Ginasta americana rouba a cena imitando Beyoncé em torneio nos EUA

Sophina DeJesus venceu a competição e seu vídeo teve mais de 23 milhões visualizações

Em ano de olimpíada, é comum os olhos do mundo estarem atentos aos principais atletas do esporte, mas nos últimos dias quem roubou todas as atenções foi a ginasta Sophina DeJesus. A atleta de 21 anos venceu uma competição universitária de ginástica na Califórnia com uma coreografia ousada no solo. Sophina misturou a sequência de exercícios exigidos para a competição com passos de hip-hop que lembravam as danças da cantora Beyoncé em seus shows.

no O Globo

Pela performance, Sophina recebeu uma nota 9.925, apesar dos apelos do público que estenderam cartazes com a frase “10 perfeito”. Mas o sucesso foi muito além do ginásio da UCLA, em Los Angeles. O vídeo com o desempenho da atleta foi visto por mais de 23 milhões de pessoas na internet e foi compartilhado mais de 400 mil vezes.

– Eu amo dançar. Queria terminar a minha temporada com um estrondo – disse Sophina, entre entrevista ao “New York Times”. – Minha irmã, Savannah, é uma tremenda dançarina. Ela me ajudou com a coreografia e tornou tudo mais divertido – completou.

Com o desempenho de Sophina, a sua equipe da UCLA conseguiu derrotar a equipe de Utah por uma diferença de apenas 0.025 ponto (197.100 contra 197.075).

Realmente dançar não é um mistério para Sophina, que já foi atriz e bailarina profissional. Ela já trabalhou com a cantora Missy Elliot em um dos seus vídeos, participou de produções da Disney e da Broadway e participou de um programa da apresentadora Ellen DeGeneres.

Estudante de sociologia, Sophina, no entanto, dificilmente estará nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ela só fez parte da equipe de ginástica dos Estados Unidos em 2009.

Além disso, coreografias como a da ginasta dificilmente seriam vistas numa competição olímpica. Isso porque elas raramente são bem avaliadas em uma competição que costuma ter muitos juízes conservadores.

– O que é mais incrível em performances como a de Sophina é que elas trazem energia e vida não apenas para o público, mas para o resto do time que está assistindo. O único momento em que a coreografia na dança poderia prejudicar a nota seria se fosse inapropriada ou eles (os juízes) considerassem algo desleixado. Mas na maioria do tempo, dentro do entretenimento do exercício de solo, só ajuda no placar – disse Samantha Peszek, medalha de prata em Pequim-2008, e ex-colega de UCLA de Sophina.

– Mas em nível olímpico há mais necessidades em termos de movimentos e elementos no desempenho, então não haveria tempo suficiente para elaborar uma coreografia como a de Sophina. Além disso, juízes internacionais apreciam um estilo mais tradicional de coreografia no solo. Então, um exercício como esse nunca teria uma pontuação tão boa nestas competições – encerrou.

sophina2
Sophina vibra após a performance no exercício de solo -Foto: Reprodução/O Globo

+ sobre o tema

Heloisa Pires – O Pescador de histórias

As ilustrações de Élon Brasil O Pescador navega...

Heloisa Pires Lima – A criação literária como um fio condutor

No meu caso, a criação literária é um...

‘Lima Barreto, ao terceiro dia’ conta vida e obra do escritor

Com texto de Luiz Alberto e direção de...

Seleção exibirá faixa contra armas, drogas, violência e racismo em partidas

Faixa exibida pela Seleção Brasileira nos últimos jogos...

para lembrar

Funk ostentação é Hip Hop, mas o Hip Hop não é só isso

Branded Head, Hank Willis Thomas, 2003. O funk ostentação é...

Blocos afro completam 40 anos no carnaval de Salvador

  O batuque dos tambores, o colorido das fantasias, a...

10 inovações tecnológicas desenvolvidas na África

Apesar dos recursos limitados, a África passou a ter...

Morre o cantor Jair Rodrigues aos 75 anos

    Morreu o cantor Jair Rodrigues, aos 75 anos. De acordo...
spot_imgspot_img

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Beyoncé revela ter psoríase e fala sobre sua relação com o cabelo ao lançar linha de cosméticos

Beyoncé revelou em uma entrevista ter psoríase no couro cabeludo. Ela falou sobre o assunto em uma entrevista à revista "Essence", publicada no site no...

Beyoncé anuncia ‘Act 2’, do Renaissance, e lança duas músicas; ouça

Beyoncé anunciou, durante o Super Bowl, o "Act 2", do álbum "Renaissance". O lançamento será no dia 29 de março. Em vídeo nas redes sociais,...
-+=