Guiné-Bissau quer força de Estabilização

Em Bruxelas, o chefe do executivo guineense, Carlos Gomes Júnior, confirmava que o presidente da Guiné-Bissau já solicitou o envio de uma força de estabilização à comunidade internacional.

Em declarações aos jornalistas, à saída de uma audiência com o presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso, o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior explicou que a presença desta força em solo guineense visa criar condições adequadas para a construção de forças republicanas na GuinéBissau.

O pedido de intervenção de uma força internacional tem gerado alguma polémica no seio das forças armadas que apesar de não se oporem abertamente afirmam dar o seu aval se a decisão for aprovada pelo Parlamento e demais órgãos do Estado.

Comissão Europeia defende força de estabilização na Guiné-Bissau

Por seu lado, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, defendeu a presença de uma força de estabilização na Guiné-Bissau.

Na opinião do responsável da União Europeia, essa força, que considerou importante para o restabelecimento da confiança internacional na Guiné-Bissau, deve ser formada por parceiros africanos.

Moçambique disponível para acções de paz

A República de Moçambique manifestou-se disponível para participar em qualquer missão, incluindo numa força de estabilização na Guiné-Bissau, na recente reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas.

O ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, afirmou no discurso proferido no passado dia 27 em Nova Iorque, que o seu governo irá responder afirmativamente a qualquer pedido nesse sentido.

Moçambique está aberto e disponível, segundo Oldemiro Balói, para participar em qualquer missão que possa contribuir para os esforços de paz na Guiné-Bissau.

Para levarem a cabo a reforma das forças armadas guineenses, uma exigência dos parceiros internacionais para continuarem a dar apoio à Guiné-Bissau, os governantes guineenses necessitam de apoio de uma força internacional que garanta a segurança.

A fragilidade do poder político guineenses relativamente ao militar é evidente e continua a prejudicar e a adiar o desenvolvimento do país.

Relativamente à situação do seu país, o ministro moçambicano referiu o impacto da crise financeira internacional no crescimento económico de Moçambique, no discurso proferido segunda-feira na sede das Nações Unidas.

Balói apelou ainda a mais ajuda para os países pobres afectados pelas alterações climáticas depois de sublinhar que o governo moçambicano continua a dar prioridade à luta contra a pobreza.

Fonte: O Pais

+ sobre o tema

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

Nasce um novo movimento social nos Estados Unidos

A presença de um amplo leque de sindicatos transformou...

Defensor dos direitos humanos é eleito presidente da Alemanha

O parlamento alemão elegeu neste domingo Joachim Gauck, um...

Funeral de Chris Lighty reúne estrelas do hip-hop em NY

Diddy, 50 Cent, LL Cool J, Q-Tip, Russell Simmons...

Bono desafia Lula: vamos fazer juntos um Bolsa Família planetário

Ex-presidente e vocalista da banda U2 se encontraram nesta...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=