Filho da impunidade: Thor Batista é absolvido por morte de ciclista

Desembargadores aceitam recurso e afirmam que condenação tinha provas ‘contaminadas de dúvidas’

Por Paolla Serra Do O Globo

Os desembargadores Paulo de Oliveira Lanzellotti Baldez e Luiz Felipe Haddad, da 5ª Câmara Criminal, aceitaram ontem um recurso e absolveram Thor Batista pelo atropelamento que, em 2012, causou a morte do ciclista Wanderson dos Santos na BR-040, que liga o Rio a Petrópolis. De acordo com a transcrição da sentença, Baldez considerou “contaminadas de dúvidas” as provas anexadas na ação que havia condenado o filho do empresário Eike Batista. Haddad concordou com o magistrado. O único voto a favor da manutenção da condenação de Thor foi o do relator do processo, o também desembargador Cairo Italo Franca David.

Na apelação, os advogados Raphael Mattos e Ary Bergher, pediram a anulação da sentença aplicada contra Thor em junho de 2014. Ele havia sido condenado a prestar dois anos de serviços comunitários e a pagar uma multa de R$ 1 milhão por homicídio culposo. Além disso, teve sua carteira de habilitação suspensa até junho de 2016.

— O processo foi exaustivamente examinado em seu conjunto probatório, não restando dúvida que a Justiça foi, finalmente, feita — disse Bergher.

Porém, ainda cabe recurso à nova decisão da Justiça.

De acordo com a juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias, a condenação de Thor em primeira instância foi dada a partir de provas técnicas, de depoimentos das testemunhas e do interrogatório do empresário. “Obtém-se a certeza, necessária à condenação de Thor, que, no dia dos fatos, criou riscos proibidos que ensejaram o acidente e a consequente morte da vítima”, afirmou na sentença.

Na época do atropelamento, um primeiro laudo pericial da Polícia Civil apontou que Thor dirigia a 135 km/h. No entanto, uma segunda análise, feita pelo Departamento Geral de Polícia Técnico e Científica (DGPTC), definiu que ele dirigia a, no máximo, 115 km/h. O primeiro laudo foi retirado do processo.

+ sobre o tema

para lembrar

Justin Bieber faz comentário racista

Justin Bieber voltou a causar sensação, mas desta feita...

Ong acusa personagem do Zorra Total de racismo

A personagem Adelaide, interpretada pelo ator Rodrigo Sant'anna no...

LANÇAMENTO: ‘Racismo & Sociedade’ (2ª edição)

Obra nasce com a intenção de revelar e ensinar...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=