Governadores do Nordeste cobram de Dilma tratamento “diferenciado” à região

Por: Marina Novaes

Administradores de dez Estados se encontram hoje com a presidente em Sergipe

 

Em seu primeiro encontro oficial com Dilma Rousseff, que acontece nesta segunda-feira (21) em Aracaju (SE), os governadores do Nordeste esperam pedir à presidente mais investimentos federais nas áreas de saúde e de infraestrutura, além de um tratamento diferenciado à região. Dilma chegou à cidade por volta das 11h40, mas os governadores já estavam reunidos antes discutindo a pauta de reivindicações dos Estados.

Embora nem todos concordem com a recriação da CPMF (imposto para a área da saúde), a maioria dos governadores defendeu, logo na chegada ao fórum, que políticas públicas na área da saúde sejam colocadas em pauta pelo governo antes mesmo das reformas política e fiscal, como disse o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB).

– A reforma política e fiscal são questões importantes, mas a saúde é prioritária. Acho que é possível fazer essas reformas depois da discussão sobre investimentos em saúde. […] A CPMF não era um problema, mas ela foi desestruturada com o tempo.

Também demonstraram simpatia à criação de um novo tributo para a área da saúde os governadores Cid Gomes (PSB-CE) e Jaques Wagner (PT-BA), que engrossaram o coro por mais investimentos em infraestrutura.

O pedido de “mais investimentos” na região vai contra o anúncio do governo de enxugar em R$ 50 bilhões o Orçamento de 2011. Apesar do corte anunciado, todos os governadores disseram esperar que a região seja poupada, por uma questão de “justiça social”, como disse o tucano Teotônio Vilela, governador de Alagoas.

– Nós temos de combater a miséria e para o Nordeste se desenvolver mais, nós reivindicamos um tratamento diferenciado dos demais Estados do Brasil, uma vez que nas outras décadas ele ficou pra trás. O Nordeste se recuperou, nós estamos crescendo acima da média em relação às outras regiões, mas agora precisamos de investimentos para continuar a crescer.

O encontro com a presidente Dilma será a portas fechadas. No final da tarde, porém, os governadores e a presidente vão divulgar uma carta com os compromissos firmados entre União e Estados.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...