Heineken é acusada de racismo em comercial e tira anúncio do ar

Porta-voz reconheceu que marca ‘errou o alvo’; Chance The Rapper denunciou campanha

Do O Globo 

Comercial da Heineken Light foi criticado como racista – Reprodução/Twitter

A fabricante de bebidas Heineken tirou de circulação um anúncio de sua cerveja light após ser acusada de discriminação nas redes sociais. Muitos internautas — entre eles, o astro americano Chance The Rapper — enxergaram preconceito nas imagens do comercial.

No vídeo, um barman avista de longe uma mulher de pele branca com uma taça de vinho branco. Ele, então, faz uma garrafa do produto deslizar sobre o balcão. A cerveja passa por três pessoas negras até chegar às mãos da cliente branca. Ao fim, lê-se o slogan: “Sometimes, lighter is better”. Em inglês, a palavra “light” pode ser referência à leveza calórica do produto (neste caso, o slogan seria traduzido para “Algumas vezes, mais leve é melhor”) ou às cores claras (“Algumas vezes, mais claro é melhor”).

Alguns internautas entenderam a referência às calorias ou até ao vinho branco. “Eles não estavam falando de raça. As pessoas estão transformando nada em algo (a criticar)”, opinou um internauta. Mas vários usuários das redes repudiram o anúncio. “Nossa. Não é nem subliminar (o racismo)”, escreveu um. “Muito, muito infeliz”, considerou outro. O astro da música Chance The Rapper criticou o anúncio em seu Twitter.

“Eu acho que companhias estão lançando propagandas racistas de propósito para ganharem mais visualizações. Eu acho que eu não deveria ajudar postando isso, mas eu preciso falar. O anúncio ‘às vezes mais claro é melhor’ é terrivelmente racista, meu Deus”, escreveu o rapper americano, que ressaltou não ter convocado um boicote contra a marca.

O anúncio foi retirado da página da Heineken Estados Unidos no YouTube. O porta-voz da marca, Bjorn Trowery, reconheceu que a empresa “errou o alvo” e que vai levar as críticas como lição para futuras ações comerciais.

“Por décadas, a Heineken desenvolveu marketing com diversidade que mostra mais do que nos une do que os que nos separa. Ainda que achemos que o anúncio referencia a cerveja Heineken Light, nós erramos o alvo, estamos levando o feeback de coração e vamos usar isso para influenciar futuras campanhas”, esclareceu Trowery ao diário britânico “Metro”.

 

Cerveja Heineken Light – Reprodução/Twitter

+ sobre o tema

O destino dos negros

A semana em que o Estatuto da Igualdade Racial (lei 12.288/2010)...

Decisão do STJ que considera injúria racial imprescritível é correta

Recentemente, no AREsp 686.965/DF, o Superior Tribunal de Justiça...

para lembrar

Diretor de jornal francês é condenado a prisão por racismo contra Christiane Taubira

O diretor do jornal de extrema-direita Minute foi condenado...

Se é crime inafiançável, por que é tão difícil punir o racismo com rigor no Brasil?

A tecnologia se tornou uma aliada importante para denunciar...

Ana Maria Gonçalves: A mídia, as cotas e o sempre bom e necessário exercício da dúvida

Fonte http://www.interney.net/blogs/lll Tenho escrito alguns artigos sobre racismo e,...

Médica que defendeu paciente em polêmica do “peleumonia” sofre ataques racistas

Júlia Rocha chamou a atenção para a questão do...
spot_imgspot_img

Em memória dos Pretos Novos

Os mortos falam. Não estou me referindo a nenhum episódio da série de investigação criminal CSI (Crime Scene Investigation) ou à existência de vida após a...

Desafios mortais na internet são urgência que o Congresso ignora

Uma menina morreu. Podia ser sua filha, neta, sobrinha, afilhada. Sarah Raíssa Pereira de Castro tinha 8 aninhos e a vida inteira pela frente....

Construção de um país mais justo exige reforma tributária progressiva

Tem sido crescente a minha preocupação com a concentração de riqueza e o combate às desigualdades no Brasil. Já me posicionei publicamente a favor da taxação progressiva dos chamados...
-+=