Governo amplia medicamentos a todas as pessoas com HIV

São Paulo – O Ministério de Saúde anunciou hoje (1°), Dia Mundial de Luta contra a Aids, mudanças no atendimento a pessoas portadoras do HIV. A partir de agora, assim que a pessoa for diagnosticada com o vírus, ela receberá o tratamento imediato na rede pública.

O protocolo que era usado pelo SUS não previa o uso de medicamentos a partir do momento que a pessoa contraía o vírus. As drogas só eram ofertadas ao paciente que desenvolvia a Aids e tinha menos de 500 CD4 (células de defesa do organismo) por milímetro cúbico de sangue.

A medida tem o objetivo de reduzir as possibilidades de transmissão e oferecer melhor qualidade de vida ao paciente, que será tratado com antirretrovirais, explicou o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa.

Segundo Barbosa, o tratamento reduz a carga viral e diminui a propagação do HIV. A estimativa é incluir mais 100 mil pessoas no tratamento, em 2014, com a mudança de protocolo. Desde o início da oferta de antirretrovirais pelo sistema de saúde, há 17 anos, 313 mil pessoas foram atendidas. “Esse novo protocolo clínico mudará a história da epidemia da aids no Brasil”, disse o secretário, sobre a mudança no tratamento.

O Ministério da Saúde também anunciou hoje, no Rio, que começa a estudar a ampliação da profilaxia contra a doença na rede básica de saúde. A meta é oferecer medicamento de prevenção, que deve ser tomado em 72 horas após a provável exposição ao HIV.

Durante evento com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no Parque Madureira, na zona norte da cidade, a prefeitura informou que a estátua do Cristo Redentor será iluminada hoje de vermelho, para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Dilma
A presidenta Dilma Rousseff escreveu hoje (1º) em sua conta no Twitter que o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado neste domingo, é uma data para reforçar a solidariedade com as pessoas infectadas pelo HIV. Dilma observou que o Ministério da Saúde está lançando campanha para disseminar os testes gratuitos e rápidos que detectam a presença do vírus no organismo.

“Quem descobre o vírus da aids a tempo de se cuidar pode viver com mais qualidade”, escreveu a presidenta, acrescentando que não se brinca com o vírus HIV e que o governo está avançando no protocolo para dar início ao tratamento assim que seja confirmada a presença do vírus. “Vários estudos demonstraram que o uso precoce de antirretrovirais reduz em 96% a taxa de transmissão do HIV”.

Fonte: Rede Brasil Atual

+ sobre o tema

Raça: Um filme sobre igualdade

  Leia Também: Afrobrasileiros e suas lutas...

Mulher ganha indenização de R$ 22 mil por assédio moral em Santos, SP

Mulher era obrigada a almoçar em pé e foi...

A hipocrisia e a sexualidade da mulher negra

Bonde das Maravilhas, a sexualidade da mulher negra e...

para lembrar

Remédios contra Aids prolongam vida, mas ainda causam graves efeitos colaterais

Dificuldade de viver com a doença é ignorada pela...

Candidatos precisam saber a diferença entre “aborto” e “direito ao aborto”

 Eduardo Campos, pré-candidato à Presidência da República pelo PSB,...

A saúde privada oferece assistência de qualidade?

Nota do Brasil Debate A saúde, direito social garantido pelo artigo...

Pobres demais para interessarem ao mercado?

Quatro mil mortos, sobretudo na Guiné, Serra Leoa e...
spot_imgspot_img

Os alisadores de cabelo que levaram consumidores a processar empresas nos EUA

O relaxamento capilar existe há mais de 100 anos. Em questão de minutos, produtos químicos são capazes de alisar cabelos crespos ou cacheados. Mas agora...

Processo Seletivo para curso de formação de adolescentes e jovens promotores de saúde -RAP da Saúde

A OSS Viva Rio em conjunto com a Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) torna público o processo seletivosimplificado...

Governo criará coordenação de saúde da população negra

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, adiantou nesta quinta-feira (16) que o governo anunciará novas medidas de combate à desigualdade racial no próximo...
-+=