sábado, agosto 13, 2022
InícioEm PautaLançado o Plano de Educação da Cidade de São Paulo

Lançado o Plano de Educação da Cidade de São Paulo

No dia 15 de agosto de 2009, na abertura da etapa municipal da Conferência Nacional de Educação, o secretário municipal de educação, Alexandre Schneider, lançou o processo participativo de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo.

O Plano  definirá os  objetivos e metas educacionais a serem alcançadas pelo município daqui a dez anos nas diversas etapas e modalidades de ensino.

Fruto da mobilização e pressão da sociedade civil, que conseguiu  em agosto de 2008 que a Secretaria Municipal de Educação cumprisse com a determinação do Plano Nacional de Educação, isto é, que estados e municípios construam seus respectivos planos.  A Secretaria convocou o processo participativo de construção do Plano e foi   composta uma Comissão Organizadora formada pelos seguintes segmentos:  poder público, movimentos e fóruns da sociedade civil, estudantes e juventude, sindicatos de trabalhadores/as em educação, universidades e instituições de pesquisa,  e setor privado com e sem fins lucrativos.

O processo de construção do Plano ocorrerá em quatro etapas:

1.       Escolas e comunidades: esta etapa ocorrerá nas escolas por meio de plenárias livres no período de setembro a outubro de 2009;

2.       Setores de educação: os resultados das discussões nas escolas serão encaminhados para plenárias, a serem realizadas em 477 setores de educação que dividem a cidade de São Paulo e ocorrerá de outubro a dezembro de 2009;

3.       Distritos: os resultados das discussões nos setores de educação serão encaminhados para 44 plenárias distritais e serão definidas prioridades da educação para cada região abarcada pela plenária e escolhidos delegados e delegadas. Esta etapa ocorrerá nos meses de fevereiro e março de 2010.

4.       Conferência de Educação da Cidade de São Paulo: apreciará e aprovará o documento do Plano de Educação da Cidade de São Paulo a ser encaminhado à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores/as. Esta etapa ocorrerá na segunda quinzena de maio de 2010.

Para mais informações sobre a construção do Plano da Cidade de São Paulo enviar mensagem para  planomunicipal@prefeitura.sp.gov.br

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench