Governo de Pernambuco prestigia os 5 Dias de Ativismo Contra o Racismo e Outras Formas de Discriminações, idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas,em Alagoas.

Os 5 Dias de Ativismo Contra o Racismo e Outras Formas de Discriminações, em Alagoas, uma ação inédita do Instituto Raízes de Áfricas nasce com o objetivo de dar visibilidade ao 21 de março- Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial,como criar espaços de multiplicação de informações e ações sobre o racismo, feminicidio de pret@s, genocídio e outras formas de discriminação , além da interlocução entre diversos atores.

Por Arísia Barros Do Cada Minuto

Foto: Reprodução/Cada Minuto

Os 5 Dias onta com diversos parceiros, dentre eles, o Governo de Pernambuco: “Trazer o meio ambiente, através  da leitura  dos quilombos  para 5 Dias de Ativismo Contra o Racismo e Outras Formas de Discriminações, em Alagoas , a convite do Instituto Raízes de Áfricas é de suma importância, porque dá  sustentabilidade às lutas comuns de Pernambuco e Alagoas na busca de soluções contra o racismo.

A gerente de programa de Programas para comunidades Tradicionais do Estado de Pernambuco,Maria Bernadete Lopes da Silva, representa a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), como o Estado de Pernambuco, nesse ato de grande importância- afirmou o secretário daSecretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas)- afirmou o secretário,  Carlos André Cavalcante

A psicóloga,  Bernadete Lopes  que especialista em comunidades tradicionais, Membro da comissão Especial de Direitos Humanos  da OAB é uma das palestrantes do  O I Congresso Internacional de Culturas Negras “O Quilombismo de Abdias Nascimento e a Serra da Barriga, como expressão política de liberdade nas Américas” , que acontece dia 20 de março das 8 as 18h, na Sala Ponta Verde, Centro de Convenções.

O espaço será destinado ao intercâmbio de idéias reafirmando como as concepções de gênero são construídas articuladas às de raça.

O tema norteador será sobre “Afrocentricidade e Quilombismo,Saberes e Fazeres.”

Os 5 Dias de Ativismo Contra o Racismo e Outras Formas de Discriminações

Idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, com o apoio do Governo do Estado de Alagoas, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, SEBRAE, Livrarias Paulinas, os 5 Dias de Ativismo Contra o Racismo e Outras Formas de Discriminações tem um cronograma de ações:

19/03- Reuniões internas

20/03- O I Congresso Internacional de Culturas Negras,,das 8 as 18h, na Sala Ponta Verde, Centro de Convenções,

21/03- Aposição da placa no Espaço Abdias Nascimento 10h,na Serra da Barriga, em União dos Palmares e recepção da Prefeitura de União dos Palmares.

22/03- Ayê -Diálogo Preto: Entre os Saberes e os Fazeres na implementação das Políticas  para a igualdade racial, 10h-  Ministério Público Estadual.

23/03- Reuniões internas

Os 5 Dias de Ativismo Contra o Racismo e Outras Formas de Discriminações representa, sobretudo, a criação  espaço de  infinitas oportunidades de multiplicação de informações e ações sobre o racismo, feminicidio de pret@s, genocídio e outras formas de discriminação , além da interlocução entre diversos atores.

Mais informações: 98827-3656

+ sobre o tema

O lado sujo da Ciência e a consolidação do Racismo Científico

A animalização do diferente foi uma prática bastante comum...

RJ: Apenas 244 processos de racismo chegaram ao fim em 30 anos

Na média, os números apontam que foram julgado oito...

Paris tem dia de protestos contra racismo após insultos a ministra

Partido Socialista e movimento dos imigrantes sem documentos organizaram...

Geledés manifesta repúdio ao caso de racismo contra Egbom Lindinalva Barbosa

Na madrugada de segunda-feira (9), Lindinalva Barbosa, Omorixá Oyá...

para lembrar

As pessoas se incomodam – Por: Edson Lopes Cardoso

Para a atriz Fernanda Montenegro, em entrevista no domingo...

Rafael Braga é vítima de seletividade racial e estrutural do sistema de Justiça

Prática de forjar provas é corrente nas polícias, diz...

Mulher denuncia racismo após ser acusada de furto em shopping de São Paulo

A servidora pública Érica Scheila Rodrigues de Carvalho, de...
spot_imgspot_img

Assassinatos de jovens negros por polícia serão denunciados em fórum da ONU

Entre 14 e 17 de abril, acontece na sede da ONU, em Nova York, a 4ª edição do Fórum Permanente de Afrodescendentes, com o...

Senegaleses protestam em SP pelo assassinato de ambulante: ‘Não foi uma fatalidade’

Centenas de pessoas caminharam pelo centro de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (14), exigindo justiça para o senegalês Ngange Mbaye, mais uma vítima da...

‘Não é caso isolado’: as reações no Senegal a morte de imigrante em operação policial em SP

A morte do ambulante senegalês Ngagne Mbaye durante uma operação policial no centro de São Paulo na sexta-feira (11/04) gerou grande indignação e cobranças por justiça...
-+=