Hillary Clinton exorta Africanos a seguir exemplo de Cabo Verde

Fonte: Panapress –

Praia, Cabo Verde (PANA) – A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, exortou sexta-feira na ilha cabo-verdiana do Sal os países africanos a seguir o exemplo de Cabo Verde em termos de boa governação, crescimento económico, respeito pelos direitos humanos e melhoria da qualidade de vida da sua população, soube a PANA de fonte oficial.

Falando durante uma conferência de imprensa, que marcou o encerramento do seu périplo por sete países africanos iniciado a 5 de Agosto no Quénia, a chefe da diplomacia norte-americana apresentou Cabo Verde como exemplo a seguir por África, facto que a levou a escolher o arquipélago como último ponto da sua primeira visita de trabalho a África.

“Se não querem ouvir os Estados Unidos, pelo menos olhem para Cabo Verde”, disse Hillary Clinton, frisando que o seu périplo de nove dias por sete países da África Subsariana terminou justamente em Cabo Verde para “mostrar aos outros países que a administração Obama acredita que o futuro de África passa pela boa governação”.

A secretária de Estado norte-americana, que estava acompanhada do primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, afirmou que, antes de viajar para África enumerou os aspectos positivos e negativos de cada país e concluiu que o arquipélago “é um dos pouco que tem mais pontos positivos do que negativos”.

“Muitos lugares têm alguns pontos positivos, mas nenhum colocou todos os aspectos juntos como Cabo Verde, nomeadamente a boa governação, a transparência, a democracia e a luta contra a pobreza”, sustentou, sublinhando que os Estados Unidos estão orgulhosos de ser amigos e parceiros do arquipélago.

Hillary Clinton disse que a administração de Barack Obama acredita que “com a liderança certa, um Governo comprometido com a democracia, com o respeito pelas leis e com transparência nas contas públicas pode-se elevar o nível de vida do povo, gerar não só crescimento económico mas também dignidade humana e possibilidade de qualidade de vida da população”.

“Se não quiserem ouvir o Presidente Obama e eu a dizer-vos podem fazer isso, então olhem para exemplos como Cabo Verde e o que está a ser feito”, enfatizou.

Por outro lado, a secretária de Estado norte-americana prometeu mais apoio dos Estados Unidos no combate ao tráfico de droga, de armas e de pessoas, um dos problemas mais bicudos enfrentados pelas autoridades cabo-verdianas nos dias de hoje.

“Face à posição geoestratégica de Cabo Verde no corredor do Oceano Atlântico, os Estados Unidos vão aumentar o apoio na luta contra os vários tipos de tráficos: droga, armas e pessoas”, disse.

Hillary Clinton afirmou que os Estados Unidos trabalham com Cabo Verde na formação da Polícia e na assistência do Bureau Federal de Investigações (FBI) em aspectos específicos, sublinhando a prontidão do seu país para expandir a sua ajuda à segurança marítima.
Matéria original: Hillary Clinton exorta Africanos a seguir exemplo de Cabo Verde

+ sobre o tema

Metade das crianças violentadas foi agredida mais de uma vez

O Brasil registrou 58,3 mil casos de estupro de crianças e...

SP enquadrou 31 mil negros como traficantes em situações similares às de brancos usuários

Para a polícia de São Paulo, a diferença entre um traficante e...

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (20)...

STF começa a julgar nesta terça (18) supostos mandantes da morte de Marielle

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, na tarde desta...

para lembrar

Alckmin e Kassab em apuros, azar de Serra

Por: Ricardo Kotscho   De uma hora para outra, os paulistanos...

Aprovada pela CCJ regulamentação da profissão de educador social

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou...

Senado aprova três anos de fidelidade partidária

Por: Andral Tavares Filho   O Senado aprovou nesta...

PL antiaborto viola padrões internacionais e ameaça vida, diz perita da ONU

O PL antiaborto viola padrões internacionais de direitos humanos e, se aprovado, representaria uma ameaça para a vida principalmente das mulheres mais pobres do...

Prefeitura de São José dos Campos retira obra sobre mulheres cientistas das escolas

A prefeitura de São José dos Campos (SP) recolheu a obra Mulheres Sonhadoras, Mulheres Cientistas, composta por dois livros, das escolas e bibliotecas do município. Escritos por...

A direita parlamentar parece ter perdido sua bússola moral

Com o objetivo de adular a extrema direita e constranger o governo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, facilitou a aprovação de...
-+=