Primeiro curso de formação em Comunicação Alternativa e Produção de Conteúdo de África Contemporânea

Jornalistas, escritores e aspirantes apaixonados por África: O Afreaka abre vagas para o Primeiro curso de formação em Comunicação Alternativa  e Produção de Conteúdo de África Contemporânea. Serão quatro encontros, sempre às segundas, realizados entre o dia 17 de Novembro e 08 de Dezembro.

*Afreakas via Guest Post para o Portal Geledés

O curso é gratuito e serão selecionados 20 participantes. O objetivo é, ao trazer exemplos de uma África pouco conhecida no Brasil, fora dos clichês da mídia, discutir não apenas o continente africano, mas, sobretudo, a sua produção cultural e intelectual, o enxergando como um espaço ativo, protagonista. Ao desconstruir a imagem estereótipo do continente, rompe-se um fluxo de informação negativa que permeia o conteúdo hoje disposto em parte das redes de ensino e das grandes mídias brasileiras.

Além disso, o curso também terá foco na produção de conteúdo para comunicação alternativa, construindo novas formas de abordagens de pautas, temas e pesquisa para discutir África e Diáspora. Durante o curso, cada aluno irá desenvolver com o acompanhamento dos professores, quatros notas para internet, que serão publicadas no site Afreaka.

afreaka3

 

Confira o cronograma:

Dia 1: Formação em Cultura Africana e África Contemporânea

Os fundadores do Afreaka, a jornalista Flora Pereira da Silva e o designer Natan Aquino dividem com o público suas experiências durante a estadia em África, para que a partir disso os alunos entendam este outro lado da história, muito menos abordado: uma África proativa, inovadora, positiva e que, ao nos indicar muitos exemplos a serem seguidos, quebram uma linha pejorativa atribuída a cultura africana e afro-brasileira.
Exercício: Elaboração de Pautas

Dia 2: Mídia Alternativa e Comunicação para o Desenvolvimento.

Aqui, será aberto um espaço para debate sobre os dois temas. Começando por entender o que é a Mídia Alternativa, pensando em como e onde se dá o processo de ruptura das versões tradicionais, vamos discutir onde encontrar os laboratórios de novas formas, qual a sua importância e qual é o seu papel no jornalismo contemporâneo. Para trazer o caso do Afreaka para dentro do tema, vamos então falar sobre o papel da Comunicação para o Desenvolvimento, uma abordagem que pensa em como se comunicar para o desenvolvimento social. Qual é o recorte dessa abordagem? Como ela acontece e como a trouxemos para o projeto?
Exercício: Escolha de Pauta para trabalhar a ideia de comunicação para o desenvolvimento no texto + produção de texto

Dia 3: África no texto
Como elaborar um texto de jornalismo para internet fugindo dos estereótipos e clichês? Vamos apresentar uma série de ferramentas necessárias para um texto bem sucedido. Tal como dicas de produção, entrevista, estrutura, escolha de pauta, apuração, compartilhamento de ideias, abordagem do tema, jornalismo de viagem, divulgação em mídias sociais, edição, escolha de fontes, relacionamento com o entrevistado, estilo de texto e por aí vai.
Exercício: Produção de texto

afreaka4

Dia 4: África na Prática

Na quarta e última data do curso apresentaremos as ferramentas de comunicação. Ao decorrer dos encontros o intuito é casar o debate sobre ferramentas modernas com a necessidade de acabar de vez com o desconhecimento e indiferença sobre a cultura africana e afro-brasileira. Tudo isso permeado com algumas dinâmicas de Comunicação para o Desenvolvimento. Vamos brincar com algumas metodologias que aquecem a mente e o corpo e viabilizam a comunicação e integração do grupo.

afreaka5

Exercício: Aqui convidamos todos os participantes a colocarem a mão na massa e focar em suas produções textuais.

Inscrição: Para inscrição mande um e-mail para [email protected] com seu currículo, um texto de seu portfólio e uma breve carta de apresentação, explicando o porquê gostaria de fazer parte do curso e como a sua participação poderia colaborar com o Projeto Afreaka.

Seleção: A Seleção para as 20 vagas será feita por análise de currículo, texto e entrevista. Dica? Disponibilidade, compromisso e interesse são os requisitos principais.

Datas: 17 e 24 de Novembro, 01 e 08 de Dezembro.

Horário: 15h às 17h horas.

Local:
Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade

Rua Dr. Bráulio Gomes, 125/139 – Centro

 

 

+ sobre o tema

Gilberto Gil recebe Grand Prix Sacem 2013 em Paris

Artista na categoria Musiques du Monde (Músicas do...

Camila Pitanga, após separação, mostra alegria em passeio com a filha

Fim da união da atriz Camila Pitanga com o...

Dança, debate e muito mais na Semana Africana

Dentro da VI Semana da Cultura Africana, coordenada...

para lembrar

Uma relação desigual

Em Making Samba, o historiador Marc Hertzman põe em...

Maio chega ao fim. E a Cultura Negra…

Por: Nei Lopes Criado por Abdias do Nascimento, o Ipeafro – Instituto...

Maior shopping dos EUA contrata Papai Noel negro pela primeira vez

A magia é para todos e, claro, não tem...

Naná Vasconcelo é o mais novo doutor Honoris Causa da UFRPE

Eis o mais novo doutor Honoris Causa da Universidade...
spot_imgspot_img

Série documenta marcos históricos da identidade africana e da luta antirracista no Brasil

A série "Sankofa - A África que Te Habita" (Trailer) retorna às telas em 2025 para a segunda temporada “Sankofa - A África que Habita o...

Liniker volta ao Rio com show do aclamado álbum “Caju”

O primeiro show de 2025 da Liniker na cidade do Rio de Janeiro já tem data para acontecer: é em 12 de abril, na Marina da...

Com samba ‘Mais feliz’, Fabiana Cozza lança 10º álbum em setembro de 2025

Samba de Toninho Geraes e Paulinho Resende apresentado há 18 anos como música-título do álbum lançado pelo cantor Marquinho Sathan em 2006, Mais feliz ganha registro...
-+=