Festival Latinidades 2013: Arte e Cultura Negra – memória afrodescendente e políticas públicas

Em em sua 6ª edição, o Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha será realizado em Brasília, de 19 a 28 de julho, sob o tema Arte e Cultura Negra – Memória Afrodescendente e Políticas Públicas. O festival desenvolve ações de formação, capacitação, empreendedorismo, economia criativa, cultura e comunicação e traz ampla programação artística com shows, exposições, lançamentos literários, entre outros.

O Latinidades envolve anualmente diversos estados brasileiros, com crescente participação internacional. Desenvolve diálogos com o poder público, organizações não-governamentais, movimentos sociais e culturais, universidades, redes, coletivos e outros grupos. Constitui, também, um espaço para convergir iniciativas do estado e da sociedade civil relacionadas ao enfrentamento do racismo, sexismo e promoção da igualdade racial.

Atualmente, o Latinidades é considerado o maior festival de mulheres negras do país. Em 2013 vai falar de memória afro-descendente no fazer contemporâneo e a necessidade efetivar políticas públicas para a cultura negra. Pretende discutir temas atuais trazendo a herança ancestral de parte do que o povo afro-latino incorporou, recriou e hoje apresenta nas diversas linguagens, demandas e áreas de atuação.

Tema 2013: Arte e Cultura Negra – memória afrodescendente e políticas públicas
O tema de 2013, além de buscar o debate sobre políticas públicas, pretende dar visibilidade à cultura afro-latina e algumas de suas manifestações, sobretudo considerando o recorte de gênero. Rediscutir a influência da arte de matriz africana no contexto da produção artístico-cultural, promover e fortalecer a memória identitária afro-latina, trazer à tona origens e nuances sobre nosso imaginário coletivo.

latinidades 2013 marca 2-cc3b3pia

Latinidades 2013: música, teatro, fotografia, moda, dança, espiritualidade, artes visuais, contação de histórias, ruas de lazer, esportes, lançamentos literários, palestras, debates, oficinas e muito mais! Clique aqui para acessar a programação completa.

Serviço:
VI Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha
Data: 19 a 28 de julho
Local: Funarte e Museu da República – Brasília-DF
Inscrições(gratuitas): http://afrolatinas.com.br/inscricoes/
Obs.: As inscrições dão acesso a palestras, debates e oficinas.Para shows, lançamentos literários não é necessário inscrição prévia.

latinidades 2013

 

Fonte: Pretas Candangas

+ sobre o tema

12 Filmes Africanos que você Precisa Conhecer!

Muito mais que apresentar o Cinema do continente Africano...

Taís Araújo como Helena: horário nobre

Glamurama tem em primeira mão as fotos de Taís...

Emissário da União Africana confiante na estabilização da Guiné-Bissau

Dakar - O representante especial da União Africana...

Aos 105 anos, morre a integrante mais velha da Irmandade da Boa Morte

O enterro está previsto para acontecer ás 16h, no...

para lembrar

Morre em São Paulo aos 31 anos Wagner Santos, Rei Momo do Carnaval 2012

Morreu em São Paulo, na madrugada desta quarta-feira...

Sheron Menezzes: Quero mesmo é ser mãe

Sheron Menezzes, 27 anos, voltou às novelas ainda mais...

Apresentador Komla Dumor da BBC morre aos 41 anos

    Komla Dumor, prestigioso apresentador da BBC World News, morreu...
spot_imgspot_img

Clássico de Carolina Maria de Jesus será lançado em audiolivro na voz de Tatiana Tiburcio

Obra mais conhecida de Carolina Maria de Jesus, "Quarto de despejo" será lançado no fim deste mês em audiolivro inédito pela Supersônica na voz de...

Nota de pesar: Hildézia Alves de Medeiros

Faleceu hoje Hildézia Alves de Medeiros, mulher, professora negra e nordestina, que foi uma figura icônica nas décadas de 1970 e 1980 no movimento...

Templo Espírita Ogum Megê passa a ser considerado Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro

O Templo Espírita Ogum Megê, em Vaz Lobo, na Zona Norte, agora é considerado Patrimônio Imaterial do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa...
-+=