O Rio de Janeiro em Chamas quando não é a chuva e a bala atravessando o peito dos “Falcões”

Por: Deise Benedito

“Tiros, gritaria, engarrafamento de trânsito, comércio fechado, transporte público assaltado e queimado, lampiões quebrados à pedradas, destruição de fachadas dos edifícios públicos e privados, árvores derrubadas: o povo do Rio de Janeiro se revolta contra o projeto de vacinação obrigatório proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz” Gazeta de Noticias- 14 de novembro de 1904

Se no o inicio do século XX , a cidade do Rio de Janerio era a capital da República, apesar de possuir belos palacetes e casarões, tinha graves problemas urbanos.Qualquer semelhança com a atualidade não é mera coincidência tais como: rede insuficiente de agua e esgoto , coleta de lixo em algumas regiões inexistem e em outras é precária e os cortiços super povoados se transformaram depois que o lixo humano foi varrido para os cantos tornou os morros super povoados, conhecido como crescimento desordenado.

Nesse ambiente onde o teto de zinco segurado por pedregulhos, pedaços de pau, ausência de espaço físico, deu-se início a proliferação de inúmeras atividades, como o samba,jongo, terreiros de umbanda e camdomblé, associação de moradores, visando a melhoria da cidadania ultrajada.

E por outro lado nos final dos anos 70 inicia-se e alastra sobreturdo a grande ipidemia que é o tráfico de drogas. E as truculentas ações da polícia, como sempre tendo como alvo os jovens negros de cabelos black power, sempre abordados como suspeitos de estarem levando “tóxico” nos cabelos.

 O tráfico de drogas cresce, têm o apoio e a conivência das “Polícias” e de outros seguimentos “Politicos” que os sustentam e passam a se sustentar, sem contar com a exeperiência de quem têm experiência, geralmente sempre digo a tradição no Tráfico de Carne Africana importada forçosamente do Continente Africano que se perpetuou mesmo quando da proíbição do ´tráfico de escravos mostra a habilidade de setores que sempre se mantiveram nas Oligarquias. Posando sempre de mais conservadores na manutenção do controle de corpos bem como o controle e a vigilância destes corpos.

O Tráfico amplia suas ramificações, não é apenas o fortalecimento das facções Comando Vermelho, Falange Vermelha, Os produtores de cinema brasileiro descobriam novo caminho do sucesso o filme “Lúcio Flávio- Passageiro da Agonia. Que esteirou em 1977 que foi baseado no surgimento da Organização nos anos 60 batizada pela crônica policial brasileira como Esquadrão da Morte, que passa a combater o crime à margem da lei. nos anos 80 ganharam espaço nos seriados como “Bandidos da Falange” na rede Globo de Televisão, baseados na trajetória da Falange Vermelha: “As origens”, que se desenrola em 1975; “A organização”, em 1977; “Lutas internas”, em 1979; e “A queda”, em 1981 escrita por Aguinaldo Silva utilizou sua experiência de 10 anos como repórter policial para escrever a trama de Bandidos da Falange. Ambientada na Baixada Fluminense e na Zona Sul do Rio de Janeiro, a história conta o surgimento de uma organização criminosa, a Falange Vermelha nestes programas o pano de fundo sempre foi a violência, assassinatos,chacinas envolvendo o tráfico de drogas na região mais carente e pobre do Rio de Janeiro.

Assim, como tudo se moderniza as ações do crime organizado tambem se organizam, antes os pequenos assaltos a bancos, ganham agora reguintes em grandes ações que envolvem principalmente uma logistica que envolve também a aquisição de novos materiais belicos. O crime no paralelo vende a proteção, oferece os serviços que o Estado não oferece, garante a “segurança” em troca do silêncio, passa ditar as suas próprias leis, através de seus “tribunais” no processo do justiçamento amplamente divulgado pela novela da TV Record ‘Vidas opostas’ em 2007 recria a realidade.

Todo mundo se identificou com o máximo de realidade abordado. A novela mostrou a favela, a barra-pesada a ação dos narcotraficantes tendo como Jackson interpretado pelo ator Heitor Martinez que é um dos chefes do morro que faz os “Justiçamentos” , mostra as pessoas aterrorizadas com a violência até mesmo dentro das favelas, já que o medo vem de todos os lados, assim como a luta para a sobrevivência em uma relação atribulada que reúne muitas cenas de ação, violência e criminalidade.

Está é a grande realidade e nós últimos 5 anos com a invasão da milicia, que oferece proteção a troco de “pedágios” no gáz, luz, agua, e outros serviços prestados para “comunidade”.

Mas o que está realmente acontecendo? O Rio está em chamas, como eu disse anteriormente e por outras vezes o Crime Organizado é Organizado por que em “entende de estrátégias de guerra” logista de vendas não só de drogas, hoje o crime organizado ampliou-se está nas “Lotações” nos “Postos de Gazolina” no “Roubo a Cargas” e no tráfico de pessoas.

No que se refere a as ações do RJ, da onde vieram os fuzis, como so fuzis, chegaram nos morros? Como chegam nos morros granadas? Como os jovens “soldados do morro” aprenderam a manusear os “fuzis”, haja vista que são de alta complexibilidade . Qual é a procedência israelense? Ou por ventura são compradas no Supermercado Sendas??? Na tendinha da esquina. uu na feirinha da Pavuna?

As ações de combate ao crime organizado, ao Tráfico de Drogas devem ser mais consistentes, é necessário ter-se objetivos bem claros nas ações, ora se você impede que eles vendam as drogas eles vão reagir. Agora. Como esta droga chega no morro? Como eles conseguem ter seus laborátorios no morro? Até hospitais de “Campana”? quem ensina a tirar balas? Costurar? Ministrar a aplicação de medicamentos? Onde eles adiquirem conhecimentos para ações que envolvam a necessidade de se atender em 1os socorros, sem te que ir ao hospital e evitar de chamar a ação da polícia?

Ora!, se realmente se quer combater o Tráfico deve-se combater todas as formas que eles se organizam. Quem é o responsável pela entrada de armas no Brasil? Qual é o orgão responsável? Quais são as formas mais efetivas de se combater o Trafíco de Armas para o Brasil? Se formos a fundo não ficaremos surpresos com as descobertas.

Se de um lado temos um arsenal de guerra, nos morros é por que alguém ou várias pessoas foram “coniventes” “com a entrada de tais “instrumentos de trabalho”.Quem comprou? Quanto Pagou? Quem Vendeu? Quem é organizado para o crime ser Organizado?

O tráfico dá $$$$$ com as UPPs, fica díficil de circular as drogas, os négocios ficam prejudicados, a arrecadação cai e com isto “todos” saem prejudicados.

Aqui não falo do Wellington o jovem negro que segura o fuzil e tem um Nextel, se sente o “Máximo” até por que ele ganha quase 500 reais por dia só na “contenção” e têm possíbilidades de ascenção um plano de “carreira baseado nas carreiras” sabendo que a vida é curta. Falo da centenas de ‘Falcões Soldados do Tráfico” que na sua grande maioria foram apenas criados pelas mães, avós e tias, e quando forem abatidos, deixarão também sem nenhuma proteção fazendo o circulo vicioso de suas próprias vidas as “jovens viuvas negras” ou “viuvas do exterminio” pois ser um “falcão” também é uma extratégia de exterminar com a “Juventude Negra” matando uns aos outros. Estes jovens almeijam o sucesso, não serão infelizmente médicos, advogados,engenheiros, sociologos, historiadores, professores. Estarão sempre vivendo sempre sob veneno um dia ele chega lá, ou no cemintério ou então na “chefia” ostentando correntes de ouro, relogios, tenis Nike Shoes de 16 molas, Mesmo que morando apertado sem nenhuma privacidade e baixa instrução mal sabendo escrever o próprio nome ele é o “cara” Trabalhar no tráfico também é uma forma de atingir um status social dentro da comunidade. O traficante fica com uma parcela mínima dos lucros do esquema, já que não existem leis trabalhistas para esse tipo de emprego. Sem contar o tempo de vida que fica bem reduzido devido aos riscos da profissãoe lembrando que muitas vezes ., sobrevivente de enxentes, agora ele é o cara, já que lhe foram fechadas as portas no mercado de trabalho “formal” ele conseguiu… ser o “Soldado” o ‘Fiel”. A forma de ações de combate ao Tráfico de Drogas, são sempre inatingíveis,falo aqui dos grandes traficantes, daqueles, que tem seus Iates, moram muito bem, ganham muito $$$$ em outros negócios . Quando vemos ações como esta que esta ocorrendo agora no RJ penso onde está a “Inteligência” vemos ser presos, inúmeros “moleques” envolvidos nas ações, e sabemos que para muitos quando alguns morrem são chances é apresentada uma chance imperdível para que outros possam adentrar no “movimento” a fila é muito grande se tomba 10 tem mais 30 jovens querendo entrar no esquema ganhar o em uma semana o equivalente a 01 mês de trabalho mesmo correndo riscos.

O resultado é sempre mortes, mortes e mortes balas perdidas e vidas ceifadas covardemente como da jovem de 14 anos diante de seu computador dentro do recesso do seu lar.

Não sou contra a ação de combate ao “trafico de drogas” desde que se tenha “Operações” que levem para a prisão os verdadeiros, responsáveis pela entrada de armas no Brasil, os responsáveis pela entrada da Cocaina, enquanto a pasta basica para seu refino, aqui eu falo dos Tubarões.

Falo da responsábilidade na fiscalização dos “Portos e Aeroportos”, porque ninguém compra armas no supermercado, cocaina a granel na feira,maconha e Crack na padaria.

Falo falo aqui dos Engenheiros Quimicos, que orientam a doseagem exata para o “refino”, para o batismo do Pó, falo também dos responsáveis pela produção do ‘”Crack” que melhor do que ninguém sabem quais são as quantidades certas a medida exata para provocar a “dependência” e não a overdose” até por que não interessa perder o “cliente ” em um prazo curto de tempo.

Estes se devidamente investigados, denunciados, encontrados vão para a prisão???? Falo também dos responsáveis pelas “fronteiras” os “aduaneiros”. Quantas vezes são realizadas Biltz nos portos de Santos? Porto do Rio de Janeiro? Salvador? Mas Blitz surprêsa… sem ninguém saber… quanto Conteinrs, Navios, Lanchas, Escunas, são revistados?

Quantas Blitz são realizadas nos Aeroportos? Nao é aquela revista quanto nós vamos pegar um voo. Eu falo aquela geral! De “demontar o avião”, revirar, solicitar que a “tripulação abra suas malas” publicamente…. Quantas vezes vemos blitz no “campo de pouso “? Na parte “mecanica dos aviões” civís.

Quantas Blitz são realizadas nas grandes casas de espetáculos? Nos depósitos dos Portos e Aeroportos, por algum lugar as armas e as drogas entram e não são coisas pequenas, somente através de um “aparato” de segurança o Trafico se sustenta. Quem é o “dono do morro”? Eliás Maluco? É um mero serviçal, Marcinho VP também nada mais é do que um mero serviçal, dentro da estrutura? Não esta que vemos mas na “estrutura”.

Quem foi mesmo que ensinou o jovem soldado do morro manuzear o fuzil que derrubou o Helicóptero da Policia no ano passado? Quem foi o Instrutor…? Bem depois que tudo isto for devidamente respondido? Como as armas entram e ninguem vê? Quem é o atravessador? “. Ele é quem fornece armas aos traficantes, organiza o tráfico “fortalecendo” “empoderando” assim as facções criminosas, que só servem pra gerar uma outra guerra pelos pontos “biqueiras” .

O cara que tá no “contrabando o atravessador” cnunca vê seus lucros diminuírem, já que a quantidade de drogas apreendidas pela polícia aquele que faz parte dos notíciarios sensacionálistas dos programas de TV (seja por terra, água muito raramente ou pelo ar quase impossível ) é insignificante se comparado ao que chega às favelas. E saliento novamente que o valor pago a mão de obra para que se venda a droga é muito barato.

E é possível perceber que se intensifica o numero de policiais que se corrompem, recebendo o famoso “arrego” para que não haja confronto.. o $$$$ dinheiro daqueles que andam “fora da lei” e de quebra uma autoridade que o faz pensar que é imortal e imbatível o filme Tropa de Elite 02 mostrou claramente isto. Aliás a bilheteria dele agora vai “bombar” após os epísodios desta semana.

Porém voltando, se se quer realmente acabar com o tráfico de drogas deve –se investir duro no Tráfico de Armas, afinal eles estão reagindo pois funcionam como uma empresa e ma empresa só acaba quando tem prejuízos financeiros. Essa guerra não reflete só nos que vendem drogas.

O trafíco de drogas funciona como uma empresa, e uma empresa só acaba quando tem prejuízos financeiros. Porém essa guerra não reflete só nos que vendem drogas (Continua abaixo) . drogas.( O morador da favela adquiriu, inconscientemente a obrigação de defender a facção que comanda a sua localidade. Estreitando ainda mais os seus laços de relacionamento. A maioria dos moradores, principalmente adolescentes, se sentem intimidados ao saber que uma outra pessoa mora numa comunidade de facção rival. E são facilmente manipulados quando traficantes que estão na cadeia não tem suas regalias e resolvem queimar ônibus e fazer o inferno nas ruas. Como se não bastasse a dificuldade de morar numa cidade sitiada e viver com o medo de bala perdida.

Os moradores da favela adquiriu,infelizmente inconscientemente a obrigação de defender a facção que comanda a sua localidade por uma questão de sobrevivência.

Afinal na favela tem pessoas de boa indole e passado ilibado, responsáveis e principalmente trabalhadores, cumprem com seus deveres, e jamais tiveram uma passagem pela polícia. A maioria dos moradores, principalmente adolescentes, se sentem intimidados ao saber que uma outra pessoa mora numa comunidade de facção rival esta frequentando a sua “comunidade” devido as intensas represálias e o risco que isto representa.. O resultado do Rio em Chamas, é que foram quebrados “acordos” todos sabemos disto “acordos” resolvem queimar ônibus e fazer o inferno nas ruas. Quem vai pagar pelo “prejuizo dos moradores”? A vergonha de serem expostos nos meios de comunicão, como coniventes com o crime e a barbarie? Por que é assim…

. Como se não bastasse a dificuldade de morar numa cidade, sitiada que quando não estão lutando para sobreviverem de mais um desmoronamento provocado pelas chuva, são obrigados a viver com o medo de bala perdida, sem contar com os prejuízos que reacem sobre a comunidade, a falta de luz, pela, os alimentos começam a estragar, a falta de telefone e faltade noticias de familiares, sem contar também que os “falcões os soldados do Tráfico estão sendo abatidos” e o pior que agora estão isolados, sem poder sair ou entrar, uma vez que estão encurralados no Morro da Grota, com certeza já forçando os moradores a abastecerem de alimentos.

. Abaixo o Mapa do trafico de drogas no Brasil qualquer semelhança com a Rota dos Escravos não é mera coincidência. * Deise Benedito Bel de Direito, Membro do Forum Nacional de Entidades de Direitos Humanos e Membro do Forum Nacional de Mulheres Negras.

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

Pra cima com o esforço, moçada

Não sei em qual momento a ideia do esforço...

Proposta sobre ‘cura gay’ é aprovada em comissão presidida por Feliciano

Sob o comando do deputado federal Marco Feliciano...

SPM prorroga, até 30/8, inscrições para o Pró-Equidade de Gênero e Raça

Empresas e instituições privadas e públicas que promovem...

O Movimento Negro e o Pacto Nacional – por Sérgio São Bernardo

A presidenta Dilma anunciou medidas de peso em...

para lembrar

Para comunidade quilombola, trabalhar significa ficar longe da família

por Júlia Dias Carneiro Adelvan da Paixão, de 30...

Militantes do Educafro fazem greve de fome em frente ao Palácio do Planalto

Yara Aquino   Brasília - Cinco militantes do Educafro,...

Cúpula dos Povos: afro-religiosos debaterão justiça ambiental

  No mesmo período em que o Rio...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=