Graça Machel preside à escola de estudos Orientais e Africanos de Londres

 

Machel deverá presidir a graduações e outras cerimónias, e agir como uma embaixadora para a SOAS, parceira da Universidade de Londres.

A Escola de Estudos Orientais e Africanos (SOAS – sigla em inglês), ligada à prestigiada Universidade de Londres, nomeou como seu novo presidente Graça Machel, antiga ministra de Educação e viúva de Samora Machel, primeiro Presidente de Moçambique independente.

Graça Machel, que agora está casada com o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, assume o cargo em substituição da Baronesa Helena Kennedy, que dirigiu a SOAS durante os últimos dez anos.

Citado num comunicado da SOAS, o presidente do Conselho de Administração (CA) desta instituição, Tim Miller, declarou que “este é um momento imensamente orgulhoso da SOAS. A senhora Machel é altamente considerada como uma defensora internacional dos direitos das mulheres e das crianças, e pelo seu trabalho como activista social e político. As suas realizações fazem dela uma grande inspiração para muitos, incluindo o nosso próprio pessoal e os estudantes”.

Os alunos da SOAS concordam. O co-presidente da União dos Estudantes da SOAS, Ali Khan disse: “Sra. Machel já inspirou muitos graduados da SOAS a escolher uma vida onde eles também podem fazer a diferença. Ela é uma líder adequada para aqueles que querem provocar uma mudança na comunidade global. A União dos Estudantes não tem dúvida de que ela será uma excelente presidente”.

 

 

 

Fonte: O País

+ sobre o tema

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...

para lembrar

Vencedora de Prêmio Casa a favor de políticas contra o racismo

A cubana Zuleica Romay, Prêmio Extraordinário de Estudos sobre...

Hollande leva a Merkel plano de novo pacto para tirar UE da crise

  O novo presidente francês, François Hollande, tomou...

O país onde os negros tem cabelos naturalmente loiros

Ilhas de Salomão, país localizado no Oceano Pacífico, cerca...

Pesquisadores visitam país da Oceania onde negros têm cabelos naturalmente loiros

Pesquisadores das universidades de Stanford, de Bristol, da...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=