Divulgue o evento e as hashtags durante a semana. Invente um flyer, um cartaz. Traga sua causa, seu ânimo, suas melhores intenções”, sugere a organização do ato.

Festival Existe Amor em SP
Onde: Praça Roosevelt, no domingo (21), a partir das 14h

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Obama precisa se justificar perante o Congresso sobre ação militar na Líbia

A Casa Branca enviou, nesta quarta-feira, um dossiê de...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Racismo, uma das piores formas de intolerância

Por: Janguiê Diniz – Fundador e Acionista Majoritário do...

para lembrar

O cabelo dos meninos pretos – por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Algo de sinistro acontecia com os...

Pesquisa Sensus aponta empate entre Serra e Dilma

Pesquisa Sensus encomendada pelo Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores...

É só alegria! Por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Os dias eram pré-carnavalescos no Rio...

Nas eleições, se não acredita, eu vou sonhar pra você ver

Por: FÁTIMA OLIVEIRA Tá no sangue. Nas eleições acabo como...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=