Capital, desigualdades e branquidade: Um alfabetário heterodoxo

É quase certo que conceituar fragmentariamente o capital só reforça o capitalismo que muitas de nós combatemos, porque reforça hierarquias, competição exacerbada, o consumismo, o desemprego/desocupação, a busca de lucro progressivo e incessante – mesmo que com prejuízos ecológico -, a privatização de bens públicos, em síntese , a valorização do ter e da aparência, à luz de conceitos e ideologias euro-hegemônicos . Em todo caso, pode caber um certo glossário, para estimular reflexões sobre sinergias negativas, ligadas às questões de gênero, raça e condição socioeconômica. Tanto no plano individual quanto no coletivo, destaco os vínculos:

por Nilma Bentes 1 – enviado para o Portal Geledés

a)  Capital afetivo: Aqui, trata-se da questão de orientação sexual, então, a heterossexualidade/heteroafetividade é absolutamente hegemônica e é, portanto, privilegiada; fica a homo e transsexualidade com ́capital afetivo ́ baixo.

b)  Capital ambiental: Nas cidades, os que habitam as áreas de melhor infraestrutura urbana detém maior fatia desse tipo de capital e as famílias brancas o concentra – racismo ambiental.
c)  Capital ́ascendestista: A ascendência europeia é de maior capital. Assim, brasileiros/as que têm fenótipo euro-branco e até (apenas) sobrenomes alemães, italianos, ingleses, franceses, holandeses e portugueses têm sido privilegiados . Alguns sobrenomes orientais e indígenas têm um certo capital ́ascencentistas ́ . Porém os ́dos Santos ́, ́dos Anjos, ́da Silva ́, ́da Conceição ́ , ́de Souza ́ os quais têm baixo ́status ́, e alguns, de alguma forma, estão ligados à escravidão negra, têm baixíssimo capital ́ascendentista’.
d)  Capital cultural: Hegemonicamente ́cultura ́ é sinônimo de ́euro-cultura-elite ́ (branca: balé, música clássica-erudita, artes plásticas /pintura/escultura); a chamada ́cultura popular ́ tem, obviamente, menor capital cultural.
e)  Capital força-física: Inequivocamente os homens possuem a concentração desse tipo de capital; não é à toa que estupram, estapeiam/esmurram e são maiores agentes de feminicídios, inclusive dentro do sistema de saúde, sobretudo às que estão na zona da pobreza.
f)  Capital sexista: Também, inequivocamente, os homens concentram esse tipo de capital e não somente no Brasil e sim no mundo. Machismo/patriarcalismo generalizado.
g)  Capital impunibilista: A acumulação desse tipo de capital de impunidade privilegia famílias brancas, de poderio econômico-financeiro e de status. A severa ́força da Lei ́ é ativada para os que estão na pobreza, sobretudo para negros/as, indígenas e às pessoas ligadas ao ́baixo prostíbulo ́.
h)  Capital econômico: Esse é um dos ́clássicos ́. No Brasil donos de grandes empresas extrativistas (madeireiras, mineradoras, de frutos do mar/rios); os latifundiários (muitos são ́grileiros ́), do agronegócio (pecuaristas, monocultores), agroindustriais e industriais, comerciantes e banqueiros . Perfil hegemônico: famílias brancas e, em pequena escala, orientais/asiáticos.
i)  Capital eleitoral: Homens, brancos, empresários, com fartos recursos econômico-financeiros, com acesso direto ou indireto à redes de comunicação e ditos ́bem apessoados ́.
j)  Capital etário: As pessoas de 35 a 55 anos possuem esse tipo de capital mais elevado.
k)  Capital esportivo: Em geral, acumulam mais esse tipo de capital, as modalidades com menor possibilidade de contato físico; que precisam de espaço especial (piscina, campo de golfe, quadras de tênis), e cujos apetrechos são de custo elevado; cabe indagar aqui se automobilismo é mesmo esporte pois depende mais de motor, combustível, tipo de pneu, etc. Perfil hegemônico: pessoas brancas. Aos que estão na pobreza cabe algumas modalidades ligadas ao atletismo (corridas e saltos, principalmente), futebol, box e outras que não precisem usar espaços elitizados.
l)  Capital financeiro: banqueiros, grandes aplicadores no mercado de capitais. Perfil hegemônico: famílias brancas.
m)  Capital intelectual: Pesquisadores, professores universitários, sobretudo com títulos de mestrado/doutorado obtidos na Europa, USA, Canadá. Populações negra e indígena estão com baixíssima acumulação desse tipo de capital. Praticamente não conseguem ́bolsas de estudos ́ nem para se deslocar dentro do território nacional;
n)  Capital jurídico: Advogados/Operadores de Direito/juristas ligados a escritórios renomados. Perfil hegemônico: homens brancos.
o)  Capital marcialista: Homens brancos de alto escalão no oficialato das forças armadas federais. Pouca ou nenhuma representação de negros/as e indígenas.
p)  Capital mass media: Redes de TV são as hegemônicas (a maioria quer ́aparecer na TV ́), embora as radiofônicas sejam as mais acessadas. Donos? Homens brancos.
q)  Capital natural/biodiversidade: O Brasil tem, mas quem amealha e tem lucrado? Famílias brancas.
r)  Capital patrimonialista: Historicamente, no Brasil, o homem branco concentra esse tipo de capital.
s)  Capital político: Possui mais quem garante maior exposição nos meios de comunicação, então, são os homens brancos que concentram esse tipo de capital.
t)  Capital profissional: diretores executivos (CEO), advogados, médicos, publicitários, jornalistas – brancos/as, evidentemente.
u)  Capital racial: Segmento branco da população; pessoas brancas que estão na pobreza, de alguma forma, se beneficiam com esse tipo de capital- são priorizadas em empregos em shoppings, companhias aéreas, recepcionistas, etc.
v)  Capital regional: Sudeste e Sul do Brasil detêm a hegemonia do capital regional – maior concentração de brancos. Quem tem menor ́cacife ́ são as regiões Norte e Nordeste.
w)  Capital religioso: Cristianismo detém maior capital religioso. Mesmo que Jesus Cristo tenha sido afro-asiático, é considerado ́blasfêmia ́ dizer que ele não foi uma pessoa branca. No tocante a ́Deus pai, Filho e Espírito santo ́ só o nome ́santíssima trindade ́ é feminino. Religiões ́afro-indígenas ́ têm sido ultra discriminadas.
x)  Capital social: Considerando que, para alguns, esse capital está ligado a estratégias ́ e pode ser ́herdado ́, então, desde invasão europeia neste chão e do pecado ecológico que representou a brutal extração de ́pau-brasil ́, a hegemonia deste capital está com os homens brancos.
y)  Capital tecnológico: Considerando que envolve nível educacional, acesso a informação técnica, estágios no exterior entre outros, o perfil hegemônico o liga a homens brancos.

z)  Capital visual: Considerando que, secularmente, o ́padrão de beleza ́, no Brasil, tem sido branco, não há dúvida de que homens, mulheres, crianças, homossexuais, portadores de deficiência, prostitutas, domésticas, brancas (principalmente se louros/as de olhos azuis), têm sido beneficiados, na sociedade brasileira. As populações negra e indígena têm de percorrer muito chão para garantir a equidade e, já que chegamos até aqui, resta continuar.

Julho de 2014.


 

1 Ativista do movimento negra, uma das fundadoras do CEDENPA-Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará; da Rede Fulanas-Negras da Amazônia Brasileira/NAB , do IMUNE-Instituto de Mulheres Negras do Pará e, atualmente, uma das coordenadoras da AMNB-Articulação de Mulheres Negras Brasileiras.

 

+ sobre o tema

para lembrar

Onde estão as mulheres negras na produção cultural? A Tsika Cultural te responde

A equipe da Tsika Cultural decidiu propor uma importante reflexão sobre...

Michelle Obama

Michelle LaVaughn Robinson Obama é a esposa do 44º...

Cantora Bia Ferreira fala sobre música como “artivismo”

Feminismo, antirracismo, religião e arte como posição política são...

Poetas negras da literatura brasileira

Fui convidada pelas queridas da Mulheres que Escrevem para fazer uma...
spot_imgspot_img

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=