Governadores do Nordeste cobram de Dilma tratamento “diferenciado” à região

Por: Marina Novaes

Administradores de dez Estados se encontram hoje com a presidente em Sergipe

 

Em seu primeiro encontro oficial com Dilma Rousseff, que acontece nesta segunda-feira (21) em Aracaju (SE), os governadores do Nordeste esperam pedir à presidente mais investimentos federais nas áreas de saúde e de infraestrutura, além de um tratamento diferenciado à região. Dilma chegou à cidade por volta das 11h40, mas os governadores já estavam reunidos antes discutindo a pauta de reivindicações dos Estados.

Embora nem todos concordem com a recriação da CPMF (imposto para a área da saúde), a maioria dos governadores defendeu, logo na chegada ao fórum, que políticas públicas na área da saúde sejam colocadas em pauta pelo governo antes mesmo das reformas política e fiscal, como disse o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB).

– A reforma política e fiscal são questões importantes, mas a saúde é prioritária. Acho que é possível fazer essas reformas depois da discussão sobre investimentos em saúde. […] A CPMF não era um problema, mas ela foi desestruturada com o tempo.

Também demonstraram simpatia à criação de um novo tributo para a área da saúde os governadores Cid Gomes (PSB-CE) e Jaques Wagner (PT-BA), que engrossaram o coro por mais investimentos em infraestrutura.

O pedido de “mais investimentos” na região vai contra o anúncio do governo de enxugar em R$ 50 bilhões o Orçamento de 2011. Apesar do corte anunciado, todos os governadores disseram esperar que a região seja poupada, por uma questão de “justiça social”, como disse o tucano Teotônio Vilela, governador de Alagoas.

– Nós temos de combater a miséria e para o Nordeste se desenvolver mais, nós reivindicamos um tratamento diferenciado dos demais Estados do Brasil, uma vez que nas outras décadas ele ficou pra trás. O Nordeste se recuperou, nós estamos crescendo acima da média em relação às outras regiões, mas agora precisamos de investimentos para continuar a crescer.

O encontro com a presidente Dilma será a portas fechadas. No final da tarde, porém, os governadores e a presidente vão divulgar uma carta com os compromissos firmados entre União e Estados.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Musk sugere anistia para policial que matou George Floyd

O bilionário Elon Musk sugeriu repesar a condenação da...

Redução da jornada de trabalho ajudaria quebrar armadilha da baixa produtividade?

Exemplos de países desenvolvidos não dizem muito sobre qual seria...

A escalada das denúncias de quem trabalha sob calor extremo: ‘Imagina como ficam os trabalhadores soldando tanques’

Na segunda-feira (17/2), enquanto os termômetros de São Paulo batiam...

Governo divulga ações para lideranças religiosas de matriz africana

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) apresentou para lideranças...

para lembrar

Sob Obama, 3/4 dos latinos aprovam EUA

Por: FLÁVIA MARREIRO Pesquisa do Latinobarómetro indica que opinião positiva...

Desafinando o coro dos contentes – Por: Fernanda Pompeu

1964 + 50Histórias de pessoas de carne e osso...

Pesquisa revela que 89,2% dos desempregados da RMS são negros

Fonte: Correio da Bahia - Em 2008, os negros...

Serra no JN: Fiquei com vontade de pagar pedágios federais

Por Luiz Carlos Azenha José Serra deu uma excelente entrevista...

O Congo está em guerra, e seu celular tem a ver com isso

A Guerra do Congo é o conflito mais mortal desde a Segunda Guerra Mundial, mas recebe bem menos atenção do que deveria —especialmente se comparada às guerras...

Debate da escala 6X1 reflete o trabalho em um país de herança escravista

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (25), o texto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que quer colocar fim à...

Não há racismo estrutural, e discriminação afeta brancos, diz governo Trump

O governo de Donald Trump considera que não existe racismo estrutural nos EUA e alerta que a discriminação é, de fato, cometida contra brancos. Numa carta escrita no dia...
-+=