Hillary Clinton exorta Africanos a seguir exemplo de Cabo Verde

Fonte: Panapress –

Praia, Cabo Verde (PANA) – A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, exortou sexta-feira na ilha cabo-verdiana do Sal os países africanos a seguir o exemplo de Cabo Verde em termos de boa governação, crescimento económico, respeito pelos direitos humanos e melhoria da qualidade de vida da sua população, soube a PANA de fonte oficial.

Falando durante uma conferência de imprensa, que marcou o encerramento do seu périplo por sete países africanos iniciado a 5 de Agosto no Quénia, a chefe da diplomacia norte-americana apresentou Cabo Verde como exemplo a seguir por África, facto que a levou a escolher o arquipélago como último ponto da sua primeira visita de trabalho a África.

“Se não querem ouvir os Estados Unidos, pelo menos olhem para Cabo Verde”, disse Hillary Clinton, frisando que o seu périplo de nove dias por sete países da África Subsariana terminou justamente em Cabo Verde para “mostrar aos outros países que a administração Obama acredita que o futuro de África passa pela boa governação”.

A secretária de Estado norte-americana, que estava acompanhada do primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, afirmou que, antes de viajar para África enumerou os aspectos positivos e negativos de cada país e concluiu que o arquipélago “é um dos pouco que tem mais pontos positivos do que negativos”.

“Muitos lugares têm alguns pontos positivos, mas nenhum colocou todos os aspectos juntos como Cabo Verde, nomeadamente a boa governação, a transparência, a democracia e a luta contra a pobreza”, sustentou, sublinhando que os Estados Unidos estão orgulhosos de ser amigos e parceiros do arquipélago.

Hillary Clinton disse que a administração de Barack Obama acredita que “com a liderança certa, um Governo comprometido com a democracia, com o respeito pelas leis e com transparência nas contas públicas pode-se elevar o nível de vida do povo, gerar não só crescimento económico mas também dignidade humana e possibilidade de qualidade de vida da população”.

“Se não quiserem ouvir o Presidente Obama e eu a dizer-vos podem fazer isso, então olhem para exemplos como Cabo Verde e o que está a ser feito”, enfatizou.

Por outro lado, a secretária de Estado norte-americana prometeu mais apoio dos Estados Unidos no combate ao tráfico de droga, de armas e de pessoas, um dos problemas mais bicudos enfrentados pelas autoridades cabo-verdianas nos dias de hoje.

“Face à posição geoestratégica de Cabo Verde no corredor do Oceano Atlântico, os Estados Unidos vão aumentar o apoio na luta contra os vários tipos de tráficos: droga, armas e pessoas”, disse.

Hillary Clinton afirmou que os Estados Unidos trabalham com Cabo Verde na formação da Polícia e na assistência do Bureau Federal de Investigações (FBI) em aspectos específicos, sublinhando a prontidão do seu país para expandir a sua ajuda à segurança marítima.
Matéria original: Hillary Clinton exorta Africanos a seguir exemplo de Cabo Verde

+ sobre o tema

Quilombolas pedem orçamento e celeridade em regularização de terras

O lançamento do Plano de Ação da Agenda Nacional...

É a segurança, estúpido!

Os altos índices de criminalidade constituem o principal problema...

Presidente da COP30 lamenta exclusão de quilombolas de carta da conferência

O embaixador André Corrêa do Lago lamentou nesta segunda-feira (31)...

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; ‘retrocesso’, dizem entidades

O prefeito Eduardo Paes (PSD) revogou, na última terça-feira (25), uma...

para lembrar

Falha na coleta de lixo agravam enchentes em SP

Empresa deixou 1.100 vias das zonas sul e leste...

Comissão concede anistia política a Betinho

O intelectual foi um dos fundadores da Ação Popular...

Moçambicanos na África do Sul: “O coronavírus vai matar-nos à fome”

A África do Sul entra esta quinta-feira em confinamento...

Obama estará no 50º aniversário do discurso histórico de Martin Luther King

O presidente Barack Obama marcará o 50o aniversário do...

Decisão de julgar golpistas é histórica

Num país que leva impunidade como selo, anistia como marca, jeitinho no DNA, não é trivial que uma Turma de cinco ministros do Supremo...

A ADPF das Favelas combate o crime

O STF retomou o julgamento da ADPF das Favelas, em que se discute a constitucionalidade da política de segurança pública do RJ. Desde 2019, a...

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...
-+=