Machel deverá presidir a graduações e outras cerimónias, e agir como uma embaixadora para a SOAS, parceira da Universidade de Londres.
A Escola de Estudos Orientais e Africanos (SOAS – sigla em inglês), ligada à prestigiada Universidade de Londres, nomeou como seu novo presidente Graça Machel, antiga ministra de Educação e viúva de Samora Machel, primeiro Presidente de Moçambique independente.
Graça Machel, que agora está casada com o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, assume o cargo em substituição da Baronesa Helena Kennedy, que dirigiu a SOAS durante os últimos dez anos.
Citado num comunicado da SOAS, o presidente do Conselho de Administração (CA) desta instituição, Tim Miller, declarou que “este é um momento imensamente orgulhoso da SOAS. A senhora Machel é altamente considerada como uma defensora internacional dos direitos das mulheres e das crianças, e pelo seu trabalho como activista social e político. As suas realizações fazem dela uma grande inspiração para muitos, incluindo o nosso próprio pessoal e os estudantes”.
Os alunos da SOAS concordam. O co-presidente da União dos Estudantes da SOAS, Ali Khan disse: “Sra. Machel já inspirou muitos graduados da SOAS a escolher uma vida onde eles também podem fazer a diferença. Ela é uma líder adequada para aqueles que querem provocar uma mudança na comunidade global. A União dos Estudantes não tem dúvida de que ela será uma excelente presidente”.
Fonte: O País