A força das redes: Pernambucanas retira camiseta machista das lojas

Após a denúncia de coletivos feministas nas redes sociais, a rede informou que retirou das lojas a camiseta que continha o desenho de uma mulher em uma forca com a inscrição “namorada” 

Por Ivan Longo 

A força da articulação nas redes somada a recente intensificação da pauta feminista deu um pequeno exemplo do que é capaz. Na última quinta-feira (10), a página Feminismo Sem Demagogia divulgou uma foto enviada por uma leitora, que mostrava a vitrine da Lojas Pernambucanas de Catanduva, interior de São Paulo, com uma camiseta de claro cunho machista à venda. O caso ganhou repercussão nas redes sociais e, menos de 24 horas depois, a rede informou que retirou a peça de circulação.

A peça, masculina, continha uma estampa que representava uma mulher em uma forca, com a inscrição “namorada” na parte de baixo.

Em nota, a Lojas Pernambucanas informou que  “repudia qualquer ato vinculado à violência” e que, “em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas por ela”, estava retirando todas as peças, de todas as lojas, de circulação.

Para Juliana de Farias, fundadora do blog feminista Think Olga, a internet permite que o chamado “cidadão comum” ganhe força para reclamar de algo que o ofende principalmente por conta do alcance das redes, que une pessoas de localizações diferentes em torno de um mesmo problema. O feminismo, segundo ela, se beneficia dessa lógica.

“O feminismo vem se fortalecendo graças a essa mobilização e colaboratividade que a internet proporciona.  Acredito que o feminismo é o empoderamento da mulher por meio da informação. E a internet vem nos ajudado a espalhar informações que muitas vezes eram ignoradas pela mídia mainstream”, afirmou.

Confira a nota da Pernambucanas:

“A Pernambucanas repudia qualquer ato vinculado à violência, seja ela relacionada a gênero ou não. A empresa está há mais de 105 anos ao lado da família brasileira, com o compromisso de oferecer moda, lar e eletro de qualidade a preços competitivos.

Em relação à reclamação endereçada através de uma rede social sobre a estampa de uma de suas camisetas, a Pernambucanas informa que, em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas por ela, está retirando o produto de todas as suas lojas a partir desta tarde.

A empresa tem como compromisso servir a sociedade brasileira e ouvi-la faz parte dessa relação histórica de confiança”.

 

Fonte: Spresso SP

+ sobre o tema

Libertar-se do papel de macho-idiota ou ser vetor do sofrimento alheio?

Faz tempo que não sentia tanta vergonha alheia como...

‘Perdemos cada vez mais meninas e jovens’, diz pesquisadora

Jackeline Romio participou da Nairóbi Summit e aponta os...

Sou ateia, mas rezei: Uma história de violência sexual e direito ao aborto

Homens que possuem espaço na mídia foram instigados a...

Por um feminismo de baderna, ira e alarde

Neste 8M, ocuparemos politicamente as ruas e as nossas...

para lembrar

10 coisas que foram inventadas por mulheres e você não sabia

Quando você pensa em quem inventou um utensílio ou...

Vereadores de SP aprovam lei que permite presença de doulas em hospitais e maternidades da cidade

Vereadores de São Paulo aprovaram na última quarta-feira (7)...

Bancada feminina da Câmara diverge sobre veto à minissaia e ao decote

Mesa Diretora estuda regras de vestimenta para mulheres na...
spot_imgspot_img

Vamos a desprincesar! Reflexões sobre o ensino de história à partir da presença de María Remedios del Valle na coleção Antiprincesas

Lançada em 2015 em meio à profusão de movimentos feministas, a coleção de livros infantis Antiprincesas da editora argentina independente Chirimbote se tornou um...

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=