Fifa pune seleções da Bulgária e Hungria

A Fifa anunciou nesta terça-feira duas punições a seleções por caso de atos considerados racistas. Bulgária e Hungria terão que jogar suas próximas partidas em casa sem torcida, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. As decisões foram tomadas em reunião do Comitê Disciplinar da Fifa, em novembro de 2012, mas foram divulgadas somente nesta terça.

A Hungria foi punida após denúncia da FARE (Futebol contra o Racismo na Europa, na sigla em inglês). A entidade independente, mas que conta com apoio da Fifa e da Uefa, noticiou que um grupo de torcedores húngaros teriam hostilizado jogadores israelenses com cantos e faixas antissemitas em amistoso entre as duas seleções, disputado no dia 15 de agosto de 2012.

“Membros do Comitê Disciplinar da Fifa foram unânimes ao condenar este odioso episódio de racismo, antissemitismo e provocação política, de natureza agressiva, perpetrada por torcedores da seleção da Hungria”, registrou a Fifa, em nota oficial.

O episódio rendeu à Federação Húngara de Futebol uma multa de 40 mil francos suíços (cerca de R$ 87 mil). A seleção nacional jogará sem torcida a próxima partida nas Eliminatórias europeias da Copa, no dia 22 de março, contra a Romênia.

O caso de racismo envolvendo a Bulgária aconteceu justamente durante jogo das Eliminatórias, contra a Dinamarca, em 12 de outubro do ano passado. Os árbitros do jogo denunciaram que torcedores búlgaros lançaram fogos de artifício no gramado logo nos primeiros minutos da partida.

No segundo tempo, a entrada do dinamarquês Patrick Mtiliga em campo foi seguida de cantos racistas. O atleta, que é negro, era hostilizado toda vez que tocava na bola até o fim da partida, mesmo após reprimendas dos responsáveis pelo jogo. Como punição, a Federação Búlgara foi multada em 35 mil francos (R$ 76 mil). E terá que jogar sem torcida a partida contra Malta, no dia 22 de março, pelas Eliminatórias.

Após anunciar as punições, a Fifa advertiu que novos episódios de racismo envolvendo as duas seleções poderão acarretar em sanções mais graves para as federações. “As seleções poderão perder mandos de campo, pontos ou até serem desclassificadas de competições”, registrou a entidade.

Fonte: Diario do Grande ABC

+ sobre o tema

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais...

Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Geledés - Instituto da Mulher Negra realiza, de forma...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços,...

As mulheres que se rebelam contra venda de meninas para casamentos no México

Inicialmente, Claudia* não havia pedido dinheiro em troca da...

para lembrar

Ator é vítima de racismo durante espetáculo:’Isso não pode ficar impune’

Uma espectadora interrompeu a peça e deu uma banana No...

Grupo antirracismo critica apoio do Liverpool a Suárez

Um grupo que realiza campanhas contra o racismo no...

Minas registra um novo caso de racismo a cada 22 horas e 16 minutos

Expressivo, número de crimes raciais levados aos tribunais está...

Austrália propõe mudar lei, mas aborígenes querem mudança real

Por: Liz Lacerda Alison Golding tinha 10 anos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=