Fifa apresenta pacote de medidas contra o racismo no esporte

Enviado por / FonteG1, por Jornal Nacional

A entidade vai obrigar todas as 211 associações filiadas a incluir nos códigos disciplinares punições específicas ao preconceito racial, seja cometido por um jogador ou torcedor.

A Federação Internacional de Futebol apresentou um pacote de medidas contra o racismo no esporte.

O mundo do futebol está reunido em Bangkok, na Tailândia, onde a Fifa vai revelar a sede da Copa do Mundo feminina de 2027. Mas antes do anúncio, veio o combate ao racismo. A entidade vai obrigar todas as 211 associações filiadas a incluir nos códigos disciplinares punições específicas ao preconceito racial, que podem chegar à derrota do time associado a ele, seja cometido por um jogador ou torcedor.

No Brasil, o racismo é crime. E desde 2023, o regulamento geral de competições da CBF já prevê penalidades que podem ir de multa até a perda de pontos.

A Fifa informou que consultou jogadores ao redor do mundo antes de criar a proposta. Entre eles, o brasileiro Vini Jr. – alvo de frequentes insultos racistas na Espanha.

A luta contra o racismo ganhou também um novo símbolo. Um gesto que vai ser usado em campo para denunciar insultos racistas. Com os braços cruzados na altura dos punhos e os dedos esticados, os jogadores vão alertar ao árbitro sobre o ato racista. E, da mesma forma, os juízes vão informar ao público que a ocorrência está sendo investigada.

“As leis contra o racismo têm que ser severas. Então, vamos usar essa ferramenta, o futebol, vamos usar o esporte, os atletas, para que possa combater realmente esse mal da humanidade”, afirma o ex-jogador Cafu.

Na sexta-feira (17), o Congresso da Fifa vai tomar outra decisão importante: vai eleger a sede da Copa do Mundo feminina de 2027. Apostando na estrutura montada para a Copa masculina de 2014, o Brasil é forte candidato. E tem apenas uma candidatura concorrente, que reúne Alemanha, Holanda e Bélgica.

+ sobre o tema

O estereótipo que estimula policiais brutamontes

Ao ingressar em qualquer profissão, o indivíduo é submetido...

Como a guerra às drogas alimenta o racismo no Brasil e no mundo?

18 de Junho de 1971 – o então presidente...

“Raça e racismos”, por Ademir Barros dos Santos

Por Ademir Barros dos Santos, Sorocaba – Em tempos de...

Como noticiar massacres

"Onde fica aquele lugar onde o que não deveria...

para lembrar

Levski Sofia punido pela UEFA por atos racistas

Levski Sofia deverá jogar a sua próxima partida em...

Racismo contra o filho é bater nos pais duas vezes

Vou pedir aquela licença especial neste espaço de samba,...

CPI da Violência Urbana ouve Vilma Reis e Marcelo Paixão

Fonte: Lista Racial- Tema: "Juventude Negra, a principal vítima da...

Governo dos Homens Brancos

13 de maio de 2016. Dia que devia ser...
spot_imgspot_img

A segunda morte de George Floyd: governo dos EUA pode perdoar seu assassino

No seu discurso de posse na Casa Branca, o presidente Donald Trump citou o reverendo Martin Luther King Junior para definir a sua ideia de Estado democrático de...

Mortes por policiais crescem 61% em SP em 2024, mas PM faz menos apurações

Mesmo diante do aumento das mortes durante ocorrências policiais, a Polícia Militar de São Paulo registrou queda em todos os índices de investigação interna (procedimentos...

Justiça do Rio arquiva investigação contra universitário baleado por PM e mototaxista acusados falsamente de roubo

A Justiça do Rio de Janeiro arquivou a investigação contra o estudante universitário Igor Melo de Carvalho e o motociclista Thiago Marques Gonçalves, acusados falsamente de...
-+=