Hillary dá apoio a ‘valente’ campanha de mulheres sauditas para dirigir

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse nesta terça-feira que apoia a campanha, que chamou de “valente”, de mulheres sauditas para obter o direito de dirigir veículos no país.

Clinton, em seus primeiros comentários públicos sobre a questão, disse que elas estão “certas” em pressionar o país ultraconservador.

“O que estas mulheres vêm fazendo é valente, e o que buscam é certo. Fui tocada por elas e as apoio.”

No entanto, Clinton disse não estar interferindo em assuntos internos da Arábia Saudita, um grande aliado americano no Oriente Médio.

“Quero ressaltar que isto não está vindo de fora do país. São as próprias mulheres que desejam ser reconhecidas”, disse.

Na última sexta-feira, algumas mulheres sauditas desafiaram abertamente as leis do país e dirigiram.

Internet

Na segunda-feira, a porta-voz do departamento de Estado americano Victoria Nuland disse que Clinton estava envolvida em negociações de bastidores sobre o assunto, tendo discutido o tema com o ministro das Reações Exteriores da Arábia Saudita, o príncipe Saud Al-Faisal.

Mas, em carta aberta para Hillary, divulgada na terça-feira antes de seus comentários, ativistas dos direitos das mulheres na Arábia Saudita disseram que “diplomacia de bastidores não é o que é necessário neste momento”.

“O que precisamos é que você pessoalmente faça uma declaração simples e forte de apoio público ao nosso direito de dirigir”, disse a carta do grupo Saudi Women for Driving.

No mês passado, a saudita Mana Al-Sherif foi presa após divulgar na internet um vídeo seu dirigindo um carro. Ela foi liberada dez dias depois após prometer não conduzir mais.

Desde então foram divulgadas várias outras imagens de mulheres ao volante em páginas de redes sociais. As ativistas dizem que vão continuar pressionando até obterem a permissão de dirigir.

Decretos religiosos impedem as mulheres sauditas de dirigir, afirmando que as licenças para carros e as carteiras de motorista devem ser emitidas apenas para homens.

Simpatizantes da proibição dizem que ela tira das mulheres a obrigação de dirigir, as previne de sair de casa sem um legítimo acompanhante masculino ou viajar com alguma pessoa com quem não têm permissão.

 

Fonte: BBC

+ sobre o tema

Exposição mostra vida de mulheres nas pedreiras da Chapada Diamantina

Com fotografias do jornalista e publicitário Alexandre Augusto, mostra...

“Teste da virgindade” é obrigatório para todas candidatas à polícia na Indonésia, denuncia ONG

Classificada como 'traumática' e 'arcaica', prática examina condição do...

O machismo na Academia Brasileira de Letras

A escritora Ana Maria Machado coordenará, no mês que...

O feminismo em Star Trek

Como uma série de ficção científica do sonho americano...

para lembrar

Lei anti-homossexualidade na África, prevê 14 anos de prisão.

    Após o Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, ter anunciado...

Brasileiras são as que mais sentem culpa por não amamentarem os filhos

Pesquisa feita com mais de 13 mil mulheres em...

Amor à Vida, afeto entre homens e os limites da masculinidade – por Jarid Arraes

Entre o beijo do casal gay e a reconciliação...

Feminismo em cordel

Jornalista desconstrói preconceitos e machismo em versos Raíssa Lopes Belo Horizonte...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=