Gays enchem orla de cores e exigem fim de preconceito

Fonte: JC Online –

Gays, lésbicas e simpatizantes do movimento homossexual estarão na beira-mar do Recife, das 9h às 17h deste domingo, para denunciar o preconceito e a homofobia no Estado de Pernambuco. A oitava edição da Parada da Diversidade ocupará dois quilômetros da orla de Boa Viagem, na Zona Sul, com palco, dez trios elétricos, artistas locais e um público estimado em 200 mil pessoas pelos organizadores. Expectativa superior aos 80 mil que acompanharam o desfile no ano passado.

O evento, organizado pelo Fórum de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) de Pernambuco, não é só uma festa. “É uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para nossa luta”, diz Rildo Veras, representante do Movimento Gay Leões do Norte no Fórum LGBT.

Eles também aproveitarão a oportunidade para divulgar e defender a aprovação do Projeto de Lei nº 122, de 2006, que torna crime a discriminação e o preconceito contra homossexuais.

 

Blog de Jamildo fará transmissão ao vivo, a partir das 11h

Este ano, o tema do desfile – Homofobia dói, machuca e mata – remete tanto ao projeto de lei quanto aos crimes praticados contra homossexuais no Estado.

“Foram 28 homicídios no ano passado, é o lado cruel de ser gay em Pernambuco”, observa Rildo Veras. Ele acrescenta que o governo, diferentemente da Prefeitura do Recife, não tem políticas públicas para o grupo LGBT. “O município tem uma gerência para cuidar do assunto na Secretaria de Direitos Humanos e mais duas leis que punem a discriminação”, comenta.

Pela segunda vez na Avenida Boa Viagem, a Parada da Diversidade era realizada na Avenida Conde da Boa Vista, Centro do Recife. “Infelizmente, a nova arrumação da Conde da Boa Vista, reduto de todos os movimentos sociais, dificulta a circulação de trios elétricos”, lamenta.

O desfile de hoje começa na frente do antigo Hotel Savaroni, onde está montado o palco dos artistas, e termina no Segundo Jardim.

Artistas como Jaíne Elner, Michele Monteiro, Nenas Farias e a Banda sem Razão, que se apresentam em boates específicas do público LGBT, estarão no palco e nos trios elétricos. A concentração tem início às 9h e o desfile, entre 12h e 12h30.

São esperadas caravanas de Alagoas, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e do interior de Pernambuco. “Temos confirmações de grupos do Sertão, Agreste e Zona da Mata, principalmente da Mata Norte”, diz Rildo Veras.

A Parada da Diversidade conta com apoio da Prefeitura do Recife. Além de fornecer palco, som, luz e banheiros químicos, o município levará para o desfile duas Freviocas decoradas com as cores do arco-íris. O secretário de Cultura da cidade, Renato L, vai atuar como DJ numa das Freviocas, com os DJ´s do Coletivo Sem Loção, Lala K, Rebel K e Felipe Machado.

O gerente de Operações da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Wagner Rodrigues, informa que 19 ruas do entorno da Avenida Boa Viagem serão interditadas a partir das 6h de hoje. O bloqueio deve se prolongar até as 20h ou 21h. “Quando acabar o desfile, precisamos aguardar a varrição e limpeza das ruas, antes de abri-las novamente à circulação de veículos”, informa. A beira-mar estará fechada da Rua Arlindo dos Santos Maciel à Rua Doutor Vicente Gomes. Agentes de trânsito orientarão os motoristas.

Por causa dos bloqueios, condutores que se deslocam de Piedade para Boa Viagem deverão entrar na Rua Cândido Ferreira e seguir pelas Ruas Maria de Souza, Cosmorama, Baltazar Passos, Sá e Souza, Capitão Zuzinha e Doutor Vicente Gomes, para acessar a Avenida Conselheiro Aguiar.

Matéria original

+ sobre o tema

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente...

para lembrar

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção da Hebraica do Rio

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção...

Movimento Porta na Cara

Fonte: Circo Voador - Depois de...

Policial que descobriu ser negro aos 47 anos e sofre comentários racistas de seus colegas

Um sargento da polícia de Hastings (Michigan) pede meio...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=