França criminaliza “cura gay” com pena que pode chegar a 3 anos de cadeia

Enviado por / FonteCNN, por Raphael Coraccini

Tratamentos para reorientação sexual serão punidos com multa e até prisão por atentar contra a liberdade sexual e a segurança das pessoas LGBTQIA+

Com a exclamação de que “não há nada para curar!”, os 142 membros do Parlamento da França aprovaram, na terça-feira (25), uma lei que criminaliza o que é chamado no país de “terapia de reorientação sexual”, que ficou conhecido como “cura gay”.

Qualquer tentativa de tratar clinicamente pessoas por não seguirem a heterossexualidade normativa será tratado pelas autoridades francesas como crime, de acordo com a nova lei.

“Terapias de conversão agora são proibidas na França. Uma vitória pela igualdade e proteção das pessoas LGBT+”, disse a política francesa de origem cabo-verdiana Elisabeth Moreno, ministra da Igualdade de Gênero, Diversidade e Igualdade de Oportunidades, em suas redes sociais.

Segundo a ministra, os métodos, aplicados desde os anos 1950, submetem as pessoas com orientação sexual homossexual a “práticas bárbaras”.

Os autores da lei, os legisladores Laurence Vanceunebrock e Bastien Lachaud, apontaram, no projeto, que os métodos apontados como de “conversão” não têm nenhuma base científica ou médica, o que torna a prática ilegal.

Com a nova lei, qualquer profissional da área da saúde ou pessoa de qualquer atividade que tentem impor a heterossexualidade a outra pessoa sob a forma de um tratamento ou cura podem ser punidos com até 3 anos de prisão e 45 mil euros de multa.

+ sobre o tema

Homofobia na UFCA e o ódio o feminino – Por Jarid Arraes

Discursos de ódio e casos de racismo, homofobia e...

Filha de Raúl Castro lidera conga anti-homofobia em Havana

Fantasiados de havaianas e abraçados em bandeiras com as...

Pastor que fazia ‘cura gay’ é preso por abuso sexual de dois homens

Reverendo Ryan J. Muehlhauser pode pegar até dez anos...

Homofobia e violência no Sukiya

Jovem foi intimidado e agredido por garçom do restaurante...

para lembrar

De que classe social era a vítima? por Fausto Salvadori

Um repórter conta por que acredita no novo canal...

Torcedores são presos por racismo e homofobia em Brighton x Chelsea

Os três detidos durante empate em 1 a 1,...

Por promover “terapias de conversão”, Marisa Lobo será julgada por Conselho nesta sexta-feira

Após inúmeras denúncias, defensora da “psicologia cristã” pode ser...

O Brasil pelos franceses

Imagem do País nos livros didáticos da França ainda...
spot_imgspot_img

Quem cata suas latinhas é trabalhador?

Todo Carnaval tem seu fim. E com ele toneladas e mais toneladas de lixo... Não importa como você decidiu comemorar o seu Carnaval. Se decidiu cair na folia, lá...

Torta de climão

Conversa vai, conversa vem, dia desses uma conhecida relatou o desconforto que sentiu ao ser tratada como "a diferente" durante uma viagem ao exterior. –...

Condenados por preconceito racial não poderão assumir cargos no RJ

A nomeação de pessoas condenadas por crimes relacionados ao preconceito de raça ou de cor está proibida em todos os órgãos dos poderes estaduais...
-+=