Governo prorroga IPI menor para linha branca

Por: Frederico Rosas

Com o objetivo de estimular a economia neste ano, o governo decidiu prorrogar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca, além de incluir outros setores no benefício.

“Estamos começando o aquecimento da economia neste primeiro semestre”, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em entrevista coletiva hoje (26). “A economia vai crescer a taxas próximas de 5% no segundo semestre para ter crescimento (em 2012) maior que 2011″, emendou.

Mantega anunciou a prorrogação por mais 3 meses da redução de IPI sobre a linha branca, que encerraria no dia 31 deste mês. Com isso, mantém-se as seguintes alíquotas: zero sobre os fogões de cozinha; 5% para refrigeradores e congeladores; 10% para lavadoras de roupa; e zero para os ‘tanquinhos'”.

O ministro da Fazenda anunciou ainda a redução do IPI sobre móveis de 5% para zero. A alíquota do tributo sobre luminárias e lustres também caiu, de 15% para 5%. Já para laminados houve redução de 15% para zero no imposto. A renúncia fiscal, segundo Mantega, é de R$ 489 milhões para o governo federal.

“A contrapartida é a manutenção do emprego. Não pode haver demissões nesses setores. Em fevereiro, a indústria admitiu 50 mil (trabalhadores) e queremos que isso continue”, afirmou o ministro da Fazenda em entrevista coletiva.

Hoje, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), caiu 0,13 por cento em janeiro ante dezembro. O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia – serviços, indústria e agropecuária.

© 2012 THOMSON REUTERS. ALL RIGHTS RESERVED.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Lula diz que G20 não sentirá sua falta porque Dilma vai fazer “muito mais bonito”

Em Seul, presidente diz que tem a sensação de...

Justiceiros pró-impeachment tentam linchar menor em Copacabana

Manifestantes pró-impeachment de Copacabana no último domingo tentam espancar...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Chomsky: “Crescimento da extrema-direita é consequência do neoliberalismo”

Em seminário realizado em SP, filosófo estadunidense alerta: a...

Notas de Rodapé – me pegaram

por Fernando Pompeu Eu sei. Você vai se fartar...

“Achei que ia ficar louco durante as filmagens”, diz Jamie Foxx, ator de “O Solista”

Fonte: Uol- O ator, comediante e músico Jamie Foxx, 41,...

Muçulmanos e judeus assinam manifesto contra Bolsonaro

Dez grupos das duas comunidades publicaram carta conjunta em...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=