Homem agride mulher e polícia diz não poder fazer nada

Avenida Paulista, esquina com a alameda Campinas, 23h10 de uma quinta-feira à noite, dia 10 de dezembro. Estou andando na calçada e vejo um cara de mais de 1,80 de altura, cabeça raspada, camiseta preta, bombado e estilo bad boy. A descrição parece até caricata para a cena que está prestes a acontecer. Ao seu lado, tem uma mulher de cabelos compridos presos em uma trança. Ele grita com ela e a chama de vagabunda. Eu paro e tiro o celular do bolso. Imediatamente ligo para a polícia.

Por Felippe Canale, do Brasil Post 

Tarde demais! Enquanto eu falo com a atendente do outro lado da linha, o cara da foto acima dá um soco que pega em cheio no ombro dela.

Algumas mulheres em volta gritam “seu covarde” enquanto eu clico a foto acima. Ligo mais uma vez para a polícia, passo o endereço e digo o que está acontecendo. Do outro lado da linha, eu escuto:

— Mas a vítima precisa de ajuda?

Eu repito que sim, pois ela está sendo agredida na minha frente. A atendente diz que vai verificar se tem alguma viatura próxima. Eu me aproximo do casal e digo que chamei a polícia.

O grandalhão covarde diz pra eu cuidar da minha vida. Ela me olha assustada e diz que é melhor eu não mexer com ele. O meu sangue ferve, me sinto um gigante e vou pra cima dele com o celular. Neste momento, vejo na esquina que algumas mulheres fecharam o trânsito e estão trazendo com elas um policial militar. Ele chega e pergunta “Qual é a ocorrência aqui?”.

agressa2-thumb

Aproveito para clicar o agressor mais de perto [foto acima]. Agora, na presença da polícia, ele está calmo e até sorri: “Aqui não tem ocorrência nenhuma. É apenas uma briguinha de casal de namorados”.

A garota do meio da foto faz parte do coro em defesa da mulher. Diz que presenciou a agressão: “Bate nela agora de novo. Quero ver se você tem coragem!”.

Uma pequena multidão se forma em volta. Uma das mulheres diz: “Não faça isso com você mesma. Ele te agrediu e vai acabar te matando se você não denunciar”.

Eu digo que sim, que estou disposto a ir à delegacia depor a favor dela e contra ele. Todos ao nosso redor concordam.

O policial militar pergunta para ela: “Vai querer prestar queixa ou não?”. Ela sussurra que não, pois vai ser pior. “Depois ele vai me bater de novo.”

Eu questiono se isso já não é suficiente pra levá-lo pra delegacia. Digo que tirei fotos, que temos testemunhas. Digo que sou jornalista. Digo que existe a lei Maria da Penha. Digo que… já não sei mais o que digo, me sinto impotente, e o desespero aumenta quando o policial diz que o assunto está resolvido, devolve o documento para o agressor e fala que eles podem ir embora.

agressa3-thumb

Faço um clique do policial e ele vem pra cima de mim: “Tá me fotografando por quê?”. Eu explico que tenho o direito de fotografar a omissão da parte dele.

O agressor, antes de entrar no carro junto com a namorada, me olha e diz: “Seu babaca! Fica espero, hein! Marquei o seu rosto”.

Pasmem, ele vai embora na contramão e o policial não faz absolutamente nada. NA-DA!

— Senhor policial, posso perguntar o seu nome?
— Pra que você quer saber?
— Vou escrever uma matéria sobre isso. Vou denunciar a agressão e a sua omissão.
— Anota aí. Sargento Juliano. Se a vítima não quer denunciar, eu não posso fazer nada. Infelizmente é assim. A vítima precisa querer ser ajudada. Tá tudo errado. As leis, a justiça. Tudo!

Eu volto pra casa, escrevo estas linhas e penso…. Tá tudo errado.

+ sobre o tema

‘Não dói o útero e sim a alma’, diz menina vítima de estupro coletivo

Trinta e três homens são procurados por participação no...

Prisão é demais para ‘ato que durou só 20 minutos’, diz pai de estuprador nos EUA

Inacreditável. O pai de um ex-aluno da renomada Universidade de...

Médico é condenado a 130 anos de prisão por estupro durante exames

Casos ocorreram entre setembro de 2014 a janeiro de...

para lembrar

Imprensa americana repercute estupro de turista em van no Rio

Segundo jornais, incidente levanta dúvidas sobre segurança na cidade. Meios...

JUSTIÇA DO AMAZONAS MANDA PRENDER PREFEITO DE COARI

Prefeito de Coari, Adail Pinheiro (PRP) é acusado de...

O direito de quem ama

O direito de quem ama Leia Também  Ele nunca me...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=