Fuzilamento com cinco jovens mortos: o terrorismo no Brasil contra os pobres

Cinco jovens, moradores da comunidade da Lagartixa, em Costa Barros, saem para comemorar o primeiro emprego de um deles. Na volta, são  fuzilados pela policia. Foram vários tiros e cinco mortes. Todas as vitimas inocentes e sem possibilidade de defesa, sem nem ao menos poder se identificar.

Por Davison Coutinho, do Jornal do Brasil 

Vocês sabem qual o crime dessas vítimas? Qual a culpa deles?

A culpa vem do berço: eram jovens, negros e favelados e pagaram com o próprio sangue a culpa de terem nascido pobres. Cinco jovens que apenas voltavam de uma comemoração, e que era a comemoração por um emprego de jovem aprendiz.

Não adianta dizer que eram bandidos e nem plantar armas. Eles tinham famílias, empregos, uma filha e muitos sonhos que foram roubados por um sistema que marginaliza os menos favorecidos e privilegia a Casa Grande, desde os tempos da escravidão. Quando o pobre não é preso, ele é morto e tudo vira auto de resistência.

Esse episódio é um episódio de terrorismo e não está tendo a devida preocupação e manifestação da sociedade. Onde estão os que dizem que querem mudança e fazem os panelaços?

Enquanto assistimos todos os dias a novas notícias de corrupção e impunidade com os verdadeiros bandidos trajados de terno de grife, continuamos a perder os moradores de favela que são vítimas do preconceito de descaso. As vítimas tinham nome e histórias que devem servir para que haja uma mudança nessa política de segurança, que mais mata pobres e negros.

Roberto de Souza Penha, 16 anos,  Carlos Eduardo da Silva de Souza, com a mesma idade, Cleiton Correa de Souza, 18 anos, Wilton Esteves Domingos Junior, 20 anos e Wesley Castro Rodrigues, 25 anos.

Não podemos generalizar. Infelizmente, há também policiais perdendo suas vidas nessa guerra onde pobre mata pobre. Essa história é nossa, e não podemos deixar que seja apagada.

Que Deus receba os jovens com muita luz e que conforte os corações de todos familiares.

* Supervisor Administrativo NEAM/PUC-Rio; Mestrando em Design – DAD/PUC-Rio; Pesquisador Ladeh/PUC-Rio; Colunista Jornal do Brasil e morador da Rocinha

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=