Geledés promove em sua sede segunda edição de formação de gestores em equidade de raça e gênero na educação

Formação proposta pela organização visa alcançar a promoção da equidade racial e de gênero

Geledés – Instituto da Mulher Negra realiza em sua sede, na cidade de São Paulo, o curso Formação de Gestoras e Gestores em Equidade de Raça e Gênero na Educação. A iniciativa, que teve início no último dia 5 e vai até o final de outubro, busca contribuir com a elaboração de programas e políticas públicas que atuem no enfrentamento das desigualdades de gênero e raça na Educação. A partir de análise interseccional dos indicadores educacionais e de trabalho intersetorial, a formação proposta pela organização visa alcançar a promoção da equidade racial e de gênero na Educação no Estado de São Paulo.

Este segundo curso, ministrado pela socióloga e coordenadora de Geledés, Suelaine Carneiro, e pela Doutora em Antropologia Social, Jaqueline Lima Santos, conta a participação de representantes da Secretaria Municipal da Educação dos municípios de Campinas, Taboão da Serra, São Caetano do Sul e Diadema.  

A formação faz parte do projeto Defesa do Direito à Educação das Meninas Negras, voltado ao monitoramento e fortalecimento das políticas públicas de Educação a partir de três pilares: incidência nas agendas de gênero e raça; proposição de políticas públicas e programas em defesa do direito à educação de meninas negras; e fortalecimento da convivência democrática. 

O projeto conta com o apoio do Fundo Malala – organização que investe e apoia ações que garantam os estudos e o aprendizado de meninas, com presença em oito países (Afeganistão, Brasil, Etiópia, Índia, Líbano, Nigéria, Paquistão e Turquia) e da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala.

São quatro módulos, com as seguintes temáticas: As desigualdades e as agendas de gênero e raça nas políticas educacionais: uma abordagem sócio-histórica; Indicadores Educacionais e Diagnóstico das Desigualdades na Educação Básica; Mapeando as desigualdades de raça, gênero e território nos municípios parceiros e O papel da intersetorialidade nas ações de enfrentamento às desigualdades.

-+=
Sair da versão mobile