Funcionários negros revelam cultura de racismo na Tesla, gigante controlada por Elon Musk

Enviado por / FonteHypeness, por Roanna Azevedo

Três ex-funcionários negros da Tesla, empresa automotiva e de armazenamento de energia administrada pelo bilionário Elon Musk, contaram ao Los Angeles Times todos os casos de racismo e assédio moral que viveram enquanto trabalhavam lá.

Os episódios preconceituosos aconteceram na fábrica de Fremont, localizada no estado da Califórnia.

Monica Chatman, Kimberly Romby e Nigel Jones fazem parte dos mais de 4 mil ex-funcionários negros que processa a empresa por discriminação racial pelo Departamento de Emprego e Habitação da Califórnia, o maior já aberto no estado. Todos eles alegam que a fábrica é um local de trabalho hostil para pessoas negras, regularmente segregadas, super exploradas e ofendidas por insultos racistas.

Chatman, que trabalhava transportando peças para as linhas de montagem, conta que os funcionários negros recebiam tarefas mais difíceis e pesadas que os demais. Também era comum que eles cumprissem uma quantidade absurda de horas extras. “Houve uma época em que eu trabalhava três meses seguidos – sem dias de folga”, relembra. Em uma ocasião, quando foi obrigada a realizar sozinha um trabalho projetado para quatro homens, chegou a passar mal e desmaiar.

O assédio verbal também era uma realidade diária. Chatman diz que funcionários brancos e latinos faziam uso indiscriminado da n-word para se referir aos negros. Já os asiáticos reproduziam “piadas de frango” para zombar da dieta estereotipadamente associada a eles. Os trabalhadores afro-americanos ainda eram separados do resto, ocupando a “área mais desagradável e desconfortável” da fábrica.

Romby passou por situações semelhantes a de Chatman. Pouco depois de começar a trabalhar na fábrica içando pacotes de autopeças em empilhadeiras e carrinhos, ela ouviu as primeiras ofensas racistas com o uso da n-word. Mas esse não foi o único tipo de preconceito que sofreu: a ex-funcionária também foi atacada com insultos homofóbicos depois de contar que era casada com outra mulher.

As coisas pioraram quando a dedicação de Romby no trabalho lhe rendeu um prêmio de desempenho. O assédio aumentou e ela foi transferida para uma rota em que precisava levantar até 100 pacotes sozinha, enquanto funcionários não negros faziam o mesmo em pares. A eles também era reservado o direito de descanso durante os períodos de inatividade na fábrica. Já aos negros delegavam a função de “limpeza geral”.

Jones também viveu um pesadelo enquanto trabalhava monitorando tanques de água destilada na fábrica de Fremont. Logo de início ele percebeu que os supervisores brancos repreendiam trabalhadores latinos, asiáticos e negros de forma agressiva, usando a n-word também para se referir aos últimos. Conversando com outros funcionários afro-americanos, ele foi aconselhado a não fazer reclamações para não ser demitido.

Depois de receber uma promoção, a situação piorou cada vez mais. Por agora ocupar um cargo mais alto, ele acreditou que compareceria às reuniões dos supervisores, mas não foi bem isso que aconteceu. “Eu era jovem e negro e não fui convidado para nada. Fui excluído desde o início”, conta. Suas ideias sobre como melhorar a empresa também nunca foram ouvidas.

O novo chefe era o único que frequentava as reuniões e, em contrapartida, não comunicava novidades para ele. “Parecia que ele estava tentando me fazer parecer ruim, como se não estivéssemos fazendo nada.” Depois disso, o superior chamou ele e dois outros funcionários negros de “preguiçosos” e “macacos”.

Tanto Chatman, quanto Romby e Jones fizeram denúncias ao RH da Tesla, que nunca solucionou nenhum de seus problemas. Pelo contrário: com o desenrolar dos processos internos, Chatman e Jones foram mandados embora da empresa e Romby optou por pedir demissão.

A Tesla, por sua vez, afirma que nenhum dos três abriu qualquer reclamação sobre racismo. A empresa ainda contestou a veracidade dos fatos, afirmando que as punições que eles receberam foram resultado de mau comportamento no local de trabalho. “A raça não desempenha nenhum papel em nenhuma das atribuições de trabalho, promoções, pagamento ou disciplina da Tesla”, complementam os advogados da companhia.

Com certeza um discurso diferente do de Elon Musk, que em certa ocasião afirmou que funcionários vítimas de racismo precisavam ser “casca grossa”. “Ele tem boas ideias. Mas, se você não for um pouco humilde, isso o levará ao caminho errado. Você pode pensar que está fazendo a coisa certa, mas não está”, pensa Jones sobre o CEO da ex-empresa.

Para Elon Musk, funcionários vítimas de racismo precisam ser “casca grossa”. (Foto: Getty Images)

+ sobre o tema

Primeiro debate de Geledés da Cúpula do Futuro discute a violência contra afrodescendentes

Em colaboração com a Cúpula do Futuro, Geledés começou...

A ciência não é neutra, muito pelo contrário: racismos em Max Weber

Esse texto tem como base de sua reflexão algumas...

Com a conivência do Estado

Enfim, foi da nefasta aliança entre crime, polícia e...

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

para lembrar

Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

Alicia Keys quer que Joe Biden lance uma iniciativa...

O que aconteceu em Argel? Exilados, Panteras Negras e a CIA nos anos 1970

Apresento aqui algumas notas de uma pesquisa documental que...

Nem tudo era italiano …

Este brilhante trabalho foi apresentado originalmente em 1995 como...

Além de odiar as mulheres, atirador de Santa Bárbara era racista, diz jornal americano

"Como pode garoto negro conquistar uma menina e não...
spot_imgspot_img

A ciência não é neutra, muito pelo contrário: racismos em Max Weber

Esse texto tem como base de sua reflexão algumas obras específicas em torno da história das ciências sociais no Ocidente, como as de Wulf...

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...
-+=