Governo do DF cede terreno para construção de Museu Afro

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinaram hoje (22) documento transferindo para o Ministério da Cultura o terreno onde será construído o Museu Nacional da Memória Afrodescendente. A cerimônia, com a presença da presidenta da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Maruska Lima de Sousa Holanda, ocorreu às 16h, no Palácio do Buriti.

O terreno cedido está localizado às margens do Lago Paranoá e abrigará o complexo do Parque Nelson Mandela, onde será construído o museu, que deverá ser um centro de referência da cultura negra. A ideia é que seja um espaço moderno tecnologicamente, permitindo que as pessoas possam interagir e fazer pesquisas, além de conhecer a trajetória dos povos afrodescendentes no Brasil.

Conforme Marta Suplicy, a importância de um museu de afrodescendência é o resgate da história do país. “Todos os brasileiros têm uma identidade negra e isso não é suficientemente exposto. Temos de resgatar a história e a autoestima da construção do Brasil por mãos negras. É o que queremos com o museu, localizado em terreno cedido pela Terracap”, ressaltou a ministra.

Para Agnelo Queiroz, o museu agregará, além da cultura negra, o turismo na cidade. “É um complexo da cultura negra em Brasília, mas simbolizando o Brasil. O museu associa o resgate da memória afrodescendente no Brasil. É a história que passa a ser contada a partir da instalação. Ele ajudará o o turismo da cidade, que é referência arquitetônica no mundo”, salientou o governador.

O próximo passo é a contratação do Instituto de Arquitetos do Brasil no Distrito Federal para realização de concurso internacional para escolha do projeto de arquitetura. Segundo Marta Suplicy, o valor da obra só será conhecido depois da escolha do projeto. A Fundação Cultural Palmares será a administradora da nova instituição.

 

 

Fonte: Agência Brasil 

+ sobre o tema

Heloisa Pires – O Pescador de histórias

As ilustrações de Élon Brasil O Pescador navega...

Heloisa Pires Lima – A criação literária como um fio condutor

No meu caso, a criação literária é um...

‘Lima Barreto, ao terceiro dia’ conta vida e obra do escritor

Com texto de Luiz Alberto e direção de...

Seleção exibirá faixa contra armas, drogas, violência e racismo em partidas

Faixa exibida pela Seleção Brasileira nos últimos jogos...

para lembrar

spot_imgspot_img

Museu chileno é referência em memória e Direitos Humanos

Os 50 anos do golpe militar no Chile é um momento de reflexão sobre os riscos e ameaças que ainda pairam sobre a democracia...

Museu de Londres vai devolver 72 objetos saqueados da Nigéria no século 19

Um museu em Londres anunciou que devolverá à Nigéria artefatos saqueados no século 19, ainda durante a época do Reino de Benin. O Museu Horniman...

25 museus virtuais para visitar a partir do sofá

Em virtude das últimas notícias sobre o coronavírus, ficar em casa é a melhor opção. Ocupa o teu tempo com uma visita a estes...
-+=