George Wright – Assassino foragido há mais de 40 anos detido em Portugal

Assassino foragido há mais de 40 anos detido em Portugal

Um assassino condenado que fugiu de uma prisão americana há mais de 40 anos foi preso na segunda-feira em Portugal, em Sintra, segundo informações divulgadas pelo FBI.

O americano George Wright, de 68 anos, foi condenado juntamente com um cúmplice pelo assassínio do dono de um posto de gasolina na cidade de Wall, no Estado da Nova Jersey, em 1962, durante um assalto.

George Wright foi condenado a uma pena de 30 anos e permaneceu oito anos numa prisão de Nova Jersey, de onde conseguiu fugir em Agosto de 1970.

Wright associou-se a um grupo de militantes radicais e, em 1972, juntamente com outros cúmplices sequestrou um avião que ia de Detroit para Miami. O criminoso, que tinha 29 anos na época, teria entrado no avião disfarçado de pastor e teria usado uma identidade falsa.

Ao chegar a Miami, os criminosos exigiram um resgate de 1 milhão de dólares para libertar os 86 passageiros a bordo.

Após um agente do FBI ter entregue ao grupo um saco de 32 quilos contendo dinheiro, os passageiros foram libertados.

Os sequestradores forçaram de seguida o avião a seguir para Boston, onde um piloto foi trazido para o aparelho e o avião foi levado para a Argélia, onde os sequestradores queriam obter asilo político.

No país árabe, foram acolhidos pelo escritor e militante Eldridge Cleaver, integrante do grupo Panteras Negras, que estava refugiado na Argélia, já que o governo local dava apoio ao que entendia ser movimentos de libertação mundiais.

Após divergências com o governo argelino e por pressão dos Estados Unidos, o grupo foi forçado a entregar o dinheiro do resgate às autoridades argelinas, que o devolveram para os americanos. Eles foram detidos por um período e também tiveram negado o seu pedido por asilo político.

Os sequestradores acabaram por refugiar-se em França onde todos – à excepção de Wright – foram procurados, capturados e condenados em Paris em 1976.

Os agentes do FBI contavam com retratos que simulavam a aparência de Wright mais velho e monitorizavam contactos que ele poderia estar a fazer com a sua família.

As investigações levaram a diferentes endereços, entre eles, uma em Portugal. Com a ajuda das autoridades portuguesas, conseguiram, finalmente encontrar Wright.

O FBI aguarda agora a extradição de Wright.

Fonte: Diário Digital

+ sobre o tema

UA recompensa cientistas africanos

A União Africana (UA) identificou cinco cientistas africanos para...

A literatura engajada do Nobel de Literatura Wole Soyinka

Por: Nahima Maciel Wole Soyinka foi o primeiro e único...

Negros estrangeiros buscam Mama África paulistana

Segundo relatório da Polícia Federal de dezembro de 2013,...

para lembrar

Beyoncé dá destaque a designers de moda africanos

Na sua conta de Instagram, Queen Bey fez questão...

Charlotte, a primeira rainha da Inglaterra ‘descendente de africanos’

Muito antes do recém-nascido Archie, filho do príncipe Harry...

Nigerianos que fogem da violência na África do Sul começam a deixar o país

O primeiro dos voos programados para repatriar os 640...

Negros mexicanos: da libertação do país à invisibilidade social

Segundo a plataforma digital Slave Voyages, entre 1502 e...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

‘Fui um menino negro criado por avós supremacistas brancos que me ensinaram a saudação nazista’

Shane McCrae é um consagrado poeta norte-americano. Ele foi premiado diversas vezes, publicou uma dezena de livros e é professor de redação criativa da...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...
-+=