Heineken é acusada de racismo em comercial e tira anúncio do ar

Porta-voz reconheceu que marca ‘errou o alvo’; Chance The Rapper denunciou campanha

Do O Globo 

Comercial da Heineken Light foi criticado como racista – Reprodução/Twitter

A fabricante de bebidas Heineken tirou de circulação um anúncio de sua cerveja light após ser acusada de discriminação nas redes sociais. Muitos internautas — entre eles, o astro americano Chance The Rapper — enxergaram preconceito nas imagens do comercial.

No vídeo, um barman avista de longe uma mulher de pele branca com uma taça de vinho branco. Ele, então, faz uma garrafa do produto deslizar sobre o balcão. A cerveja passa por três pessoas negras até chegar às mãos da cliente branca. Ao fim, lê-se o slogan: “Sometimes, lighter is better”. Em inglês, a palavra “light” pode ser referência à leveza calórica do produto (neste caso, o slogan seria traduzido para “Algumas vezes, mais leve é melhor”) ou às cores claras (“Algumas vezes, mais claro é melhor”).

Alguns internautas entenderam a referência às calorias ou até ao vinho branco. “Eles não estavam falando de raça. As pessoas estão transformando nada em algo (a criticar)”, opinou um internauta. Mas vários usuários das redes repudiram o anúncio. “Nossa. Não é nem subliminar (o racismo)”, escreveu um. “Muito, muito infeliz”, considerou outro. O astro da música Chance The Rapper criticou o anúncio em seu Twitter.

“Eu acho que companhias estão lançando propagandas racistas de propósito para ganharem mais visualizações. Eu acho que eu não deveria ajudar postando isso, mas eu preciso falar. O anúncio ‘às vezes mais claro é melhor’ é terrivelmente racista, meu Deus”, escreveu o rapper americano, que ressaltou não ter convocado um boicote contra a marca.

O anúncio foi retirado da página da Heineken Estados Unidos no YouTube. O porta-voz da marca, Bjorn Trowery, reconheceu que a empresa “errou o alvo” e que vai levar as críticas como lição para futuras ações comerciais.

“Por décadas, a Heineken desenvolveu marketing com diversidade que mostra mais do que nos une do que os que nos separa. Ainda que achemos que o anúncio referencia a cerveja Heineken Light, nós erramos o alvo, estamos levando o feeback de coração e vamos usar isso para influenciar futuras campanhas”, esclareceu Trowery ao diário britânico “Metro”.

 

Cerveja Heineken Light – Reprodução/Twitter

+ sobre o tema

Brasil de Fato: Ex-chefe da Rota incita violência no Facebook e seguidores ameaçam jornalista

Coronel Adriano Lopes Lucinda Telhada, candidato a vereador pelo...

Denúncias de racismo crescem 77% no Ceará em 2021; ocorrências podem ser registradas pela internet

As denúncias de discriminação racial no Ceará cresceram em...

Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista

O lançamento do Índice Folha de Equilíbrio Racial (Ifer) me...

para lembrar

BB anuncia medidas para igualdade racial em fornecedores e no mercado

O Banco do Brasil anunciou neste sábado (18) um...

Guardas civis de São Paulo são flagrados em vídeo agredindo morador de rua

Funcionários da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo...

Mãe luta para salvar vida de filho baleado por policiais

Fausto Salvadori Filho Valter de Assis perdeu o reto e...
spot_imgspot_img

X se assemelha a cidade sem lei

Faz poucos dias, o IBGE apresentou ao país as projeções atualizadas da população. Território inteiro, grandes regiões, todas as 27 unidades da Federação, 100% dos 5.570...

‘Gay não opina aqui’: estudante de 14 anos denuncia que sofreu injúria racial e homofobia de colegas de escola na Zona Sul do Rio

Um estudante de 14 anos foi alvo de injúria racial e homofobia por parte de colegas de turma do Colégio pH, no campus de...

Abordagens por reconhecimento facial têm 10% de falsos positivos, diz PM na Alerj

As abordagens conduzidas pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) com o uso do sistema de reconhecimento por biometria facial tiveram uma taxa de falsos...
-+=