Governo dos EUA lança edital para financiar projetos sociais de promoção de igualdade racial no Brasil

(Centro) Thomas Shannon,Embaixador dos EUA no Brasil; Susane Worcman, Vice-Presidente da BrazilFoundation; Dennis Hearne, Cônsul Geral dos EUA no Rio de Janeiro; (à esquerda) Humberto Adami, Ouvidor da SEPPIR e Amy Kirschenbaum, representante para assuntos brasileiros da Fundação Interamericana; (à direita) ex-Presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social) Edmar Bacha. (Foto: USConGen-RJ) (Fotos do evento no Flickr) (Assista o vídeo)

Rio de Janeiro – O Governo dos Estados Unidos, em parceria com a BrazilFoundation e com apoio do Governo do Brasil através da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), lançou no dia 29 de novembro de 2010 o edital para a seleção de projetos sociais que serão apoiados pelo Plano de Ação Conjunto Brasil-Estados Unidos para a Promoção da Igualdade Racial e Étnica (JAPER). O evento teve lugar no Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro.

A seleção de projetos sociais é aberta a organizações da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, com foco na promoção da igualdade racial e étnica, através da educação e da cultura. Três áreas principais serão contempladas: a educação voltada à inclusão racial; o acesso à justiça; e a promoção da equidade étnica e racial na mídia. Cada projeto selecionado receberá do Governo dos EUA financiamento de até R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais), e deverá ter duração de um ano. Os projetos deverão ser encaminhados ao escritório da BrazilFoundation no Rio de Janeiro, com data de postagem no correio até o dia 31 de janeiro de 2011. A divulgação dos projetos pré-selecionados será feita na página da BrazilFoundation, em 11 de abril de 2011.

O lançamento contou com a presença do Embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, do Cônsul Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Dennis Hearne, da Conselheira para Assuntos de Imprensa, Educação e Cultura da Embaixada dos EUA em Brasília, Adele Ruppe, do Ouvidor da SEPPIR, Humberto Adami, da Vice-Presidente da BrazilFoundation, Susane Worcman, e da Representante para Assuntos Brasileiros da Fundação Interamericana, Amy Kirschenbaum. Após a apresentação oficial do edital, as autoridades responderam às perguntas da imprensa e de outros convidados.

“É uma nova etapa da diplomacia: a diplomacia social, na qual a própria sociedade aponta suas necessidades, e não os governos”, disse o Embaixador Shannon durante o evento. “É também uma tentativa de as duas maiores democracias do continente entenderem melhor como solucionar os problemas gerados pela escravidão”, concluiu. Representantes do governo, do setor privado e da sociedade civil, jornalistas e acadêmicos compareceram ao evento, dentre os quais o ex-Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Edmar Bacha, o Coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Medeiros, o Presidente do Centro de Articulação das Populações Marginalizadas (CEAP), Ivanir dos Santos, o Diretor Executivo da Incubadora Afro-Brasileira, Giovanni Harvey, e a Profa. Angela Paiva, Diretora do Departamento de Sociologia e Política da Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A cerimônia contou também com a participação especial de jovens músicos do Grupo de Cordas da Grota, uma iniciativa sócio-cultural que atende a mais de 250 crianças e jovens de áreas carentes de Niterói, como Badu, Sapê and Rio do Ouro. Durante o evento, quatro músicos do grupo tocaram diversas peças musicais, dos clássicos Mozart e Villa-Lobos ao pop americano e brasileiro de Luiz Gonzaga e Lady Gaga.

Assinado em março de 2008, o Plano de Ação Conjunto Brasil-Estados Unidos para a Promoção da Igualdade Racial e Étnica (JAPER) reconhece que os dois países são democracias multiétnicas e multiraciais, cujos laços de amizade são fortalecidos através de experiências participativas. O JAPER desenvolve estruturas de colabortação bilateral para eliminar a discriminação e promover a igualdade de oportunidades em ambos os países.

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

Pra cima com o esforço, moçada

Não sei em qual momento a ideia do esforço...

Proposta sobre ‘cura gay’ é aprovada em comissão presidida por Feliciano

Sob o comando do deputado federal Marco Feliciano...

SPM prorroga, até 30/8, inscrições para o Pró-Equidade de Gênero e Raça

Empresas e instituições privadas e públicas que promovem...

O Movimento Negro e o Pacto Nacional – por Sérgio São Bernardo

A presidenta Dilma anunciou medidas de peso em...

para lembrar

Para comunidade quilombola, trabalhar significa ficar longe da família

por Júlia Dias Carneiro Adelvan da Paixão, de 30...

Militantes do Educafro fazem greve de fome em frente ao Palácio do Planalto

Yara Aquino   Brasília - Cinco militantes do Educafro,...

Cúpula dos Povos: afro-religiosos debaterão justiça ambiental

  No mesmo período em que o Rio...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=