Gênero: Secretaria de Políticas para as Mulheres capacita policiais

Proteger as mulheres contra a violência doméstica e familiar. Esse é o principal objetivo da Lei Maria da Penha, que hoje (07) completa nove anos que foi aprovada. Como marco, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA) irá realizar uma capacitação para cerca de 100 policiais baianos, que atuam na Operação Ronda Maria da Penha, em bases comunitárias, além de policiais civis e peritos.

 

Do SPM-BA

 

O curso, com carga horária de 60 horas, terá início no próximo dia 10, e será aplicado incialmente com agentes de Salvador, e posteriormente, ampliado para as cidades baianas que já contam com a Operação Ronda Maria da Penha, Serrinha e Feira de Santana.

 

A principal finalidade do curso é aprimorar o trabalho realizado pelos policias, discutindo a problemática social determinante da violência contra as mulheres em nossa sociedade, para que os mesmos se apropriem de conteúdos e de uma prática que permita contribuir com a redução da violência de gênero.

 

Noções de gênero e de raça, relações interpessoais, noções policiais para o trato com vítimas de violência serão alguns dos temas abordados na capacitação, que também contará com duas visitas técnicas à rede de atenção à mulher vítima de violência.

 

A rede

A Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, destaca o avanço da Bahia na estruturação da rede de atenção à mulher vítima de violência: “O avanço no Estado é visível. Atualmente contamos com 24 Centros de Atendimento à Mulher, 15 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, 05 Varas Especializadas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e a Operação Ronda Maria da Penha, que já está atuando em três cidades da Bahia”.

 

A gestora também ressaltou a necessidade da continuação do trabalho, mas lembrou que é importante reconhecer que as mulheres estão mais fortalecidas, devido aos avanços conquistados no conjunto da rede de atenção, o que vem empoderando e fortalecendo a voz dessas mulheres.

 

Ascom SPM-BA

+ sobre o tema

Uma face da transfobia chamada solidão

“Uma vida só pertence à pessoa que a vive....

Prisão é demais para ‘ato que durou só 20 minutos’, diz pai de estuprador nos EUA

Inacreditável. O pai de um ex-aluno da renomada Universidade de...

Imagem positiva da mulher negra na publicidade gera diferentes sentimentos nas brasileiras

Pesquisa da USP mostrou que negras e brancas aprovam...

para lembrar

Música homofóbica coloca pagodeiros em “batalha” na Bahia

Os cantores de pagofunk Mr Galiza e Robyssão Às vésperas...

Dia Nacional da Mulher Negra funciona como alerta e instrumento de luta

Em 10 anos, o número de negras mortas de...

Bitonga Travel tem como pretensão democratizar viagens entre mulheres negras. Projeto será lançado no Aparelha Luzia

Grupo formado por quatorze viajantes, influenciadoras digitais negras almeja...

Sobre os concursos de beleza negra

Nós que nos situamos na luta feminista e no...
spot_imgspot_img

LGBTQIA+ reivindicam saúde especializada para longevidade com orgulho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calcula que um em cada dez brasileiros já chegou aos 65 anos, e que a expectativa...

Câmara aprova criação do Dia Marielle Franco em 14 de março

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa segunda-feira (26), o projeto de Lei (PL) 6366/2019 que institui o Dia Nacional das Defensoras e Defensores de Direitos...

Lei obriga condomínios a denunciar violência doméstica no Rio

Casos de violência doméstica contra mulheres, crianças, idosos e até contra animais cometidos em casas, apartamento ou em áreas comuns de condomínios residenciais e...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.