Frente contra o Racismo discute estratégias para a educação

 

Reunião da Frente Parlamentar na ALRS

Por Tiago Dias/ALRS

Foto: Tiago Dias

A Frente Parlamentar contra o Racismo, a Homofobia e outras formas de Discriminação da Assembleia Legislativa do RS realizou sua segunda reunião, nesta quarta (9). Coordenado pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), o grupo, composto por parlamentares, movimentos sociais e representantes de órgãos do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, debateu questões voltadas ao enfrentamento da discriminação e do preconceito.

A assessora da Secretaria da Educação (Seduc), Marielda Medeiros, abordou as iniciativas em âmbito estadual para a implantação de políticas que combatam o racismo nas escolas. Ela salientou que houve avanços e reconhece a necessidade de um embate mais forte. “O que fizemos é muito pouco comparado à complexidade, mas é um passo importante. Não adianta mais tomarmos iniciativas para sensibilizar sobre o tema, precisamos partir para a ação”, comentou.

Os representantes dos movimentos sociais ponderaram sobre a dificuldade do cumprimento da Lei Federal 10.639/2003, que estabelece as diretrizes para incluir no currículo da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Uma das reivindicações é ter acesso aos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) aplicados na rede estadual. “O currículo é aprovado na coordenadoria e precisam de alguns elementos básicos para serem aprovados. Existe uma autonomia para a construção dos PPPs, mas nós não estamos contemplados”, comentou Jorge Cruz, ativista do movimento negro. As lideranças reivindicam uma aproximação com o secretário da Educação, José Clóvis Azevedo, para dialogar e verificar o que precisa ser feito para que a lei seja efetivamente cumprida. O presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB-RS, Leonardo Vaz, ratificou que é necessário o diálogo com o secretário também sobre o tema da homofobia nas escolas

Marielda apresentou um relato sobre os trabalhos de formação com os temas da diversidade (cultura afro-brasileira, gênero, cultura na escola), para as assessorias das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) do Estado, o projeto “Cor da Cultura”, que é desenvolvido em parceria com o Canal Futura, a representação dentro do Conselho Estadual de Educação, a transversalidade com outros órgãos do governo, como a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, a Secretaria da Saúde e a Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRH), e com a UFRGS, entre outras ações. “Não estamos fugindo da luta, precisamos nos desvencilhar do aparato jurídico para avançar. Precisamos trazer, além dos professores e da equipe diretiva das escolas, os pais e os alunos o debate”, ponderou.

O deputado Valdeci reforçou a necessidade de tratar a cultura afro-brasileira nos currículos escolares. “Temos que ter nas nossas escolas a valorização da cultura brasileira e não enaltecer a cultura estrangeira. É importante conhecer outra língua, mas é importante também reconhecer e se aprofundar sobre as origens do povo brasileiro e a nossa descendência africana”, comentou.

Encaminhamentos

Entre os encaminhamentos do encontro, está a solicitação da presença do secretário de Educação, José Clóvis Azevedo, e o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, para tratar das questões da Frente Parlamentar nas respectivas pastas.

O deputado Valdeci informou que a Assembleia Legislativa vai aderir oficialmente ao Pacto Gaúcho pelo Fim do Racismo Institucional, assinado recentemente pelo governo do Estado e pelo Poder Judiciário. A data sugerida para solenidade de adesão, será no próximo dia 13 de maio. “A data é marcante pela Sanção da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, neste mesmo dia, em 1888. É uma forma simbólica de marcar a presença do Parlamento no Pacto”, comentou.

A Frente Parlamentar estará representada na reunião dos Fóruns Permanentes de Educação e Diversidade Étnico-racial, em Brasília, nos dias 28 e 29 de abril, evento promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.

A deputada Marisa Formolo (PT) irá a Caxias do Sul, representando a Frente Parlamentar, entregar ofício de repúdio às declarações racistas de um vereador da cidade contra senegaleses e haitianos que moram no município.

A próxima reunião da Frente Parlamentar contra o Racismo, a Homofobia e outras formas de Discriminação está marcada para o dia 23 de abril, às 10h.

Fonte: Sul21

+ sobre o tema

MEC abre edital para inscrição de tecnologias educacionais para zona rural

O  Ministério da Educação recebe, até 12 de março, inscrições...

Índios entregam Projeto de Lei que cria carreira de professor indígena

Etnias querem estruturação do magistério nas aldeias DO Portal do Meio...

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO

Por: Suelaine Carneiro         ETAPA 2 - Plenárias por Subprefeituras   Prezadas/os companheiras/os...

SISU: Ainda desconhecida, 2ª edição de seleção via Enem começa amanhã

5 instituições aderiram ao Sisu, das quais 8 novas;...

para lembrar

Em SP, só aluno do 1º ano terá aula de espanhol

O governo de SP anunciou ontem que apenas alunos...

Desmoralizaram os professores

Apenas 2% dos estudantes do ensino médio querem ser...

MEC edita dois livros sobre questões étnico-raciais

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de...

Sobram mais de 7 mil vagas no Sisu, aponta balanço do MEC

O Mistério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira um...
spot_imgspot_img

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...

73% dos jovens sem educação básica completa querem voltar a estudar, aponta levantamento

Dos mais de 9 milhões de jovens fora da escola que não concluíram a educação básica, cerca de 7 milhões ainda têm a intenção de retomar os...

‘O Avesso da Pele’: livro que debate racismo é censurado em escolas de 3 estados por reação equivocada ao conteúdo, alertam especialistas

Especialistas ouvidas pelo g1 afirmam que a justificativa apresentada pelos governos do Mato Grosso do Sul, de Goiás e do Paraná para recolher os...
-+=