Futuro do mundo e o enfrentamento ao racismo ambiental

Enviado por / FonteECOA, por Anielle Franco

No dia 22 de abril, o Dia da Terra e dia onde acontecia a Cúpula do Clima e representantes de mais de 40 países se reuniram virtualmente para discutir medidas de garantia do futuro do planeta e da humanidade e a prevenção a catástrofes climáticas e o aquecimento global. A última vez que Bolsonaro falou em um evento internacional sobre o tema, em setembro de 2020, protagonizou um verdadeiro show de horrores, ao não apenas negar a existência do aquecimento global, como culpar povos indígenas pela devastação ambiental da floresta amazônica. Dessa vez, com os olhos nas eleições e em uma tentativa de amenizar as críticas que vem recebendo, o presidente adotou um discurso menos incisivo, mas igualmente mentiroso com relação ao que tem sido feito pela proteção da Amazônia.

Hoje, com a pandemia, o debate sobre preservação das águas e de nossas florestas são mais que urgentes. Sabemos que a pandemia de covid-19, bem como as catástrofes que ocorreram nos últimos anos, usaram a negligência de governantes com questões ambientais e sanitárias, como um potencializador direto. Assim, pensar soluções para a crise climática e todas as outras crises que essa desencadeia, é urgente. Ainda que grandes mudanças só possam ser vistas a longo prazo, sabemos que algumas ações podem ser tomadas agora.

Nesse sentido, no início do mês, jovens ativistas brasileiros apoiados por ex-ministros do Meio Ambiente, levaram ao tribunal o descaso que o governo brasileiro tem tido com a pauta ambiental. Em uma ação sem precedentes no país, seis jovens impetraram na Justiça Federal de São Paulo, um pedido para que a meta brasileira no Acordo de Paris, apresentada no fim do ano passado, seja anulada. O documento do governo, segundo eles, viola o tratado do clima.

Já nas últimas eleições, em novembro de 2020, o Instituto Marielle Franco também atuou sobre o tema a partir da Agenda Marielle Franco. Entre os temas para políticas públicas que candidatas e candidatos de todo o Brasil poderiam se comprometer, fizemos questão de incluir o racismo ambiental como pauta para os futuros parlamentares se comprometeram a atuar, entendendo que as mudanças climáticas, bem como a ação da indústria e do homem no meio ambiente, impacta de forma distintas determinados grupos, como a população negra, a população quilombola e indígenas.

Nas cidades, o racismo ambiental se manifesta por meio de prática ofensivas ao meio ambiente, ou também por meio da discriminação de grupos sociais geograficamente localizados, como com moradores de favelas e periferias. Essas ofensas em sua maioria das vezes é motivada por preconceitos de raça, classe e território. Assim, o combate ao racismo ambiental pode se associar tanto às pautas de direito à cidade e periferia, quanto à luta por justiça ambiental em âmbito urbano ou de áreas rurais.

No aspecto da promoção de justiça ambiental e enfrentamento ao racismo ambiental vivenciado pela população negra no Brasil, foi proposto que os futuros parlamentares se comprometessem a promover debates e ações sobre a importância da titulação e regularização de terras e terrenos para as populações tradicionais, povos indígenas e residentes de periferias e favelas; incidir sobre políticas que garantam o acesso ao saneamento básico pelas famílias e populações que habitam áreas urbanas e rurais dos municípios, e a universalização do tratamento do esgoto nessas áreas; provocar o debate público sobre a garantia do fornecimento de água potável para a população residente em áreas periféricas, do campo e da cidade, defendendo a agenda da água enquanto um bem de administração pública, e não privada; promover ações de combate ao estigma e preconceito contra pessoas faveladas e periféricas em espaços institucionais, entendendo a periferia como espaços de potência e construção política e não apenas violência; 5. Criar políticas e ações que priorizem a formulação de um plano de infraestrutura da cidade que reduza os riscos de enchentes e deslizamentos nas áreas de risco, especialmente em favelas e periferias, entre outros.

Ainda pensando a justiça ambiental, outros compromissos construídos pelo Instituto Marielle Franco foram, promover ações para a garantia de segurança alimentar de populações tradicionais, povos indígenas e de áreas de periferias e favelas, fortalecendo iniciativas de fomento à agricultura familiar e economia solidária nessas regiões; criar políticas de prevenção e mitigação de impactos de enchentes em regiões de periferia e favelas urbanas, no sentido de garantir indenizações na forma de apoio financeiro, de moradia e psicológico para as famílias atingidas; estimular a garantia do direito ao meio ambiente para as populações residentes na cidade, incidindo em políticas de proteção ambiental da fauna, flora e das populações tradicionais e povos indígenas residentes destas áreas; garantir o acesso à informação e políticas públicas de saúde para as populações residentes de áreas próximas às pedreiras, siderúrgicas, aterros sanitários e pólos industriais localizados nas áreas periféricas das cidades; formular políticas e ações que visem construir um plano de metas voltado a empresas privadas e públicas para a diminuição de índices de emissão de carbono, e contaminação dos rios e terras das áreas mais afetadas pela produtividade industrial nas cidades; inserir nos programas municipais a transferência de renda às populações tradicionais, povos indígenas e moradores de periferias que sofrem os custos ambientais do avanço das políticas de desenvolvimento dos municípios; estimular a garantia de equipamentos públicos de saúde e educação para atender as populações rurais e povos tradicionais habitantes de regiões da cidade, respeitando tradições e costumes dessas populações; e atuar na fiscalização e construção de políticas públicas voltadas para as atividades de empresas mineradoras, assegurando os direitos de famílias que vivem nessas regiões e seu direito a reassentamento em casos de famílias e pessoas atingidas por barragens.

Estou usando esse espaço hoje, para pensar a postura criminosa que o governo federal tem tido com o tema do meio ambiente, mas também para apresentar aos leitores que me acompanham, algumas soluções e medidas concretas que qualquer governante pode realizar, e qualquer cidadão pode apoiar e cobrar. Seja na área que for, mudanças demoram e são sempre fruto de longos processos, que por vezes parecem que nunca serão concretizados, ainda assim, não podemos deixar de buscar melhorar o mundo em que vivemos, da forma que conseguirmos e com o que temos disponível hoje. Nosso futuro não espera.

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

Racismo ambiental: o que é importante saber sobre o assunto

Em sua nova coluna, a ativista Stephanie Ribeiro fala...

Não há desenvolvimento sustentável sem enfrentar o racismo

Em 18 de setembro, às 9h (horário de Nova...

Mães e gestantes negras na pandemia de covid-19: O desafio está ainda maior

As últimas semanas têm sido especialmente difíceis para conseguir...

Instituto Marielle Franco cobrará do TSE proteção às candidatas negras na eleição

A educadora Anielle Franco, diretora-executiva do Instituto Marielle Franco, entregará...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Projeto Kiriku busca apoio do Ministério da Igualdade Racial para construção de novas afrotecas

A convite do Ministério da Igualdade Racial (MIR), o coordenador do projeto Kiriku e do Grupo de Pesquisa em Literatura, História e Cultura Africana,...

Plano Juventude Negra Viva será lançado em Ceilândia (DF) nesta quinta-feira (21)

O Plano Juventude Negra Viva (PJNV) será lançado pelo Ministério da Igualdade Racial nesta quinta-feira (21) em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. O...
-+=