Heineken é acusada de racismo em comercial e tira anúncio do ar

Porta-voz reconheceu que marca ‘errou o alvo’; Chance The Rapper denunciou campanha

Do O Globo 

Comercial da Heineken Light foi criticado como racista – Reprodução/Twitter

A fabricante de bebidas Heineken tirou de circulação um anúncio de sua cerveja light após ser acusada de discriminação nas redes sociais. Muitos internautas — entre eles, o astro americano Chance The Rapper — enxergaram preconceito nas imagens do comercial.

No vídeo, um barman avista de longe uma mulher de pele branca com uma taça de vinho branco. Ele, então, faz uma garrafa do produto deslizar sobre o balcão. A cerveja passa por três pessoas negras até chegar às mãos da cliente branca. Ao fim, lê-se o slogan: “Sometimes, lighter is better”. Em inglês, a palavra “light” pode ser referência à leveza calórica do produto (neste caso, o slogan seria traduzido para “Algumas vezes, mais leve é melhor”) ou às cores claras (“Algumas vezes, mais claro é melhor”).

Alguns internautas entenderam a referência às calorias ou até ao vinho branco. “Eles não estavam falando de raça. As pessoas estão transformando nada em algo (a criticar)”, opinou um internauta. Mas vários usuários das redes repudiram o anúncio. “Nossa. Não é nem subliminar (o racismo)”, escreveu um. “Muito, muito infeliz”, considerou outro. O astro da música Chance The Rapper criticou o anúncio em seu Twitter.

“Eu acho que companhias estão lançando propagandas racistas de propósito para ganharem mais visualizações. Eu acho que eu não deveria ajudar postando isso, mas eu preciso falar. O anúncio ‘às vezes mais claro é melhor’ é terrivelmente racista, meu Deus”, escreveu o rapper americano, que ressaltou não ter convocado um boicote contra a marca.

O anúncio foi retirado da página da Heineken Estados Unidos no YouTube. O porta-voz da marca, Bjorn Trowery, reconheceu que a empresa “errou o alvo” e que vai levar as críticas como lição para futuras ações comerciais.

“Por décadas, a Heineken desenvolveu marketing com diversidade que mostra mais do que nos une do que os que nos separa. Ainda que achemos que o anúncio referencia a cerveja Heineken Light, nós erramos o alvo, estamos levando o feeback de coração e vamos usar isso para influenciar futuras campanhas”, esclareceu Trowery ao diário britânico “Metro”.

 

Cerveja Heineken Light – Reprodução/Twitter

+ sobre o tema

Antônio José Nunes Garcia: um jornalista negro nos tempos do Império (1813-1894)

Através de uma denúncia feita pelo abolicionista José do...

Jornalistas negras para você acompanhar 

Seja na internet ou  na televisão, é notável o...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

Sociologia e o mundo das leis: racismo, desigualdades e violência

Foi com muita satisfação que recebi o convite do Justificando para...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

Ele perguntou se eu preferia maçã, conta vítima de racismo em Confins

Preso em flagrante por injúria racial, advogado terá que...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=