Globalização Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá

Frases Milton Santos – fonte documentário  “Globalização Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá”
 
Por Solimar Carneiro
 
Paris, 1995:
“ … a clarevidência é uma virtude que se adquire pela intuição mas sobretudo pelo estudo e tentar ver a partir do presente o que se projeta no futuro.”
 
Bauru, 1997 : 
“… o consumo que é, hoje, o grande fundamentalismo. Esse sim, é que é o grande fundamentalismo…”
 
Rio de Janeiro, 1997 :
 “As técnicas são implantadas nas sociedades e nos territórios a partir de uma política. Hoje, a política das empresas globais. Amanhã, a partir da política de Estado, impulsionados pelas Nações.”
 
“Queria dizer em primeiro lugar que eu me considero um intelectual “out sider”, coisa que é raro no Brasil. Não pertenço a nenhum partido, não pertenço a nenhum grupo, inclusive grupo de intelectuais, não respondo a nenhum credo, não participo de qualquer militância…”
 
P: É difícil ser intelectual negro no Brasil?
 
“ Eu creio que é difícil ser negro e é difícil ser intelectual no Brasil. Essas duas coisas, juntas, dão o que dão, não é? É difícil ser negro porque, fora das situações de evidência, o cotidiano é muito pesado para os negros. É difícil ser intelectual porque não faz parte da cultura nacional ouvir tranquilamente uma palavra crítica”.
 
P: Por que a opção pela Geografia?
 
“Eu acho que foi a opção pelo movimento. O fato de eu ter  quando garoto me impressionado com essas populações que mudavam de lugar, que se transportavam de um lugar prá outro, acho que isso talvez tenha me dado a dimensão da disciplina.”
 
“E o meu gosto pela História, sobretudo pela História do presente, me levou também a valorizar todo o processo contraditório, de modo que não sendo um marxista ortodoxo – eu tenho medo disso, eu tenho medo dos marxistas ortodoxos; eu creio que toda doutrina que não se busca renovar, ela corre o risco de se tornar uma religião, um dogma, por conseguinte te emburrecer e não esclarecer – e desse modo eu me considero um marxista, ou se quiser, um “marxisante”.
 
P: Ainda hoje:
 
“Ainda hoje e, sobretudo hoje porque com a globalização, o que sobrou do socialismo fundado em realidades profundas, como no caso da China, por exemplo, o mundo ocidental”

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...