domingo, agosto 7, 2022
InícioQuestões de GêneroMulher NegraHá 40 anos, Beverly Johnson era a primeira negra a aparecer na...

Há 40 anos, Beverly Johnson era a primeira negra a aparecer na capa da ‘Vogue’ americana

Hoje, aos 61 anos, nova-iorquina contabiliza trabalhos na televisão e no cinema

RIO — Em agosto de 1974, a modelo nova-iorquina Beverly Johnson entraria para a história ao ser a primeira negra a estrelar uma capa da “Vogue” americana. “Eu percebi que tinha feito algo grandioso, quando as pessoas começaram a dizer. Fui entrevistada por jornalistas da Europa e da África. Eles falavam: ‘A América acordou’”, disse Beverly à “BBC”.

Quarenta anos após o feito, a modelo ainda recorda de sua reação ao descobrir que quebraria um tabu. “Você quer dizer que nunca houve uma mulher de cor na capa da ‘Vogue’? Você está brincando comigo? Estamos na década de 1970”. Aos 21 anos — e com pouquíssima experiência —, ela apareceu na publicação com os cabelos puxados para trás e com brincos de diamantes da Bulgari, além de um cardigã.

Beverly Johnson começou a carreira fotografando para a “Glamour”, incentivada por amigos, que viram na profissão de modelo uma forma da nova-iorquina pagar seus estudos. Mas Beverly ainda não tinha um agente para cuidar de seus interesses. “Todos me recusavam. Eileen Ford disse que era muito pesada. Mas me chamou de volta três dias depois e disse: ‘Você perdeu muito peso’. Mas eu não tinha perdido um quilo”.

A modelo seguia fotografando para a “Glamour”, mas Eileen Ford deixava claro que ela não conseguiria estampar uma capa de “Vogue”. “A capa da ‘Vogue’ é o lugar que todas as modelos querem estar. É o nosso touchdown, nosso Super Bowl. Então, eu fui para outra agência”.

Hoje, aos 61 anos, Beverly Johnson se dedica à atuação. Ela fez participação na série “Law & Order” e no filme “Crossroads: Amigas para Sempre”, que tem como protagonista a cantora Britney Spears.

Fonte:O Globo

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench