Hoje na História, 1964, Martin Luther King recebe o Prêmio Nobel da Paz

A defesa da igualdade e da paz no mundo era a causa de Luther King, o que lhe valeu o Nobel da Paz, a 14 de outubro de 1964, um ano depois do seu célebre discurso ‘Eu Tenho Um Sonho’. Hoje, recordamos o mais jovem galardoado com aquele prémio.

Martin Luther King nasceu em Atlanta, a 15 de janeiro de 1929 e foi um pastor protestante e ativista político norte-americano, que se tornaria num dos mais importantes defensores dos direitos civis dos negros nos EUA.

A defesa da paz no mundo era a sua grande causa, o que lhe valeu o Prémio Nobel da Paz, em 1964, tornando-se na pessoa mais jovem a receber tal distinção – com 35 anos, apenas.

Luther King nasceu numa sociedade racista, com episódios que geraram revolta. A prisão de uma mulher negra, em 1955, por se ter negado a dar o seu lugar no autocarro a uma mulher branca é um dos exemplos desses inúmeros casos de segregação racial, contra os quais Martin Luther King lutou.

Essa defesa dos direitos humanos gerou ódios, que por sua vez levaram a ataques e atentados à vida contra o próprio Luther King. Em 1963, um ano antes de ser galardoado com o Nobel da Paz, faz um dos mais marcantes discursos da história da humanidade: o famoso discurso ‘Eu Tenho Um Sonho’, em março de 1963, em frente ao Memorial Lincoln em Washington.

Organizou marchas para conseguir o direito ao voto, além de outros direitos civis básicos, bem como o fim da segregação e das discriminações no trabalho. A sua batalha por esses direitos resultou na consagração na lei norte-americana da Lei de Direitos Civis (1964) e da Lei de Direitos Eleitorais (1965).

Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, sentimento que levou à sua morte, a 4 de abril de 1968, data em que foi assassinado, momentos antes de uma marcha, num hotel de Memphis. Está sepultado no Centro Martin Luther King Jr., em Atlanta.

Os EUA homenageiam todos os anos esta figura incontornável da história norte-americana: desde 1986, foi estabelecido um feriado nacional no Dia de Martin Luther King, que se assinala na terceira segunda-feira de janeiro, data próxima ao aniversário de King.

 

+ sobre o tema

Atriz Lucy Ramos fala sobre estética e preconceito em rede social

“Mude os fatos não o Afro”, disse a atriz Da...

Geledés por Lívia Milena

Nascida em Santo Amaro da Purificação - Ba, Lívia...

Lupita Nyong’o e Viola Davis estarão juntas em The Woman King

As ganhadoras do Oscar Lupita Nyong’o e Viola Davis estarão juntas em The Woman...

Capoeira: da marginalização à institucionalização

Artigo de Katiuscia Mello Figuerôa, professora e praticante de...

para lembrar

África: Combate ao ódio online ou à liberdade de expressão?

Os países africanos promulgam leis contra o discurso de...

Lewis Hamilton é bicampeão da F-1

Do prodígio campeão de 2008 a um experiente bicampeão...

Latinidades debate literatura, produção audiovisual e estética da periferia

Quando a escritora cubana Teresa Cárdenas aprendeu a ler,...

Economista ensina finanças com letra de rap dos Racionais MC’s

As letras de música dos Racionais MC’s serviram de...
spot_imgspot_img
-+=