Graça Machel fez palestra em Salvador no Fronteiras Braskem do Pensamento

Em Salvador para palestrar no Fronteiras Braskem do Pensamento, que aconteceu nesta terça-feira, 5, no Teatro Castro Alves (TCA), a ex-primeira-dama de Moçambique e da África do Sul e ex-ministra da Educação e Cultura do primeiro país Graça Machel disse que “teria delicadamente declinado” caso fosse convidada a se encontrar com o presidente Michel Temer durante a sua passagem de três dias pelo Brasil.

no A Tarde

Viúva do líder sul-africano Nelson Mandela (1918-2013) e ativista dos direitos das mulheres, Machel visitou a ex-presidente Dilma Rousseff na última vez que esteve no país.

Desta vez, entretanto, “não foi programado encontrar com o governo”, diz ela. “Mas, se tivesse sido, eu teria pedido para os organizadores evitarem. A minha relação com o governo atual não é muito feliz”, afirmou a intelectual africana na coletiva de imprensa que concedeu horas antes do evento, no Sheraton Hotel.

“Não sei fazer de contas. Por dentro, não tenho empatia com esse governo. Quando eu era mais jovem, cumpria papéis, mas agora, com a idade, não cumpro mais. Não sinto, não gosto, não faço”, disse.

Machel também comentou o que chamou de “debate público” sobre questões como racismo e feminismo no Brasil. Apesar de elogiar o fato de essas questões estarem “na agenda” do país, ela disse que “os negros no Brasil ainda não têm voz, presença e igualdade de direitos. A interação racial ainda não se converteu em direitos iguais”, analisou.

Direito das mulheres

Ela também antecipou temas que seriam abordados na conferência. O direito das mulheres negras foi o principal. “Temos ainda o desafio de valorizar e dignificar a mulher e aceitar elas como um ser humano completo. Esse é um dos principais desafios da raça humana”, comentou a moçambicana.

Citando a diferença salarial com os homens e “os índices inaceitáveis de violência contra a mulher” em Moçambique e na África do Sul, “sobretudo sobre mulheres que estão mais próximas dos homens”, a ativista defendeu o uso da educação como meio para “equilibrar os direitos”.

Na gestão de 14 anos à frente do Ministério da Cultura e Educação de Moçambique, no governo do primeiro marido, Samora Machel, um dos principais avanços, elencou ela, foi o aumento no número de meninas nas escolas. Isso, frisou, ajudou a combater o casamento prematuro, que ela define como “um fenômeno de tradições que devem mudar quando atingem os direitos humanos”.

Entre esta quarta, 6, e quinta, 7, antes de voltar para casa, Machel ainda visitará o bloco afro Ilê Aiyê e o Instituto Cultural Steve Biko.

+ sobre o tema

Veto Já! Contra o golpe em nossos corpos e direitos

Contra o retrocesso, o racismo, a violência e Pelo...

Quase 50 anos depois, clássico da literatura negra chegará ao Brasil

Clássico da literatura negra chegará ao Brasil: chegará às...

estilista baiana, Mônica Anjos, apresenta sua nova coleção em São Paulo

Bazar VIP será promovido, neste sábado dia 9, para...

Rebeca Andrade fica em 5º lugar no solo com Baile de Favela nas Olimpíadas

Um passo. Foi isso que separou Rebeca Andrade de...

para lembrar

1,5 milhão de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

Elas representam 60% das 2,4 mi de agredidas. Reportagem...

A primeira juíza mulher da NBA e sua história de resistência

“Eu sabia que todo mundo estava esperando que eu...

É Tempo de Anastácia!

Quantas de nós, mulheres negras, ainda somos silenciadas nos...

Maria Júlia Coutinho será a primeira mulher negra a apresentar o Jornal Nacional

Jornalista entra para o rodízio de apresentadores do noticiários...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=