Cerca de 120 representantes da cultura afro-brasileira no Brasil estão reunidos, em Brasília, num evento preparatório à Conferência Nacional de Cultura Afro-Brasileira que será realizada em março, sob a promoção do Ministério da Cultura.
Eles vão apresentar propostas que serão levadas à conferência nacional. Os representantes também avaliarão o trabalho da Fundação Palmares e discutirão a força da herança que a cultura afro exerce sobre a cultura brasileira.
De acordo com o presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, a pré-conferência é necessária para que os representantes nacionais da cultura africana cheguem à conferência nacional com suas propostas amadurecidas e consolidadas. Zulu Araújo destacou a importância da cultura negra na vida do país.
“No inicio do ano o IBGE revelou que 56% da população brasileira é afrodescendente. Em todos os lugares há manifestação das nossas origens como música, culinária etc. Isso é fruto da força que a cultura afro-brasileira possui mesmo depois de tudo que passamos no regime escravocrata”, disse.
Fonte: Correio Brasiliense