Governadores do Nordeste cobram de Dilma tratamento “diferenciado” à região

Por: Marina Novaes

Administradores de dez Estados se encontram hoje com a presidente em Sergipe

 

Em seu primeiro encontro oficial com Dilma Rousseff, que acontece nesta segunda-feira (21) em Aracaju (SE), os governadores do Nordeste esperam pedir à presidente mais investimentos federais nas áreas de saúde e de infraestrutura, além de um tratamento diferenciado à região. Dilma chegou à cidade por volta das 11h40, mas os governadores já estavam reunidos antes discutindo a pauta de reivindicações dos Estados.

Embora nem todos concordem com a recriação da CPMF (imposto para a área da saúde), a maioria dos governadores defendeu, logo na chegada ao fórum, que políticas públicas na área da saúde sejam colocadas em pauta pelo governo antes mesmo das reformas política e fiscal, como disse o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB).

– A reforma política e fiscal são questões importantes, mas a saúde é prioritária. Acho que é possível fazer essas reformas depois da discussão sobre investimentos em saúde. […] A CPMF não era um problema, mas ela foi desestruturada com o tempo.

Também demonstraram simpatia à criação de um novo tributo para a área da saúde os governadores Cid Gomes (PSB-CE) e Jaques Wagner (PT-BA), que engrossaram o coro por mais investimentos em infraestrutura.

O pedido de “mais investimentos” na região vai contra o anúncio do governo de enxugar em R$ 50 bilhões o Orçamento de 2011. Apesar do corte anunciado, todos os governadores disseram esperar que a região seja poupada, por uma questão de “justiça social”, como disse o tucano Teotônio Vilela, governador de Alagoas.

– Nós temos de combater a miséria e para o Nordeste se desenvolver mais, nós reivindicamos um tratamento diferenciado dos demais Estados do Brasil, uma vez que nas outras décadas ele ficou pra trás. O Nordeste se recuperou, nós estamos crescendo acima da média em relação às outras regiões, mas agora precisamos de investimentos para continuar a crescer.

O encontro com a presidente Dilma será a portas fechadas. No final da tarde, porém, os governadores e a presidente vão divulgar uma carta com os compromissos firmados entre União e Estados.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Carta à hebraica

Ter recebido palestrantes de esquerda não é desculpa para...

Sakamoto – Mesmo com proteção, ativista diz que será assassinada

Leonardo Sakamoto A repórter Ana Aranha foi ao Sul...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=