Governo prorroga IPI menor para linha branca

Por: Frederico Rosas

Com o objetivo de estimular a economia neste ano, o governo decidiu prorrogar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca, além de incluir outros setores no benefício.

“Estamos começando o aquecimento da economia neste primeiro semestre”, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em entrevista coletiva hoje (26). “A economia vai crescer a taxas próximas de 5% no segundo semestre para ter crescimento (em 2012) maior que 2011″, emendou.

Mantega anunciou a prorrogação por mais 3 meses da redução de IPI sobre a linha branca, que encerraria no dia 31 deste mês. Com isso, mantém-se as seguintes alíquotas: zero sobre os fogões de cozinha; 5% para refrigeradores e congeladores; 10% para lavadoras de roupa; e zero para os ‘tanquinhos'”.

O ministro da Fazenda anunciou ainda a redução do IPI sobre móveis de 5% para zero. A alíquota do tributo sobre luminárias e lustres também caiu, de 15% para 5%. Já para laminados houve redução de 15% para zero no imposto. A renúncia fiscal, segundo Mantega, é de R$ 489 milhões para o governo federal.

“A contrapartida é a manutenção do emprego. Não pode haver demissões nesses setores. Em fevereiro, a indústria admitiu 50 mil (trabalhadores) e queremos que isso continue”, afirmou o ministro da Fazenda em entrevista coletiva.

Hoje, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), caiu 0,13 por cento em janeiro ante dezembro. O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia – serviços, indústria e agropecuária.

© 2012 THOMSON REUTERS. ALL RIGHTS RESERVED.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Em marcha pelo fim da violência contra as mulheres, do racismo e da extrema direita

A Marcha Mundial das Mulheres se manifesta a respeito...

Kamala supera expectativas e encurrala Trump no debate

Na categoria previsões furadas, o governador da Flórida, o...

Caso Marighella: MPF pede condenação de 37 ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma nova ação...

para lembrar

20 cidades do Brasil terão projetação em edifícios contra a violência sexual de crianças e adolescentes

Esta quarta-feira (18/05) é o Dia Nacional de Enfrentamento...

Crianças e adolescentes falam sobre rotina no Alemão: “Não protegem, matam”

Jaqueline, 17, já não sai de casa sozinha à...

Como sátira política, a malhação de Judas sobreviverá?

Não é justiçamento, mas humor irônico e sarcástico Fátima Oliveira Malhar...

Mercadante telefona para Alckmin e reconhece derrota em SP

Por: Dennis Barbosa Candidato do PT agradeceu votos recebidos...

“A gente precisa sair desse luto e ir para a luta”, diz Macaé Evaristo

Depois de ser anunciada como a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, a deputada estadual mineira Macaé Evaristo (PT) disse nesta segunda-feira (9) que...

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

Após demitir Silvio Almeida do cargo de ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em meio a denúncias de assédio sexual, o presidente...

Comunicado sobre a demissão do ministro Silvio Almeida

Nota à Imprensa Diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa no Palácio do Planalto, no início...
-+=