Hillary Clinton exorta Africanos a seguir exemplo de Cabo Verde

Fonte: Panapress –

Praia, Cabo Verde (PANA) – A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, exortou sexta-feira na ilha cabo-verdiana do Sal os países africanos a seguir o exemplo de Cabo Verde em termos de boa governação, crescimento económico, respeito pelos direitos humanos e melhoria da qualidade de vida da sua população, soube a PANA de fonte oficial.

Falando durante uma conferência de imprensa, que marcou o encerramento do seu périplo por sete países africanos iniciado a 5 de Agosto no Quénia, a chefe da diplomacia norte-americana apresentou Cabo Verde como exemplo a seguir por África, facto que a levou a escolher o arquipélago como último ponto da sua primeira visita de trabalho a África.

“Se não querem ouvir os Estados Unidos, pelo menos olhem para Cabo Verde”, disse Hillary Clinton, frisando que o seu périplo de nove dias por sete países da África Subsariana terminou justamente em Cabo Verde para “mostrar aos outros países que a administração Obama acredita que o futuro de África passa pela boa governação”.

A secretária de Estado norte-americana, que estava acompanhada do primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, afirmou que, antes de viajar para África enumerou os aspectos positivos e negativos de cada país e concluiu que o arquipélago “é um dos pouco que tem mais pontos positivos do que negativos”.

“Muitos lugares têm alguns pontos positivos, mas nenhum colocou todos os aspectos juntos como Cabo Verde, nomeadamente a boa governação, a transparência, a democracia e a luta contra a pobreza”, sustentou, sublinhando que os Estados Unidos estão orgulhosos de ser amigos e parceiros do arquipélago.

Hillary Clinton disse que a administração de Barack Obama acredita que “com a liderança certa, um Governo comprometido com a democracia, com o respeito pelas leis e com transparência nas contas públicas pode-se elevar o nível de vida do povo, gerar não só crescimento económico mas também dignidade humana e possibilidade de qualidade de vida da população”.

“Se não quiserem ouvir o Presidente Obama e eu a dizer-vos podem fazer isso, então olhem para exemplos como Cabo Verde e o que está a ser feito”, enfatizou.

Por outro lado, a secretária de Estado norte-americana prometeu mais apoio dos Estados Unidos no combate ao tráfico de droga, de armas e de pessoas, um dos problemas mais bicudos enfrentados pelas autoridades cabo-verdianas nos dias de hoje.

“Face à posição geoestratégica de Cabo Verde no corredor do Oceano Atlântico, os Estados Unidos vão aumentar o apoio na luta contra os vários tipos de tráficos: droga, armas e pessoas”, disse.

Hillary Clinton afirmou que os Estados Unidos trabalham com Cabo Verde na formação da Polícia e na assistência do Bureau Federal de Investigações (FBI) em aspectos específicos, sublinhando a prontidão do seu país para expandir a sua ajuda à segurança marítima.
Matéria original: Hillary Clinton exorta Africanos a seguir exemplo de Cabo Verde

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Pequenas felicidades Por Fernanda Pompeu

Para quase todos, chega uma época em que...

Câmara corrige erro e impede Bolsonaro de homenagear golpistas de 64

  Presidente da Câmara decidiu acatar somente o pedido da...

De queixo caído – por Mino Carta

Joaquim Barbosa me surpreende, meus irônicos botões pedem que...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=