Futebol ao Sol e a Sombra, de Eduardo Galeano

Um livro para quem, como eu, é um entusiasta do futebol. Ousaria dizer que para quem gosta desse esporte, seja praticante ou apenas torcedor, é um livro fundamental. Àqueles que anseiam conhecer mais sobre a história de um dos esportes mais conhecidos no mundo deveriam lê-lo.

Bernardo Pacheco

Eduardo Galeano aborda de forma brilhante, como de costume, todas as faces do mundo futebolístico. Através de pequenos “capítulos” vai apresentando com pitada poética, histórica e política todas as facetas do esporte.

Es un solo. Está condenado a mirar el partido de lejos. Sin moverse de la meta aguarda a solas, entre los tres palos, su fusilamiento. Antes vestía de negro, como el árbitro. Ahora el árbitro ya no está disfrazado de cuervo y el arquero consuela su soledad con fantasías de colores.

No entanto, nem só de encanto e paixão é feito o futebol. Em Futebol ao Sol e a Sombra, percebemos claramente o lado sombrio e pouco conhecido (talvez nem tanto) do futebol. Lado este que envolve poderosíssimos interesses políticos e financeiros. Eduardo Galeano não se detém somente a magia e as emocionantes histórias que ocorreram dentro das quatro linhas, mas sim adentra o tutano da história e de fatos que se passaram, também, longe dos gramados.

futebolaosoleasombra lepm0
El poder sobre el deporte mundial no es moco de pavo. A fines de 1994, hablando en Nueva York ante un círculo de hombres de negocios, Havelange confesó algunos números, lo que en él no es nada frecuente: “Puedo afirmar que el movimiento financiero del fútbol en el mundo alcanza, anualmente, la suma de 225 mil millones de dólares”.

Os grandes nomes do futebol mundial estão presentes, é claro, na já consagrada prosa de Galeano. Os grandes momentos de craques como: Pelé, Di Stéfano, Maradona, Zizinho, Didi, Garrincha, Obdúlio Varella – o carrasco uruguaio de 1950 – o aranha negra Yachin, Leônidas, Platini, Domingos da Guia, Friedenreich e muitos outros são mostrados nos seus momentos de esplendor e desgraça.

Enfim, Futebol ao Sol e a Sombra é um livro ágil, escrito de forma exímia e que nos brinda com histórias curtas que se aproximam muito a miniensaios. Somente um apaixonado por futebol, como Galeano, seria capaz de abordar feitos futebolísticos com tamanha destreza poética. Não falta, como era de esperar, críticas direcionadas a toda poderosa FIFA e às desigualdades sociais, tema que Galeano trilha com extrema propriedade.

 

A inserção do negro no futebol brasileiro

Pelé 

Cláudio Adão: “Os técnicos negros são discriminados e Pelé deveria intervir”

Trinta anos sem o gênio de Mané Garrincha

Garrincha – Portal Geledés

 

Fonte: Homo Literatus

 

 

+ sobre o tema

Um intelectual brasileiro educado para o mando: uma conversa com Milton Santos

Entrevistadoras: Azoilda Loretto da Trindade e Katia Santos* Introdução e...

O Aniversário é de Jerusa, Mas o Presente é Nosso

Um Dia Com Jerusa abriu a Mostra Imaginação Como...

Debate no Brasil entra em outro patamar

A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas não...

Negros marcham contra reformas genocidas de Temer

Ato, organizado por uma série de organizações do movimento...

para lembrar

Jay Z respondeu às polémicas de Lemonade de Beyoncé

Foi a primeira vez que o rapper norte-americano Jay Z respondeu...

Ras Bernardo ex-vocalista do Cidade Negra é baleado em Nova Iguaçu

O músico Sebastião Francisco Bernardo, conhecido como Ras Bernardo,...

Rihanna apresenta desfile de lingerie cheio de arte e diversidade na Semana de Moda de Nova York!

Além da música, Rihanna arrasa no mundo da moda! A cantora,...
spot_imgspot_img

NICHO 54 lança publicação inédita que investiga a história do Cinema Negro no Brasil 

Pesquisa que mapeou e consolidou dados sobre filmes produzidos por pessoas negras no Brasil de 1949 a 2022 encontrou 1.104 obras; 83% de toda...

Sambista ligada ao rap, Leci Brandão rebate críticas de Ed Motta: ‘Elitista’

Leci Brandão, 79, rebateu com estilo as recentes declarações de Ed Motta, que chamou de "burros" os fãs de hip hop, "sem exceção". Sem citar...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...
-+=