Filme dirigido por Ridley Scott está sendo criticado por trazer personagens africanos sendo interpretados por atores brancos. Joel Edgerton, que dá vida ao faraó Ramsés, diz entender os argumentos.

O ator Joel Edgerton, que interpreta o faraó Ramsés em Êxodo: Deuses e Reis, afirmou “entender” quem acusa o diretor Ridley Scott e os produtores do filme de “embranquecer” a história história africana no épico bíblico.
Em entrevista para a rádio australiana SBS, o ator alegou que compreende quem está propondo boicotar o filme: “Eu entendo e tenho empatia com esta posição”, disse.
Com Christian Bale como Moisés, Aaron Paul como Josué, e Sigourney Weaver e John Turturro como Tuya e Seti, pais de Ramsés, Êxodo: Deuses e Reis está sendo acusado de racismo e “colonialismo cinematográfico”.
A hashtag #BoycottExodusMovie chegou a figurar entre os assuntos mais falados nas redes sociais pedindo um boicote ao épico, pois internautas consideravam que a etnia dos atores escolhidos para o elenco não corresponde à realidade racial do antigo Egito, onde a trama se ambienta.
“Não apenas todos os personagens principais são brancos, mas todos os serviçais, ladrões e assassinos são interpretados por pessoas africanas. Gente, isso é racista”, declarou o escritor David Dennis Jr. em um dos diversos artigos que circulam na internet sobre o filme. “Estão criando uma obra de ‘arte’ que carrega um imaginário opressivo que ajudou a esmagar países em todos os cantos do mundo. Eu estou farto de Hollywood e sua aceitação dessas imagens opressivas”, afirmou.
Por outro lado, quando o jornal The Guardian incluiu Êxodo: Deuses e Reisem uma lista de filmes que tiveram “decisões insensíveis na escolha do elenco”, leitores pontuaram que “atores sempre fingem ser algo que eles não são. Isso é atuar”.
Êxodo: Deuses e Reis vai narrar a vida do profeta Moisés, baseado no segundo livro do Antigo Testamento, mostrando como ele libertou o povo hebreu da escravidão no Egito. O filme estreia dia 25 de dezembro de 2014.

+ sobre o tema

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu...

para lembrar

Uma pistola em cada mão

Com texto afiado e interpretações memoráveis, o diretor catalão...

Trailer de “Tangerine”, filme estrelado por atrizes trans e gravado inteiro no iPhone

Filmado inteiramente com iPhones 5S, Tangerine  é o queridinho...

“Animafro” abre série de curtas de animação sobre mitos da cultura afro-brasileira

Pré-estreia do filme de Célia Harumi Seki será nesta...

Mundo se transformou em voyeur da desgraça, diz Ari Candido

Cineasta e fotojornalista compartilha memórias pelo projeto Prosa dos...
spot_imgspot_img

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Quando  Orí Protagoniza Uma Sessão de Animação

Um dos destaques da programação da sexta edição do Lanterna Mágica, festival de cinema de animação que acontece entre os dias 19 e 24...
-+=