Governo vacinará contra meningite C em 2010

Fonte: R7
Imunização foi antecipada em um ano após país registrar surtos em BA, MG e SC

 

 

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, o governo brasileiro vacinará a população contra meningite C a partir de 2010. A decisão será incorporada ao Programa Nacional de Imunização e foi antecipada – estava prevista para ser realizada somente em 2011 e atualmente é usada para conter surtos localizados.

O aumento de casos de meningite na Bahia, com pelo menos cinco mortes confirmadas na região de Porto Seguro, no litoral sul do Estado, foi um dos fatores que levaram o governo a antecipar a vacinação em crianças menores de cinco anos no país. O governo baiano anunciou que vai vacinar a população dias depois de uma manifestação de moradores de Arraial D’Ajuda pedindo a vacina.

A cidade de Criciúma, em Santa Catarina, também está em estado de alerta por causa da doença, que ocasionou até o momento pelo menos 42 mortes.

O governo de Minas Gerais enfrentou em 2006 e 2007 um aumento de casos da doença e também anunciou para o ano que vem o início da vacinação contra a doença.

Para vacinação a nível nacional, a estimativa é de que sejam investidos cerca de R$ 250 milhões. Mas ainda não há cronograma definido nem informações sobre o fornecedor do imunizante.

A meningite atinge pessoas de qualquer idade, mas principalmente as crianças. Por isso, o cuidado precisa ser redobrado nas escolas. A doença é a inflamação, com vírus ou bactéria, das membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso central.

Os principais sintomas são febre alta, forte dor de cabeça, vômitos e rigidez na nuca, de modo que o doente não consegue abaixar a cabeça.

A falta de higiene permite a transmissão da meningite. Podem contrair a doença pessoas que não lavam as mãos ou descuidam da limpeza de utensílios domésticos como talheres, pratos, chupetas e mamadeiras.

 

Matéria original

+ sobre o tema

para lembrar

spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=