Governo boliviano processa três veículos de imprensa por ‘incitar racismo’ ao noticiar discurso do presidente do país

Por Silvia Higuera

Dois jornais e uma agência de notícias da Bolívia enfrentam um processo pela “divulgação e incitação ao racismo ou à discriminação”. A agência que produziu matéria divulgada pelos diários alega que simplesmente noticiou as palavras do presidente Evo Morales em um discurso, explicou o portal La Razón.

O vice-ministro de Governo, Javier Balvidieso, disse ao La Razón que a Agência de Notícias Fides (AF) e os jornais Página Siete e El Diario publicaram uma matéria que “não reflete o verdadeiro discurso” do presidente, no dia 15 de agosto, no sítio arqueológico de Tiwanaku.

A polêmica se iniciou há alguns dias, quando o presidente anunciou a intenção de processar a agência por supostas calúnias. Os dois jornais também estão sendo processados por reproduzirem a matéria da ANF.

O secretário executivo da Confederação Sindical de Trabalhadores da Imprensa da Bolívia (Cstpb), Ramiro Echazú, ofereceu apoio aos veículos processados, segundo o El Diario.

Uma das razões da polêmica é a chamada Lei Contra o Racismo e Toda Forma de Discriminação, promulgada em outubro de 2010. Para a Repórteres Sem Fronteiras, certas cláusulas foram mal formuladas, segundo as quais seriam possível responsabilizar a imprensa por declarações racistas ou discriminatórias. Embora uma regulamentação tenha acabado com a ambiguidade, o processo “nos remete aos defeitos iniciais de uma legislação que, em si, tem toda a razão de ser”, destacou a organização.

 

 

Fonte: Blog JORNALISMO NAS AMERICAS

+ sobre o tema

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=