Hoje na História, 06 de Fevereiro de 1945, há 70 anos nascia Bob Marley

Altos e baixos da vida do Bob Marley ajudaram na construção da lenda

Você sabia que Bob Marley já sofreu um atentado?

Sem os obstáculos e as controvérsias de sua vida pessoal, o cantor de reggae Bob Marley, que completaria 70 anos nesta sexta-feira (6) caso estivesse vivo, poderia não ter se tornado o artista de renome mundial que ainda “sobrevive” na atualidade, afirma de um de seus mais reconhecidos biógrafos.

por Natalia Bonilla, da EFE no R7

“O conheci em 1979, quando viajei por umas semanas à Jamaica para entrevistá-lo. E posso te dizer que ele estava estranho, cansado, exausto. Trabalhava muito”, lembra Chris Salewicz, autor de “Bob Marley: The Untold Story” (Bob Marley: a história não contada).

Em entrevista à Agência Efe, o escritor britânico afirma que a lenda jamaicana, que morreu em 1981, aos 36 anos, devido a um câncer, era “humanitário” e “altamente produtivo”. O espírito revolucionário de Bob Marley remonta aos anos 60, quando o cantor, autor de clássicos com temática social como “No woman, no Cry”, viajou várias vezes aos Estados Unidos para visitar sua mãe, que tinha se mudado para o estado de Delaware para tentar melhorar de vida.

“Ela trabalhou numa fábrica de carros. Nesse tempo, a segregação racial era muito forte”, relata o biógrafo, explicando que a situação social americana inspirou muitas das letras compostas por Marley e depois gravadas em parceira com o The Wailers, em 1970, quando retornou à ilha caribenha. Naquela época, indica Salewicz, “o pensamento de Marley mudou”.

As músicas passaram a incluir a tema da justiça social, ao mesmo tempo em que ele adotava totalmente o estilo de vida rastafari, uma religião que promove a supremacia negra. São exemplos da inconformidade com o status quo “Them Belly Full (But we hungry)” e “Zimbábue”, explica o biógrafo.

“Há um mistério poético que persegue Bob Marley, que o faz brilhar ainda hoje”, afirma, convencido da participação do produtor também britânico Chris Blackwell, que o catapultou a fama internacional ao explorar comercialmente seus “dreadlocks” e o restante da incomum imagem para lançar o álbum “Catch a Fire”, em 1972.

“Foi então que Bob Marley começou a se transformar em um arquétipo da verdade e da justiça, um verdadeiro ícone da revolução. Isso é o que o tornou grande em vida, sendo lembrado até hoje por sua humildade”, garante Salewicz. Bob Marley passou sua infância e adolescência na pobreza em Nine Miles, sua cidade natal, e depois no subúrbio de Trench Town, em Kingston, onde desenvolveu seus dotes musicais, começando a gravar seus primeiros singles. No mesmo local, em 1963, se uniu aos The Wailers.

Três anos depois, se casou com Rita Anderson, sua viúva na atualidade. Neste ano, o imperador da Etiópia e “messias” do rastafari, Halie Selassie I, visitou à Jamaica, marcando profundamente a vida de ambos, que decidiram adotar essa religião. Outro dos momentos chave da vida do músico ocorreu em 1976, quando dias antes de um show promovido para fomentar a união nacional da Jamaica, Bob Marley levou um tiro.

A tentativa de homicídio – atribuída ao partido de oposição, apesar de os responsáveis não terem sido presos – ocorreu quando o cantor já possuía grande influência em uma Jamaica totalmente dividida politicamente.

Em 1978, Bob Marley realizou sua primeira viagem à África e visitou Quênia e Etiópia, berço dos rastafaris. Em 1980, fez um show na cerimônia oficial de independência do Zimbábue para mais de 80 mil pessoas.

“Bob Marley trabalhou muito, nunca parava. Poderia dizer que nesses últimos anos, inconscientemente, ele sabia que seus dias estavam contados”, afirma Salewicz. Em 11 de maio de 1981, Bob Marley, transformado na voz do povo jamaicano frente ao mundo, defensor da paz e da igualdade entre os homens, morreu devido a um câncer.

Sobrevivem seus seis filhos com Rita, quatro próprios (Sharon, Cedella, Ziggy e Stephen), além de dois adotados (Stéphanie e Serita). Existe controvérsia sobre o número real dos descendentes de Marley. Rita reconhece em seu livro de memórias “No woman, no cry: My life with Bob Marley” (2004), que ele foi infiel em múltiplas ocasiões. De qualquer forma, Salewicz defende que toda a família de Bob Marley está “orgulhosa de seu legado”, que incluiu o disco “Legend” (1984), um álbum de recopilações póstumo que se tornou o mais vendido da história do reggae.



 

Fotos e vídeos BOB MARLEY.COM

+ sobre o tema

Heloisa Pires – O Pescador de histórias

As ilustrações de Élon Brasil O Pescador navega...

Heloisa Pires Lima – A criação literária como um fio condutor

No meu caso, a criação literária é um...

‘Lima Barreto, ao terceiro dia’ conta vida e obra do escritor

Com texto de Luiz Alberto e direção de...

Seleção exibirá faixa contra armas, drogas, violência e racismo em partidas

Faixa exibida pela Seleção Brasileira nos últimos jogos...

para lembrar

Bob Marley em 25 frases geniais

Falecido em 1981, aos 36 anos, Bob Marley deixou...

Bola Sete & Vince Guaraldi no Jazz Casual

O SHOW DE BOLA DO BOLA SETE NO JAZZ...

Cenas do Jazz

Quatro grandes músicos do jazz interpretando canções memoráveis para...

Clipe de astros angolanos tem Cris Vianna e Érika Januza em segundo dia de gravação

Em todo continente africano Adi Cudz e Big Nelo são ídolos de multidões,...
spot_imgspot_img

Rastafári, o movimento religioso que começou na Jamaica e se espalhou pelo mundo graças ao reggae e Bob Marley

Cerca de 100 mil pessoas explodiram de alegria quando o avião que transportava o imperador etíope Haile Selassie pousou no aeroporto de Kingston, na Jamaica, em...

Por que Bob Marley é um ícone dos direitos humanos

Ao se apresentar em junho de 1980 na cidade alemã de Colônia, Bob Marley já estava abatido pela doença. Ainda assim, seu carisma fascinou...

Saiba quem é o neto de Bob Marley que emplacou sucesso na Billboard; ouça a canção

YG Marley, nome artístico de Joshua Marley, neto do icônico cantor de reggae Bob Marley, estreou no Billboard Hot 100 com o single “Praise Jah...
-+=