Fundação Tide Setubal e TikTok lançam a quarta edição do edital Elas Periféricas

A caminho de sua quarta edição, o Edital Elas Periféricas, que visa potencializar iniciativas criadas e/ou lideradas por mulheres negras atuantes nas áreas periféricas do Brasil e que promovem a transformação nestes territórios, foi lançado no em 30 de março.

Este ano serão 75 organizações contempladas com apoio institucional por meio de repasse financeiro de até R$ 20 mil a cada uma das iniciativas. Além disso, cada uma delas passará por um ciclo de formação em temáticas fundamentais para os seus desenvolvimentos – esse número representa aumento de 19% em relação à edição anterior.

Além disso, a ação realizada em conjunto com o TikTok está sendo consolidada como importante instrumento de mobilização para as causas. “A parceria possibilitou uma abrangência do Elas Periféricas. Conseguimos ir para outros estados e ampliar o número de apoiadas, chegando em organizações para as quais dificilmente esse tipo de recurso chega”, pontua Viviane Soranso, coordenadora do Programa de Raça e Gênero da Fundação Tide Setubal.

Outro ponto importante desse trabalho em conjunto diz respeito à possibilidade de desenvolver a área de comunicação dessas organizações e coletivas, aumentando sua visibilidade e possibilitando que as ações alcançassem mais pessoas. Neste processo, as coletivas e organizações puderam aprimorar ou desenvolver habilidades relacionadas à captação de recursos, desenvolvimento de projetos, gestão administrativa, gestão financeira, formalização jurídica, além de conseguirem instrumentos de trabalho para a organização.

Outro ponto a ser abordado compreende transformações no modo de atuação das iniciativas potencializadas: a participação no Elas Periféricas trouxe ganhos também para a trajetória pessoal das lideranças da organização/coletiva. As integrantes do Coletivo Mulheres Periféricas, por exemplo, relataram à organização do Elas Periféricas que após um processo leve e robusto de troca de conhecimentos, a formação tem dado a possibilidade de desenvolver nas mulheres o protagonismo em seus territórios.

Graças ao desenvolvimento e apoio aos projetos, somente na terceira edição, 101.165 pessoas foram beneficiadas pelas ações das organizações e coletivas. Ainda, 91% das que foram contempladas informaram ter novos objetivos traçados para os próximos 12 meses.

O funcionamento do edital

Para as organizações poderem ser contempladas com o repasse financeiro e o ciclo de formação, o valor não poderá ser usado para ações finalísticas. Ou seja, o montante deverá ser destinado a ações de desenvolvimento institucional, podendo ser investido para estruturar a organização ou coletivo e no aprimoramento de suas estratégias de planejamento, gestão e marketing digital.

As ações podem contemplar, por exemplo:

  1. Reorganização do modelo de planejamento e gestão;
  2. Implementação de ferramenta para gerenciamento de projetos;
  3. Aprimoramento das estruturas administrativas;
  4. Capacitação e desenvolvimento de competências e habilidades da equipe;
  5. Implementação de estratégia de comunicação por meio de plataforma digital de vídeos;
  6. Criação ou estruturação de um plano de mobilização de recursos;
  7. Implementação ou aprimoramento de sistemas de monitoramento e avaliação.

Critérios para selecionar as iniciativas

Para a iniciativa ser selecionada, ela deve estar em acordo com quatro critérios:

  1. Estruturação e potencial de gestão. Este critério analisará o alinhamento entre o propósito da organização ou coletivo com as suas estratégias de atuação e público atendido;
  2. Articulação e potencial de impacto de transformação da realidade;
  3. Abordagem criativa: o objetivo é avaliar a capacidade que as iniciativas têm de propor soluções diferentes, criativas e inspiradoras que contribuam para que as periferias possam mostrar sua potência e apresentar novas narrativas sobre a cidade;
  4. Adequação da proposta, ou seja, avaliar se o plano apresentado para o fortalecimento das capacidades da organização ou coletivo é consistente em relação aos objetivos almejados e aos desafios identificados.

Vale ressaltar que o cadastro e a construção da proposta levam tempo e recomenda-se que as iniciativas não deixem para fazê-lo na última hora.

Na agenda

As inscrições para a quarta edição do Elas Periféricas estarão abertas até 27 de abril, na página do edital na Plataforma Alas. Confira por lá o regulamento para participar da iniciativa.

Acompanhe também o Enfrente, canal da Fundação Tide Setubal no YouTube, para assistir à live que será realizada em 6 de abril, às 18h (horário de Brasília), para tirar dúvidas sobre o 4° Elas Periféricas.

+ sobre o tema

‘Vai trepar muito nesse quartinho’, diz Paes ao entregar apartamento

Imagens, que vem circulando na internet nos últimos dias,...

Os Negros e o Índice de Desenvolvimento Humano, por Sueli Carneiro

Em julho passado, o presidente da Republica, Fernando Henrique...

Machismo no Judiciário pode limitar impacto de lei do feminicídio

"A mulher moderna ─ dita independente, que nem de...

Família real britânica terá seu primeiro casamento gay

Primo da rainha Elizabeth II será conduzido no altar pela...

para lembrar

Após segurança reclamar, mulheres fazem ‘mamaço’ em shopping de SC

Mãe foi abordada por funcionário enquanto amamentava filha em...

Violência contra a mulher é tema de encontro nacional no Rio

Mais de 30 organizações não governamentais de todo o...

‘Águas da Cabaça’ é o novo livro de Elizandra Souza

Projeto literário envolve sete mulheres negras por Jessica Balbino "Águas da...

Herança e testamentos digitais não são decisões bizarras

Relutei muito a decidir quem herdaria meus arquivos de...
spot_imgspot_img

Luta das mulheres voltou a pautar as ruas em 2024 e acendeu alerta para o retrocesso

A luta pelos direitos das mulheres no ano de 2024, que começou de maneira relativamente positiva para a luta das mulheres, foi marcada por...

Apenas cinco mulheres se tornaram presidentes nas eleições deste ano no mundo BR

A presença feminina nos mais altos níveis de liderança política permaneceu extremamente baixa em 2024. Apenas cinco mulheres foram eleitas como chefes de Estado...

Cidadania para a população afro-brasileira

"Eu gostaria que resgatassem um projeto desse sujeito extraordinário que foi Kwame Nkrumah, panafricanista, de oferecer nacionalidade de países africanos para toda a diáspora",...
-+=