Heloisa Pires – O Pescador de histórias

O Pescador navega pelas águas africanas. Às vezes, percebe a fartura, prepara o mergulho e, então, pesca. Mas não peixe e, sim, histórias. Desse jeito, ele se alimenta do repertório cultural ribeirinho. Ler a obra é como deslizar numa correnteza de pequenos contos entre lugares e tempos. O conjunto desses leitos fabulosos oferece uma África nada homogênea para o leitor.

O Rio Níger, ao noroeste, permite a referência ao povo soninquê. Em O brilho precioso de Wagadu, o Pescador recolhe uma narrativa conhecida nessa região desde o século VIII.

Já em O presente do Nilo, as águas deixam fluir pequenas lembranças do poderoso império negro de Cush, lá pelo terceiro milênio a.C.. Estas convivem com as formas mais modernas de se relacionar com o mesmo rio, como fazem os povos Dinka, Shilluck e Annuak.

As ilustrações de Élon Brasil
As ilustrações de Élon Brasil

Também o lago Nakuru, ao leste, é local para iscas. Pois Entre a neve e o vento rosa emergem acontecimentos recentes, como o embate, nos anos 1960, entre a Grã- Bretanha e as sociedades kikuyu, e Massai, do atual Quênia. Lá cai neve, fala-se swahili, uma língua para comunicação nos mercados formados entre os diversos grupos, e observa-se um peculiar comportamento em relação aos antepassados. Esses assuntos são vias para aprofundar conhecimento sobre o leste africano, que os flamingos acompanham há tempos.

E, finalmente, à beira do Rio Orange, ao sul do continente, o Pescador, em Olhos de diamantes, encontra a sabedoria dos !Kung San e, em especial sua relação com o louva-deus.

O Pescador de História
O Pescador de História

enviado enviado por Carlos Eugênio

+ sobre o tema

Benedicto Lopes, negro, brasileiro, piloto de carro

Fonte: nobresdogrid.com.br O Documento Especial deste mês refere-se...

Curso de LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA

LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA Prof. Dr. Luiz Silva (Cuti)...

Maradona cutuca Pelé e exalta Brasil de Dunga

Fonte: Folha de São Paulo Argentino relembra que venceu o...

para lembrar

Heloisa Pires – O Pescador de histórias

As ilustrações de Élon Brasil O Pescador navega...

Ator Érico Brás lança amanhã seu livro em Salvador

A ator Érico Brás é muito conhecido por suas...

Dicas de livros infantis para celebrar a cultura afro-brasileira

Uma das qualidades da boa literatura é a sua...

A importância da representatividade negra na literatura infantil

O incentivo à literatura infantil não é somente "coisa...
spot_imgspot_img

Veja os novos livros infantis de Edimilson de Almeida Pereira e Cidinha da Silva

Diz o ditado que Exu matou um pássaro ontem com uma pedra que só jogou hoje. É mais ou menos isso o que faz Cidinha da Silva com...

Lançamento do Livro “Cara de Espelho”

Lançamento do livro Cara de Espelho (Ed. Salamandra, 2023), escrito por Heloisa Pires Lima e ilustrado por Ani Ganzala, contará com um bate-papo com...

Livro infantil apresenta a história de quarenta e uma mulheres negras, e uma brasileira ganhou espaço

A HarperKids vai lançar, em julho, o livro infantil "Pequenas grandes líderes: mulheres importantes da história negra", da autora Vashti Harrison. Com uma edição recheada...
-+=