Foto racista publicada por revista russa gera polémica

Uma fotografia da editora de uma revista russa, sentada numa cadeira concebida para se parecer com uma mulher negra, está a gerar polémica em todo o mundo. 

Na foto, vê-se Dasha Zhukova, sentada numa cadeira que ao que tudo indica é uma mulher negra. No entanto, é uma escultura.

Foi uma entrevista concedida pela editora da revista russa «Garage» ao site russo Buro 24/7 que divulgou a imagem, na segunda-feira. 

Além da natureza claramente discriminatória da situação, a foto foi ainda divulgada no dia em que os Estados Unidos celebravam a morte de Martin Luther King, líder incontestável da luta contra a segregação racial.

Na sequência desta polémica publicação, vários são os utilizadores do Twitter que se tem mostrado indignados.

«A indústria da arte e da moda são os poucos bastiões da sociedade que ainda dão luz verde ao racismo e a ignorância em prol da criatividade» lamentou Claire Sulmers, editora do site «Fashion Bomb Daily», ao jornal Huffington Post. 

Recorde-se que a segregação racial assim como o racismo são um dos assuntos mais debatidos na sociedade norte-americana.

22879-o-dasha-zhukova-facebook1

 

Fonte: TVi24

+ sobre o tema

PMs acusados de racismo ainda estão trabalhando

  Alain Lisboa  Corporação espera parecer da...

Em São Paulo, crianças e adolescentes na mira da polícia

Polícia foi a principal responsável por mortes violentas de...

Portugal: SOS Racismo opõe-se categoricamente à nova lei

A organização não-governamental (ONG) SOS Racismo "opõe-se categoricamente"...

Pessoas Brancas Falam sobre Privilégio Branco

Isto começou como muitas boas ideias começam: numa manhã...

para lembrar

spot_imgspot_img

O papel de uma líder branca na luta antirracista nas organizações 

Há algum tempo, tenho trazido o termo “antirracista” para o meu vocabulário e também para o meu dia a dia: fora e dentro do...

Mortes pela polícia têm pouca transparência, diz representante da ONU

A falta de transparência e investigação nas mortes causadas pela polícia no Brasil foi criticada pelo representante regional para o Escritório do Alto Comissariado...

Presos por racismo

A dúvida emergiu da condenação, pela Justiça espanhola, de três torcedores do Valencia por insultos racistas contra Vini Jr., craque do Real Madrid e da seleção brasileira. O trio...
-+=