terça-feira, setembro 27, 2022
InícioQuestão RacialCasos de RacismoGrécia: Protesto Anti-Racista em Imagens

Grécia: Protesto Anti-Racista em Imagens

Este artigo faz parte da nossa cobertura especial Europa em Crise.

No sábado, 1 de Setembro de 2012, tomou lugar um protesto anti-racista no centro de Atenas, Grécia. Centenas de manifestantes, na maioria anarquistas, concentraram-se na Praça Monastiraki [en] para protestar contra acontecimentos recentes, tais como ataques violentos, até mortais, contra imigrantes [el] por parte de membros do grupo de extrema-direita Aurora Dourada, a exposição em “praça pública” de prostitutas seropositivas pela polícia [el], e a campanha “Xenius Zeus” do governo, com particular incidência sobre pessoas de cor, sujeitas a serem revistados e obrigadas a apresentarem os seus documentos de identificação.

grecia anti-racista 2grecia anti-racista 3grecia anti-racismo 5

Os manifestantes avançaram pela Praça Omonoia percorrendo a Rua Athinas e acabaram de novo em Monastiraki. A polícia de choque impediu-os de continuarem pela Rua Panepistimiou [que leva ao Parlamento grego], no entanto não houve mais incidentes exceptuando algumas disputas verbais menores entre alguns manifestantes e a polícia.

Ultimamente têm tomado lugar vários protestos, organizados por diferentes colectivos com diferentes crenças [el]. No vídeo que se segue, podem ver-se algumas imagens dos protestos anti-racismo de 24 de Agosto, principalmente apoiados por refugiados:

silalitirio from www.aformi.gr on Vimeo.

grecia anti-racismo 6A maioria das pessoas na Grécia, de qualquer quadrante político, já não é indiferente ao racismo. O fascismo está agora institucionalizado na Grécia, desde que o partido neo-nazi foi eleito para o parlamento.

A sociedade grega está gradualmente a aperceber-se que o racismo é uma ameaça e que deve ser confrontado.

 

Fonte: Global Voices

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench